Usar a cobrança bancária de cliente

A Cobrança bancária de cliente (PYC) é usada para liquidar as transações de débito das contas de clientes/a receber ou contas de clientes usando um recurso automático de cobrança bancária de cliente, como débito automático. Ele pode gerar um arquivo de transferência bancária para transmissão eletrônica.

Ao usar a cobrança bancária de cliente, é necessário identificar um perfil de pagamento. Esse perfil contém os critérios de seleção que determinam as transações selecionadas para a cobrança de pagamento.

Uma cobrança bancária de cliente tem início com base no perfil de pagamento e nos critérios de seleção de tempo de execução para identificar as contas a serem consideradas para cobrança bancária. Ela usa os critérios para selecionar as transações cuja cobrança deve ser feita nessas contas. Consulte Como as transações são selecionadas para pagamento ou recebimento.

Uma cobrança bancária de cliente sempre gera o relatório de detalhes do pagamento bancário de fornecedor. Se a opção Contabilizar transações estiver definida como Sim, também haverá a geração e a contabilização das transações de pagamento solicitadas. Consulte O que é a cobrança bancária de cliente? para obter mais informações sobre as tarefas que este item realiza.

Consulte Iniciar uma cobrança bancária de cliente para conhecer os passos necessários para executar a Cobrança bancária de cliente.

  1. Especifique estas informações:
    Código de perfil
    O código 'Perfil de pagamento' que determina os critérios de seleção para a cobrança bancária de cliente. Ele também determina os critérios de seleção em tempo de execução necessários. Esse código é definido usando Perfis de pagamento (PYP). O perfil de pagamento deve identificar um Método de pagamento de Banco ou Outro e o campo Pagamentos/Débitos deve estar definido como Cobranças.
    Contabilizar transações
    Selecione Sim para gerar e contabilizar as transações de pagamento, gerar um arquivo de pagamentos, definir o marcador de alocação como 'Pago' nas transações selecionadas, gerar o relatório de detalhes do pagamento bancário de fornecedor e, de maneira opcional, gerar um arquivo de transferência bancária. Se as contabilizações transitórias forem opcionais, será possível contabilizar as transações como transitórias. Se essa opção for obrigatória, nesse caso as transações serão sempre contabilizadas como transitórias.

    Selecione Não para gerar somente o relatório de detalhes de pagamento bancário de fornecedor, que mostra os itens selecionados para cobrança.

    Suprimir transações de reporte
    Selecione essa opção para resumir as transações no relatório de detalhes do pagamento bancário de fornecedor. Se essa opção não estiver selecionada, esse relatório mostrará o pagamento e o desconto permitidos nas transações individuais. Se essa opção for escolhida, um relatório de resumo será gerado, mostrando o valor total selecionado para a cobrança, em cada conta.
    Data base para cobrança
    As transações serão selecionadas para pagamento bancário se suas respectivas datas de vencimento forem iguais ou anteriores à data informada nesse campo. Consulte Usar data de vencimento para selecionar transações para pagamento.
    Data do recebimento
    A data a ser usada como a data da transação nas transações de débito geradas durante essa execução. O default é a data de hoje.
    Período de contabilização
    O período no qual as transações geradas durante a execução deverão ser contabilizadas. O default é o período atual.
    Seleção 1-5 de/até
    Até 5 critérios de seleção em tempo de execução podem ser exibidos. Esses critérios são determinados pelo perfil de pagamento, conforme definido em Configuração dos perfis de pagamento. Por exemplo, talvez seja necessário inserir uma faixa de contas e origens de lançamento. Uma transação deve atender a todos os critérios de seleção a serem incluídos na cobrança bancária de cliente.
    Código de dados bancários
    O registro de dados bancários, conforme configurado em Dados bancários (BNK), de sua própria conta bancária. Ao inserir um código de dados bancários válido, o campo Conta de cobrança (abaixo) exibe o registro de plano de contas relevante para a sua conta bancária.

    Esse campo é obrigatório nas cobranças onde o Método de pagamento estiver definido como Bancário no perfil de pagamento. Se não houver um Código de dados bancários no perfil de pagamento e o Método de pagamento estiver definido como Bancário, será necessário inseri-lo aqui.

    Sub-código do banco
    O subcódigo, caso usado, no registro de dados bancários identificado no campo acima. Caso contrário, deixe em branco.
    Conta de cobrança
    O código do plano de contas no qual devem ser contabilizados o balanceamento e as transações bancárias. Ele normalmente seria uma conta bancária. Não é possível selecionar uma conta memo. Essa conta pode ser definida no perfil de pagamento.

    Se estiver cobrando pagamentos em mais de uma moeda de transação, será usada a Conta de cobrança identificada para cada moeda em Códigos de moeda (CNC). Se não houver uma conta de cobrança definida para uma moeda, será usada a conta inserida neste campo.

    Conta de cobrança
    O código do plano de contas no qual devem ser contabilizados o balanceamento e as transações bancárias. Ele normalmente seria uma conta bancária. Não é possível selecionar uma conta memo. Essa conta pode ser definida no perfil de pagamento.

    Se estiver cobrando pagamentos em mais de uma moeda de transação, será usada a Conta de cobrança identificada para cada moeda em Códigos de moeda (CNC). Se não houver uma conta de cobrança definida para uma moeda, será usada a conta inserida neste campo.

  2. Os detalhes da Transferência de cobrança bancária de cliente são necessários para criar um arquivo de transferência bancária a partir da cobrança bancária de cliente. Esse formulário será exibido somente se todas as configurações do sistema e do tempo de execução estiverem definidas para criar um arquivo de transferência bancária. Consulte Controlar a produção do arquivo de transferência bancária.
    É possível usar o arquivo de transferência como entrada para outro aplicativo ou software para fazer a cobrança de pagamentos usando um sistema automatizado de liquidação.

    Especifique estas informações:

    Data de processamento de pagamentos bancários
    A data na qual as liquidações devem ser processadas pelo banco. Não é possível selecionar uma data anterior à de hoje. No Reino Unido, o BACS geralmente exige uma antecedência mínima de dois dias antes e no máximo 40 dias após a data de transmissão. Esta data pode ser redefinida ou substituída na transmissão.
    Referência default de transação bancária
    Essa referência indica o motivo do pagamento. Os dados bancários do cliente podem reter uma referência. Caso contrário, será usada a referência inserida aqui. Esse campo pode ser deixado em branco. Não é obrigatório ter uma referência para o BACS no Reino Unido.
    Referência de pagamento do razão
    É possível inserir uma referência nesse campo, que será aplicada a todas as transações contabilizadas na conta de cobrança. Não haverá verificação de validação da referência inserida. Esse campo pode ser deixado em branco.
    Pagamento único
    Marque essa caixa de seleção se desejar gerar uma única transação para cada conta de cobrança a receber, cobrada nessa execução. Essa opção é necessária se você quiser usar consolidação para definir ou consolidar códigos de análise na transação de conta de cobrança bancária, conforme descrito abaixo.

    Deixe a caixa desmarcada se desejar que cada conta paga seja registrada como uma transação separada na conta de cobrança.

    Nota:  Se essa opção for usada, não será possível usar Anular pagamento para cancelar o recebimento de um único cliente.
    Identificador de arquivo bancário
    Esse código é usado como a extensão do arquivo ao Nome do arquivo bancário para identificar de maneira exclusiva o arquivo para essa execução. O identificador do arquivo bancário especificado na execução anterior com o mesmo nome do perfil de pagamento é o default. Se essa for a primeira execução com esse perfil de pagamento, o default será o identificador de arquivo bancário especificado no perfil, a menos que ele esteja em branco. Nesse caso, o default é '01'.
    Nome do arquivo bancário
    Por default, essa opção é somente exibição, mostrando o nome de arquivo do arquivo de transferência bancária, incluindo o código de unidade de negócios e o identificador de arquivo bancário como a extensão. Se um arquivo desse nome já existir, será emitido um aviso e haverá a opção de substituir o arquivo ou cancelar a Cobrança de pagamento. Não substitua o arquivo a menos que tenha certeza de que tenha sido transferido com êxito.

    Se esse campo for ativado, será possível inserir um caminho diferente e o nome de arquivo do arquivo de transferência bancária. O caminho pode ser uma unidade local, por exemplo, c:\pasta\, ou um local de rede, por exemplo, //computador01/saída. Caminhos de rede não distinguem entre maiúsculas e minúsculas e podem incluir '/' barras ou '\' barras invertidas. O caminho/nome inserido será retido como o default para a próxima cobrança bancária usando esse perfil de pagamento.

    Nota:  Para inserir o caminho/nome do arquivo durante uma cobrança bancária de cliente, esse campo deve estar ativado no formulário Transferência bancária de cobrança bancária de cliente. Para fazer isso, use o Gerador de Formulários (FRD) para abrir o formulário SAGD44, clique no controle Nome do arquivo bancário e defina o valor de propriedade Ativado como Verdadeiro.
  3. Na Cobrança bancária do cliente, há dois tipos de consolidação de análise:
    • Consolidação dos códigos de análise cliente/terceiro
    • Consolidação dos códigos de análise bancária

    Os dois tipos de consolidação referem-se aos códigos de análise do razão nas linhas de transação geradas pela Cobrança bancária do cliente e são descritos abaixo.

    Use também as Regras de negócios para definir ou validar os códigos de análise das transações geradas. Para isso, crie um Perfil do evento, que verifica se há um Código de função de Cobrança bancária de cliente, e use um Ponto de chamada 00015 Preencher ou 00016 Validar análise em transações geradas pelo sistema.

    Para obter a descrição detalhada de como as opções Alterar consolidação e Análise bancária interagem com as Regras de negócios, consulte Consolidação de análise e interação com as regras de negócios.

  4. Clique em Alterar consolidação para exibir o formulário Consolidação da cobrança bancária de cliente para obter os Códigos de análise de cliente.
  5. Especifique estas informações:
    Dimensões de análise
    O formulário Consolidação de cobrança bancária de cliente relaciona as dimensões de análise atribuídas ao razão. Use esse formulário para dividir a transação de pagamento da conta de cliente/a receber, de acordo com os códigos de análise das transações originais ou para aplicar uma nova análise às transações de cobrança de pagamento.

    Deixe todos os códigos de dimensão de análise em branco para gerar e contabilizar uma única transação de cobrança consolidada em cada conta de cliente/a receber relativa ao valor total cobrado do cliente. Esta é a opção default.

    Insira '..' em uma dimensão de análise para gerar transações de cobrança de pagamento com os mesmo códigos de análise (para essa dimensão) das transações originais a receber, que estão sendo cobradas. Isso significa que poderá haver diversas transações de recebimento de pagamento geradas para determinado cliente, caso as transações originais da conta de cliente tenham vários códigos de análise para uma dimensão. Esses códigos de análise também serão inseridos automaticamente nas transações de conta bancária correspondentes, desde que a opção Transação única de conta de recebimento (descrita acima) não esteja sendo usada. Como alternativa, é possível inserir um código de análise específico para uma dimensão para definir esse código nas transações de cobrança de pagamento geradas.

    Para obter uma descrição detalhada de como a opção Alterar consolidação interage com as Regras de negócios, consulte Consolidação de análise e interação com regras de negócios.

    Nota:  não é possível usar esse recurso nos códigos de sequência de transação ou do livro diário.
    Consolidar hierarquia
    Se uma hierarquia de principal a principal tiver sido definida nas transações, selecione essa opção para consolidar as transações em cada nível da hierarquia. Consulte Usar a hierarquia para gerar pagamentos consolidados.
  6. Clique em Análise de ganhos/perdas de câmbio para exibir o formulário Consolidação de cobrança bancária de cliente nos códigos de análise de transação de ganhos/perdas de câmbio.
  7. Especifique estas informações:
    Dimensões de análise
    O formulário Consolidação de cobrança bancária de cliente relaciona as dimensões de análise atribuídas ao razão. É possível usar esse formulário para atribuir códigos de análise a qualquer transação de ganhos/perdas de câmbio gerada por pagamentos de moeda.

    Deixe todas as dimensões de análise em branco se desejar contabilizar uma única transação consolidada para cada diferença de ganhos/perdas de câmbio gerada. Esta é a opção default. Como alternativa, é possível inserir um código de análise específico para uma dimensão, com o objetivo de definir esse código em qualquer transação de ganhos/perdas de câmbio.

    Nota: não é possível usar esse recurso nos códigos de sequência de transação ou do livro diário.
    Consolidar hierarquia
    Se uma hierarquia de principal a principal tiver sido definida nas transações, selecione essa opção para consolidar as transações em cada nível da hierarquia. Consulte Usar a hierarquia para gerar pagamentos consolidados.
  8. Clique em Análise bancária para exibir o formulário Consolidação da cobrança bancária de cliente e obter os 'Códigos de análise de cliente'.

    O propósito dessa função é permitir a definição de códigos de análise na transação da conta bancária onde a opção Transação única para a conta de cobrança estiver definida no Perfil de pagamento (PYP) ou no formulário Transferência bancária de cobrança bancária de cliente.

    Nota: onde a cobrança for por moeda de transação e várias moedas estiverem em uso, ainda serão geradas diversas linhas bancárias de acordo com essas moedas. As linhas de cobrança de pagamento são resumidas também de acordo com a análise definida e, dependendo dessas configurações, podem resultar em diversas linhas agrupadas.
    Dimensões de análise
    O formulário Análise bancária relaciona as dimensões de análise atribuídas ao razão. É possível usar esse formulário para determinar a análise na transação bancária, onde a caixa de seleção Transação única para a conta de cobrança é marcada no formulário Transferência bancária de cobrança bancária de cliente (conforme descrito acima).

    Deixe todas as dimensões de análise em branco para gerar e contabilizar uma única transação consolidada para a conta de cobrança do valor total pago. Essa é a opção default, desde que a opção Transação única para a conta de cobrança esteja definida.

    É possível inserir um código de análise específico para uma dimensão para definir esse código nas transações de pagamento geradas.

    Além disso, você pode inserir '..' em uma dimensão de análise para gerar transações bancárias com os mesmo códigos de análise (para essa dimensão) da parte cliente/terceiro da transação de cobrança. Nesse caso, é possível que diversas transações sejam geradas, de acordo com os agrupamentos comuns dos códigos de análise.

    Nota:  Se você inserir '..' em uma dimensão de análise, para copiar os códigos de análise dessa dimensão das linhas de transação de cliente/terceiro, será preciso inserir primeiro uma opção para a dimensão no formulário Consolidação de cobrança bancária de cliente nos Códigos de análise cliente/terceiro. Para fazer isso, clique em Alterar consolidação, como descrito acima.

    Para obter uma descrição detalhada de como a opção Análise bancária interage com as Regras de negócios, consulte Consolidação de análise e interação com regras de negócios.

    Consolidar hierarquia
    Se uma hierarquia de principal a principal tiver sido definida nas transações, selecione essa opção para consolidar as transações em cada nível da hierarquia. Consulte Usar a hierarquia para gerar pagamentos consolidados.
  9. Salve as alterações.