Contabilizar diferenças cambiais durante a alocação

Se as transações alocadas conciliam em uma moeda mas não em outras, o sistema pode gerar uma contabilização de ganhos/perdas ou de diferença de arredondamento para registrar essa diferença e fazer o balanceamento das alocações. Por exemplo, se os valores de moeda de transação conciliam nas transações alocadas, mas os valores da moeda base não conciliam ou vice-versa, uma contabilização de ganho ou perda poderá ser gerada automaticamente. O mesmo acontece onde os valores de moeda de transação conciliam nas transações alocadas, mas os valores da moeda base não conciliam ou vice-versa, uma contabilização de ganho ou perda poderá ser gerada automaticamente.

Nota:  A diferença da alocação só é contabilizada automaticamente em circunstâncias especiais, dependendo das regras de balanceamento de moeda. Consulte Balancear alocações.

Contabilizar diferenças cambiais realizadas

Qualquer discrepância entre os valores da moeda base ou de transação será contabilizada na conta nominal de ganho, perda ou da diferença cambial líquida realizada. As contas de diferença cambial realizada podem ser definidas para cada moeda em Códigos de moeda (CNC), para períodos específicos para uma moeda em Taxas por período de moeda (CNP), ou para uma data específica para uma moeda em Taxas diárias de moeda (CND).

É possível definir contas separadas de lucros e perdas realizados e contabilizar lucros e perdas separadamente. Como alternativa, defina uma única 'Conta de perdas ou líquido realizado', na qual são contabilizados os ganhos ou perdas líquidos. Consulte Contabilizar diferenças de câmbio realizadas e não realizadas.

Se essas duas contas forem deixadas em branco para código de moeda e taxa do período da moeda, será solicitada a inserção de uma conta de ganhos/perdas. Consulte Identificar a conta de contabilização da diferença de alocação.

Quando débitos e créditos únicos são conciliados, os códigos de análise para as transações de contas de ganhos/perdas e conta de origem geradas pelo sistema são considerados a partir da transação no par conciliado com o menor valor base. Quando vários débitos e créditos são conciliados, o formulário Alocação manual do razão - Códigos de análise é exibido para inserir os códigos de análise necessários para a conta origem e a conta de ganhos/perdas de câmbio. Os códigos de análise disponíveis para entrada neste formulário são determinados pelo Plano de contas (COA) e Configuração do razão (LES).

Nota:  Para transação com tipos de lançamento normais, uma dimensão opcional no registro da conta significa usar as regras de entrada de análise de transação definidas para o tipo de lançamento (como descrito em Configurar contas). Entretanto, como é impossível definir os requisitos de análise no tipo de lançamento SYSTM usado pelo processamento de ganhos/perdas de câmbio, uma dimensão definida como Opcional no registro da conta nesse contexto significa inserir um valor ou deixar em branco.

Se houver uma diferença entre os valores do Valor 3 e se o Valor 3 for usado como uma Moeda de reporte, a diferença será tratada como uma diferença cambial entre a moeda base ou a moeda de transação, aquela que for a moeda pivô.

Contabilizar ajustes de arredondamento

Se o Valor 3 for usado como Moeda base 2, a diferença será tratada como diferença de arredondamento e contabilizada na conta de balanceamento do Valor 3 definida em Configuração de unidade de negócio. Novamente, é possível definir uma conta separada de diferença de arredondamento de débito e crédito ou uma única conta de diferença de arredondamento líquido. Se a conta não tiver sido definida, você será solicitado a inseri-la. Consulte Identificar a conta de contabilização da diferença de alocação.