O que é importação do razão?
A Importação do razão permite validar e contabilizar os lançamentos criados por outra função em vez de inseridos manualmente na Entrada do razão (LEN). Estes lançamentos são retidos como arquivos de importação e armazenados nas tabelas de Importação do razão. É possível usar a Importação do razão para contabilizar transações reais e de orçamento.
Os lançamentos a serem importados podem ser gerados por uma série de diferentes origens, incluindo:
- Alocações corporativas do Financeiro doSunSystems.
- Gerenciamento de pedidos do SunSystems.
- Outros aplicativos.
As transações devem ser criadas como lançamentos balanceados, no formato de lançamento de transação exigido.
um ou mais lançamentos podem ser combinados em um único arquivo de importação ou lote para processamento. Entretanto, todos os lançamentos de um arquivo devem usar o mesmo tipo de lançamento.
A opção Importação do razão usa uma central de controle para permitir a seleção dos lançamentos a serem importados.
Modos de processamento da importação do razão
A Importação do razão pode ser executada em dois modos de processamento diferentes: tempo real ou manual.
Quando a opção Importação do razão é usada para importar e contabilizar lançamentos em tempo real, os lançamentos são passados automaticamente à Importação do razão conforme são gerados pelo sistema de origem. Em seguida, a Importação do razão valida os lançamentos e, desde que estejam corretos, contabiliza-os. Como alternativa, pode também colocar os lançamentos em retenção para que possam ser corrigidos e contabilizados em Entrada do razão.
Quando a opção Importação do razão é usada para importar e contabilizar lançamentos manualmente, eles ficam retidos nas tabelas SQL de Importação do razão dentro do Financeiro até que o usuário escolha importá-los. Em seguida, os lançamentos a serem importados são selecionados e passados à Importação do razão para validação e contabilização.
Os lançamentos gerados pelo Gerenciamento de Pedidos e Alocações corporativas do Financeiro do SunSystems podem ser contabilizados em tempo real ou manualmente.
Validação e contabilização da importação do razão
A Importação do razão aplica as mesmas regras de validação e balanceamento da Entrada do razão a cada lançamento que processa, para assegurar que apenas lançamentos válidos sejam contabilizados. Consulte Quando um lançamento está balanceado?.
Cada tipo de lançamento referenciado no arquivo de importação deve ter um Status de Aberto ou Oculto em Tipos de lançamento (JNT).
É possível optar por validar somente os lançamentos ou por validar e contabilizar os lançamentos. Ao contabilizar os lançamentos, em caso de erro, será possível rejeitar ou contabilizar o lançamento com erro em uma conta suspensa. Consulte Lidar com erros na importação do razão.
Os lançamentos importados podem ser contabilizados no razão real ou em um razão de orçamento. Para contabilizar um lançamento em um razão de orçamento, é necessário selecionar o razão de orçamento desejado na Importação do razão - Parâmetros de tempo de execução.
Usar regras de negócios para validações adicionais
Regras de negócios podem ser usadas para aplicar qualquer requisito de validação especial nos campos de lançamento selecionados. Por exemplo, talvez você deseje tornar obrigatórios na importação alguns campos que são opcionais no Financeiro. Será necessário aplicar, por exemplo, as mesmas validações de código de análise na Importação do razão e na Entrada do razão.
Há algumas circunstâncias especiais para configurar regras de negócios para a Importação do razão. Para definir automaticamente qualquer campo de lançamento durante o processo de importação, somente determinados Pontos de chamada poderão ser usados no Perfil do evento. Para validar o razão de destino da importação, um Ponto de chamada específico deve ser usado no Perfil do evento. Para obter detalhes, consulte Pontos de chamada e ações do Financeiro.
Ao validar detalhes em cada linha de transação sendo importada, é possível também referenciar a linha importada anterior, por exemplo, para assegurar que um determinado campo seja consistente em todas as linhas de cada lançamento importado. No entanto, se isso for feito, será essencial diferenciar entre 'Importações do razão' do 'Gerenciamento de Pedidos' e outras 'Importações do razão' (por exemplo, de um arquivo externo exportado usando Exportação do razão). As linhas de lançamento geradas pela definição de 'Interface do razão' dentro do 'Gerenciamento de Pedidos' são sequenciadas antes da Importação do razão no Código de referência / conta de transação, para que caso a linha anterior seja referenciada, seja necessário considerar esse novo sequenciamento. Portanto, para diferenciar entre os tipos de importação do razão, é recomendável usar o item de dados Tipo de criação de cabeçalho de dados em um perfil do evento ou regra que identifica se a Importação do razão é proveniente do Gerenciamento de Pedidos ou de outra origem. Para obter mais informações, consulte Pontos de chamada e ações do Financeiro.
Visualizar e selecionar lançamentos para importação
A central de controle é usada para iniciar, controlar e monitorar o processamento do Importação do razão. Ela exibe todos os lançamentos em tabelas de 'Importação do razão'.
Isso significa que é possível usar a Central de controle de importação do razão para exibir os lançamentos em qualquer um dos seguintes estados:
- aguardando o processamento na importação do razão
- rejeitados pela importação do razão por conterem erros de validação.
Controles de tipos de lançamento
As configurações do tipo de lançamento também determinam como os lançamentos do Importação do razão são processados.
Se a transação que está sendo importada se referir a um tipo de lançamento que contém o campo Reversão do próximo período definido como Sim, uma reversão relativa ao valor da transação será contabilizada para a conta em questão no período seguinte.
Se as transações que estão sendo importadas se referirem a tipos de lançamento que exigem autorização, o lançamento será automaticamente colocado em retenção. Consulte Autorizar lançamentos.
Importar lançamentos com referências únicas
Se as transações que estiverem sendo importadas se referirem a um tipo de lançamento em cuja definição o campo Referências únicas esteja definido como Sim e a conta para a qual a transação será importada for do tipo de cliente, de fornecedor ou de terceiros, o número de referência inserido será validado em relação ao razão. Um erro será relatado se a referência não for exclusiva dessa conta.