Lidar com erros na importação do razão
A Importação do razão aplica as mesmas regras de validação e balanceamento da Entrada do razão a cada lançamento que processa, para assegurar que apenas lançamentos válidos sejam contabilizados. Como parte dos parâmetros de tempo de execução da importação do razão, é possível escolher validar somente os lançamentos no arquivo de importação selecionado ou validar e contabilizar os lançamentos. Se escolher contabilizar os lançamentos, será possível também escolher somente contabilizar cada lançamento se ele passar pela validação ou forçar cada lançamento a ser contabilizado pela contabilização das transações de balanceamento em uma conta temporária, se necessário.
Qualquer erro de lançamento é identificado no relatório de validação da 'Importação do razão'. Consulte Emitir relatório sobre o processo de importação.
Contabilizar se não houver erros
É possível escolher a opção Contabilizar se não houver erros no campo Contabilizar transações (Ao importar) do formulário Parâmetros de tempo de execução da importação do razão para evitar que lançamentos de importação do razão sejam contabilizados se contiverem algum erro.
Se essa opção estiver definida, os lançamentos inválidos permanecerão nas tabelas de importação com o status Erros encontrados - Dados não contabilizados.
Os erros são identificados no relatório de validação da 'Importação do razão' e será necessário editar o arquivo de lançamento para corrigir os erros. Será possível voltar a selecionar o lançamento para importação normalmente. Como alternativa, se o arquivo de importação do lançamento não puder ser contabilizado, será possível excluir o lançamento das tabelas de importação. Consulte Limpar arquivos de importação do razão.
Se desejar editar os detalhes do lançamento no Financeiro, será necessário definir o parâmetro de tempo de execução Contabilizar para reter para carregar os lançamentos inválidos como lançamentos retidos no Financeiro. Em seguida, será possível revisar, editar, liberar e contabilizar os lançamentos usando a Entrada do razão, da mesma forma que para qualquer lançamento retido manualmente. Consulte Rechamar um lançamento retido.
Como alternativa, é possível escolher ignorar a opção Contabilizar se não houver erros, caso o erro seja motivado por uma diferença de arredondamento de conversão de moeda gerada pelo sistema.
Forçar contabilização de lançamentos com erros
Será possível escolher a opção Contabilizar no campo Contabilizar transações (Ao importar) no formulário Parâmetros de tempo de execução da importação do razão para forçar a contabilização dos lançamentos de importação do razão, mesmo se contiverem erros. Se essa opção estiver definida, o sistema substitui quaisquer detalhes inválidos de lançamento e, se necessário, força o balanceamento do lançamento de forma que possa ser contabilizado.
Um lançamento podem conter vários tipos de erros, os quais são tratados de forma diferenciada:
- Uma linha de lançamento poderá conter detalhes incorretos ou ausentes. Nesse caso, a Importação do razão substitui os detalhes inválidos pelas informações válidas default. Por exemplo, se o código da conta estiver inválido na linha do lançamento, ela o substituirá pela Conta temporária de erro. No entanto, se a transação não puder ser corrigida, ela será rejeitada.
- O lançamento pode não estar balanceado, nesse caso:
- Se a diferença é o resultado de uma diferença de arredondamento de conversão de moeda, o sistema gera e contabiliza um ajuste de arredondamento. Consulte Contabilizar diferenças de arredondamento a seguir.
- Se a diferença não for considerada uma diferença de arredondamento, o sistema gera uma transação de balanceamento que contabiliza na conta temporária para a moeda que estiver desbalanceada.
Contabilizar diferenças de arredondamento
Se as transações em um lançamento estiverem balanceadas em pelo menos uma moeda, porém não em todas as moedas necessárias, o valor da diferença será tratado como diferença de arredondamento, desde que esteja dentro do Limite de arredondamento definido para a moeda em Configuração de unidade de negócios.
Nesse caso, o valor da diferença é automaticamente contabilizado na Conta de balanceamento de crédito ou na Conta de balanceamento líquido/débito identificada na Configuração de unidade de negócios.