Conciliar por moeda de transação

A Alocação de conta (ACA) permite conciliar transações usando o valor da transação em lugar do valor da moeda base. Isso é normalmente necessário quando houver um pagamento na moeda de transação e deseja alocar as transações com a mesma moeda de transação.

Para conciliar o pagamento, será possível extrair as transações da maneira normal. No entanto, é recomendável configurar os seguintes critérios de seleção em 'Extrair' para que selecionem somente as transações que fizerem referência à moeda de transação adequada:

  • Identificador de moeda

    Defina essa opção como Valor de transação para extrair apenas transações que façam referência à moeda de transação necessária.
  • Código de moeda/Até/Todos

    Defina essa opção com o código de moeda de transação que deseja conciliar. Se o Identificador de moeda estiver definido como Valor de transação, somente transações com um valor de moeda de transação inserida nessa moeda serão extraídas.

Depois que as transações forem extraídas, é recomendável exibir os totais de alocação na moeda de transação. Para fazê-lo, no menu Ação, selecione Totais de moeda > Moeda de transação.

Em seguida, será possível alocar as transações como normalmente, mas com base nos valores da moeda de transação.

Ao contabilizar as alocações, é necessário escolher salvá-las na moeda de transação. Isso significa que as alocações devem ser balanceadas na moeda de transação antes que possam ser contabilizadas. Se esses valores não estiverem balanceados, será necessário ajustar as alocações manualmente para que sejam balanceadas.

Se, uma vez que os valores da moeda de transação estiverem balanceados, os valores da moeda base não estiverem balanceados, uma transação de ganho/perda poderá ser gerada e contabilizada automaticamente nas contas especificadas.

Se forem aplicáveis descontos de liquidação, a taxa de conversão usada em cada transação de origem será usada em qualquer desconto e imposto relativos às transações de descontos de liquidação geradas.

Consulte Balancear alocações em um ambiente multimoeda e Contabilizar diferenças cambiais durante a alocação.