Inserir detalhes de lançamentos

A Entrada do razão (LEN) é usada para inserir detalhes de lançamento on-line. O formulário contém todos ou alguns dos seguintes detalhes, dependendo do tipo de lançamento e do layout do formulário.

Se não estiver familiarizado com os passos necessários para inserir um lançamento on-line, consulte Guia rápido para entrada de lançamentos.

Nota:  os campos foram separados em grupos lógicos para que este tópico possa ser melhor utilizado. Nem todos estes campos serão exibidos em um formulários Entrada do razão específico; eles podem ser exibidos em outra ordem ou estar agrupados de maneiras diferentes em alguns formulários Entrada do razão.
  • Detalhes de identificação de lançamento
  • Detalhes de linha padrão
  • Detalhes de linha adicional
  • Condições de Pagamento
  • Multimoeda
  • Detalhes de ativo
  1. Especifique estas informações para Detalhes de identificação de lançamento:
    Tipo de lançamento
    O tipo de lançamento ou transação do razão que você deseja inserir, conforme definido em Tipos de lançamento (JNT). O tipo de lançamento não deve ter um Status de Fechado ou Suspenso.
    Nota: é possível vincular um tipo de lançamento a um perfil de pagamento para pagar uma transação imediatamente após sua contabilização. Consulte Pagar transações imediatamente.
    Unidade de negócios
    A unidade de negócios na qual o lançamento é contabilizado. Pode ser predefinida.
    Código do operador
    Suas iniciais, o código do departamento ou qualquer código que desejar usar para identificar o originador do lançamento. A opção Forçar origem de lançamento em Configuração do razão (LES) determina se isso é definido automaticamente com o identificador do operador que criou ou contabilizou o lançamento ou se deve ser inserido manualmente.
  2. Especifique estas informações para Detalhes de linha padrão
    Referência de transação
    Uma referência à transação contábil ou de negócios, normalmente do documento de origem. Por exemplo, o número da fatura.
    Número de linha
    O número da linha é automaticamente incrementado na referência de transação atual. Se desejar exibir, alterar ou excluir uma linha, digite o número da linha e, se for relevante, o respectivo sufixo para identificar a transação necessária.
    Período contábil
    As contabilizações são feitas no período inserido aqui. O período contábil default é o período atual, a menos que seja predefinido de outra forma. É possível somente contabilizar nos períodos dentro da faixa do período aberto especificada na Configuração do razão (LES). Consulte Em quais períodos posso contabilizar?
    Data de transação
    A data que se aplica a esta transação. Por default, é a data na linha anterior à referência de transação atual ou à data atual. É possível selecionar outra data, digitando-a manualmente ou escolhendo-a no calendário exibido ao clicar na seta para baixo.

    É possível somente contabilizar nas datas dentro da faixa da data aberta especificada em Configuração do razão (LES). Consulte Em quais períodos posso contabilizar?

    Código da conta
    Um código de conta válido, criado usando Plano de contas (COA), no qual o valor nessa linha é contabilizado. Não é possível selecionar uma conta fechada. Se uma conta suspensa for selecionada, um alerta será exibido, mas você poderá continuar e contabilizar na conta.

    Uma solicitação poderá ter sido predefinida para ajudá-lo a inserir o código correto. Ou o código da conta poderá ser predefinido e exibido automaticamente. Como alternativa, o tipo da conta pode ter sido predefinido, o que forçará a inserção de um tipo específico de conta, por exemplo, uma conta fornecedor/a pagar ou conta de balanço.

    Descrição
    Uma descrição da transação de negócios. O default desse campo é o nome descritivo do tipo de lançamento que estiver sendo usado. Se preferir, será possível digitar sobre o valor do campo.

    A opção Descrição por linha em Tipos de lançamento (JNT) determina se é necessário inserir algo neste campo. Se a opção estiver definida como Nenhuma descrição default, será necessário inserir uma descrição em cada linha. Se estiver definida como Descrição default - Substituir por referência, será possível digitar uma nova descrição toda vez que a Referência de transação mudar. Se estiver definida como Descrição default - Substituir por linha, será possível inserir uma descrição diferente em cada linha. Se uma descrição diferente não for inserida, o sistema usará o Nome do lançamento como descrição default.

    A descrição também pode ser predefinida com o código da conta ou o nome da conta usando Predefinições de lançamento (JNP).

    Valor base
    • Em um ambiente de moeda única, é o valor da transação. Se o valor estiver em unidades inteiras, será possível omitir a vírgula e as casas decimais. O formato dos valores, incluindo o número de casas decimais, o separador de decimais e de milhares, dependerá da Configuração de unidade de negócios.

      O valor pode ser predefinido ou calculado automaticamente com base em outra linha do lançamento. Será possível selecionar uma opção no campo Débito/Crédito para definir isso automaticamente como um valor de balanceamento.

    Nota:  Em um ambiente multimoeda, é possível também calcular com base em outro valor de moeda. Isso é descrito mais adiante, na seção 'Multimoedas' abaixo.

    Se a verificação orçamentária de compromisso excedente ou de gastos excedentes estiver sendo usada, o sistema emitirá um aviso se o valor inserido nessa linha exceder o orçamento remanescente para a conta. Consulte Definir controles de orçamento para uma conta.

    Débito/crédito
    O marcador de Débito/Crédito determina se o valor será debitado ou creditado na conta escolhida.

    Como alternativa, é possível selecionar uma opção de balanceamento para definir automaticamente o marcador de Valor e de Débito/Crédito com o valor necessário ao balanceamento:

    • do lançamento como um todo
    • das transações para a referência de transação na linha atual
    • das transações para o período mencionado na linha atual.

    Se diferentes moedas de transação estiverem sendo usadas em linhas de lançamento diferentes ou se tiverem sido inseridas linhas de lançamento com taxas de câmbio diferentes das taxas diárias ou de período atuais, várias linhas de transação de balanceamento podem ser geradas para balancear todos os diferentes valores de moeda usados. Nesse caso, as linhas de balanceamento geradas compartilham o mesmo número de linha, mas cada uma terá um sufixo de número de linha diferente (conforme exibido na segunda caixa de texto do campo Número de linha).

    Códigos de análise do razão
    Até dez códigos de análise do razão podem ser inseridos em uma transação do razão. Os códigos de análise podem ser inseridos somente nas dimensões de análise que foram atribuídas à entidade de transações do razão. Os códigos de análise necessários, e se são obrigatórios ou opcionais, dependem do tipo de lançamento e da conta que a que a transação do lançamento faz referência. Os códigos podem ser predefinidos com as predefinições de lançamento. Consulte Quais códigos de análise são necessários?

    Somente códigos de análise válidos podem ser inseridos, conforme definido em Códigos de análise (ANC), a menos que a dimensão de análise tenha sido definida para permitir códigos não validados.

    Clique no botão Consultar ao lado de uma dimensão de análise para selecionar os códigos de análise válidos para cada dimensão de análise no formulário Localizar código de análise.

    Nota: qualquer dimensão de análise inicialmente não disponível para a entrada de dados (devido às regras definidas, como a proibição pela conta), torna-se disponível para edição após a conclusão da linha de lançamento atual. No entanto, se algum detalhe for inserido subsequentemente nesses campos, o sistema ainda aplicará as mesmas verificações que antes e proibirá a entrada de qualquer análise não permitida segundo as regras definidas.
    Nota: se uma dimensão de análise que tenha sido definida como a dimensão de sequência de transação for usada, o código deverá ser numérico.
  3. Especifique estas informações para Detalhes de linha adicional:
    Data de valor
    Para transações em dinheiro, conforme definido pelo campo Tipos de lançamento de contabilização de Configuração de tipos de lançamento (JNT). A data atual ou anterior na qual a transação possa ser alocada.
    Data da parcela
    A data da parcela da transação, se a contabilização for uma de várias parcelas vencidas. Necessário somente se a Verificação de parcela estiver ativada na Configuração do razão (LES) e o número da parcela estiver sendo verificado
    Número da parcela
    O número da parcela da transação, se a contabilização for uma de várias parcelas vencidas. Necessário somente se a Verificação de parcela estiver ativada na Configuração do razão (LES) e o número da parcela estiver sendo verificado.
    Marcador de alocação
    É possível configurar o marcador de alocação do lançamento durante a entrada do razão usando esse campo. Para obter mais informações, consulte O que são marcadores de alocação?. Listagens e documentos de lançamentos forçados serão produzidos dependendo da configuração do marcador de alocação. Uma vez que uma transação tenha sido impressa, seu marcador de alocação é incrementado em um.
    Valor memorando
    É possível inserir um valor memorando para essa linha de lançamento. Pode ser um valor não financeiro associado à linha de lançamento, por exemplo, uma quantidade ou número de funcionários. Não é possível inserir um valor memorando se a Regra de contabilização de valor não monetário na Configuração de unidade de negócios estiver definida como 0-Indefinida ou se o campo Ignorar regra de contabilização de memorando em Tipos de lançamento (JNT) estiver definido como 0-Indefinido.
    Nota:  Se um Valor memorando for inserido na Entrada do razão quando a Quantidade de ativo estiver em uso, isso pode afetar o número de ativos registrado no Registro de ativo. Consulte Detalhes do ativo, abaixo.
    Texto padrão
    É possível adicionar Texto padrão a essa linha de lançamento selecionando Ação > Linha > Texto padrão de linha.
    Notas de lançamento
    Identifica se existem Notas de lançamento associadas a essa linha de lançamento. Selecione Ação > Linha > Notas para criar ou atribuir notas de lançamento a esse lançamento.
    Segunda referência
    É possível inserir uma Segunda referência para cada linha do lançamento, caso a Segunda referência não esteja sendo usada para a Numeração de comprovante.
    Nota:  Se a Segunda referência for necessária, ela também deve ter sido incluída anteriormente no formulário Entrada do razão usando o Gerador de formulários (FRD).
    Campos adicionais
    É possível registrar informações adicionais em cada linha de lançamento, como referências suplementares ou datas relacionadas, desde que esses campos adicionais tenham sido previamente definidos na Configuração de campos adicionais (AFS).
    Nota:  Qualquer campo adicional necessário deve ter sido previamente incluído no formulário Entrada do razão com o Gerador de formulários (FRD).
  4. Os seguintes campos identificam os detalhes relacionados ao pagamento da transação de lançamento. Portanto, são necessários somente se a transação se referir a uma transação de compra ou venda, por exemplo, uma fatura ou nota de crédito. Um conjunto de condições de pagamento poderá ser usado para determinar vários desses detalhes. Um código para as condições de pagamento pode ser inserido manualmente na transação, ou as condições de pagamento para cliente ou fornecedor serão usadas. Consulte Vincular condições de pagamento às transações de lançamento. Especifique estas informações para Condições de pagamento:
    Data de vencimento
    A data em que vence o pagamento de uma transação, ou na qual o pagamento deve ter sido recebido. Se as condições de pagamento se aplicarem, essa data pode ser calculada automaticamente. Como alternativa, é possível digitar a data de vencimento manualmente.

    Se a opção Ignorar antiguidade/descontos estiver definida para o tipo de lançamento, a data da transação será copiada para a data de vencimento e substituirá qualquer data calculada ou inserida. Isto é usado para solicitar um pagamento imediato.

    Código de condições
    O código das condições de pagamento a ser aplicado à transação. Ele pode determinar datas selecionadas e condições do desconto. Se estiver em branco, o código das condições de pagamento atribuído ao fornecedor ou cliente será usado. Consulte Vincular condições de pagamento às transações de lançamento.
    Data do documento 1-4
    Quatro datas de documento podem ser retidas para cada transação e podem ser impressas nos documentos de pagamento ou usadas pelos recursos de relatório. Essas datas podem ser determinadas pelas condições de pagamento ou podem ser inseridas manualmente.
    Prefixo 1-4
    O prefixo e os números associados com até quatro documentos associados.
    Data/porcentagem de desconto 1
    A primeira data de vencimento de desconto e de desconto de liquidação percentual disponível caso os pagamentos sejam feitos até essa data. Esses detalhes podem ser determinados pelas condições de pagamento ou podem ser inseridos manualmente.

    Se a opção Ignorar antiguidade/descontos estiver definida para o tipo de lançamento, a data de transação será copiada para a data de desconto e substituirá qualquer data calculada.

    Data/porcentagem de desconto 2
    Uma segunda data de vencimento com desconto e o percentual do desconto com a liquidação, disponíveis caso os pagamentos sejam feitos até essa data. Se a primeira data de vencimento de desconto passar, os detalhes do segundo desconto serão considerados. Esses detalhes podem ser determinados pelas condições de pagamento ou podem ser inseridos manualmente.

    Se a opção Ignorar antiguidade/descontos estiver definida para o tipo de lançamento, a data de transação será copiada para a data de desconto e substituirá qualquer data calculada.

    Data/porcentagem de pagamento atrasado
    Se as condições de pagamento forem ultrapassadas, talvez haja cobrança de juros sobre o pagamento em atraso. É possível identificar a data de pagamento em atraso e o percentual da taxa de juros. Estes detalhes podem ser calculados nas condições de pagamento ou inseridos manualmente.
    Nota: esses dados sobre a transação são retidos apenas para fins informativos e não são usados para calcular uma cobrança de juros automática.
    Data/percentual de juros
    Pode ser necessário cobrar juros sobre o valor da transação, neste caso é possível especificar a 'Data dos juros' e o percentual da taxa de juros. Estes detalhes podem ser calculados nas condições de pagamento ou inseridos manualmente.
    Nota: esses dados sobre a transação são retidos apenas para fins informativos e não são usados para calcular uma cobrança de juros automática.
  5. Quatro valores de moeda podem ser inseridos para uma transação ou calculados automaticamente. Os valores a serem inseridos ou calculados dependem da configuração da unidade de negócios, das regras de contabilização, de quaisquer substituições de tipos de lançamento ou de contabilização de contas e de todas as predefinições de lançamentos. Consulte Inserir lançamentos multimoeda.

    Valores de quinta moeda não podem ser inseridos, mas um código de quinta moeda pode ser extraído da conta ou da Configuração de unidade de negócios no momento em que a transação é criada. Isso permite que os valores de quinta moeda sejam calculados onde necessário em relatórios.

    Nota: pelo menos uma taxa diária ou do período de moeda deverá ter sido definida para todas as moedas mencionadas no lançamento.
  6. Os detalhes da moeda de transação a seguir poderão ser necessários em um ambiente multimoeda. Alguns detalhes poderão ser predefinidos nas predefinições de lançamento. A Regra de contabilização de moeda valor 2 definida em Configuração de unidade de negócios determina se esses detalhes devem ser inseridos manualmente ou se serão calculados automaticamente se não forem inseridos.
    Nota: Os valores da moeda de transação não podem ser inseridos se a Regra de contabilização de moeda valor 2 na Configuração de unidade de negócio estiver definida como Indefinido, ou se a Substituição de regra de contabilização de transação para esse valor estiver definida em Tipo de lançamento (JNT) como Não utilizado.

    Especifique estas informações para 'Moeda de transação':

    Código de moeda de transação
    O código da moeda de transação. Esse código poderá ser fornecido por uma predefinição de lançamento ou, por default, ser igual ao código de moeda definido para a conta.
    Taxa da moeda de transação
    A taxa da moeda usada para converter o valor nessa moeda para a moeda pivô. A taxa poderá ser fornecida por uma predefinição de lançamento. Caso contrário, por default, será a taxa definida em Taxas diárias de moeda (CND) ou Configuração de taxas de moeda por período (CNP).

    Você poderá inserir uma taxa diferente para essa transação de lançamento, ignorando a taxa default. Essa nova taxa deverá estar dentro da tolerância definida. Consulte O que é verificação de tolerância de taxa?.

    Valor da moeda de transação
    O valor da transação, expresso na moeda de transação. Esse valor pode ser inserido manualmente. Se a opção Calculado se não for digitado for escolhida como Regra de contabilização de outra moeda em Configuração de unidade de negócio, esse valor será calculado com base em um dos demais valores da transação.
    Débito/crédito
    Determina se o valor é um débito ou um crédito. Como alternativa, é possível selecionar uma opção de balanceamento para definir automaticamente o marcador de Valor e de Débito/Crédito nos valores que fazem o balanceamento do lançamento, da transação ou do período.
  7. Os detalhes de moeda base a seguir são obrigatórios. Alguns detalhes poderão ser predefinidos nas predefinições de lançamento. A Regra de contabilização de moeda base definida na Configuração de unidade de negócios determina se esses detalhes devem ser inseridos manualmente ou se serão calculados automaticamente caso não sejam inseridos.

    Especifique estas informações para Moeda base:

    Código de moeda base
    O código da moeda base é exibido automaticamente. Ele é definido na Configuração de unidade de negócios e não pode ser alterado.
    Taxa da moeda base
    A taxa de câmbio da moeda usada para converter a moeda base em moeda pivô. A taxa poderá ser fornecida por uma predefinição de lançamento. Caso contrário, por default, será a taxa definida em Taxas diárias de moeda (CND) ou Configuração de taxas de moeda por período (CNP).

    Você poderá inserir uma taxa diferente para essa transação de lançamento, ignorando a taxa default. Essa nova taxa deverá estar dentro da tolerância definida. Consulte O que é verificação de tolerância de taxa?.

    Não é possível alterar o número de casas decimais da taxa.

    Valor da moeda base
    O valor da transação expresso na moeda base. Este valor é obrigatório. Ele pode ser inserido manualmente ou calculado automaticamente, dependendo das regras de contabilização.
  8. Os seguintes detalhes de moeda refletem a moeda base 2 ou a moeda para relatório da transação, dependendo da escolha feita em Configuração de unidade de negócios.
    Nota:  Os valores da moeda 'Base 2/reporte' não podem ser inseridos e não serão recalculados se: - Configuração de unidade de negócios - Valor 3 Regra de contabilização de moeda estiver configurado como Indefinido. - Tipo de lançamento - Ignorar regra contábil base 2/reporte estiver configurado como Não utilizado - Plano de contas - Controle de conversão de reporte na guia Moeda for definido como Não.

    Especifique estas informações para Código de moeda base 2/reporte:

    Código de moeda base 2/reporte
    O código da moeda base 2 ou de reporte é exibido automaticamente. Ele é definido na Configuração de unidade de negócios e não pode ser alterado.
    Taxa de moeda base 2/reporte
    A taxa de câmbio da moeda usada para converter a moeda em moeda pivô. A taxa poderá ser fornecida por uma predefinição de lançamento. Caso contrário, por default, será a taxa definida em Taxas diárias de moeda (CND) ou Configuração de taxas de moeda por período (CNP).

    Você poderá inserir uma taxa diferente para essa transação de lançamento, ignorando a taxa default. Essa nova taxa deverá estar dentro da tolerância definida. Consulte O que é verificação de tolerância de taxa?.

    Não é possível alterar o número de casas decimais da taxa.
    Valor de moeda base 2/reporte
    O valor da transação, expresso na moeda base 2 ou reporte, é calculado e exibido automaticamente se essa moeda estiver em uso. É possível digitar somente um valor de moeda de reporte, se a opção Substituição de regra de contabilização base 2/reporte estiver definida na Configuração do tipo de lançamento (Substituições de contabilização) (JDX). Consulte Substituir as regras de contabilização para um tipo de lançamento. Não é possível inserir um segundo valor de moeda base. Os detalhes a seguir serão necessários apenas se a transação de lançamento se referir a um ativo fixo. Por exemplo, se um ativo tiver sido comprado ou vendido. Esses detalhes podem ser retidos em uma guia separada.
  9. Os detalhes de quarta moeda a seguir podem ser necessários se a quarta moeda tiver sido definida na Configuração de unidade de negócios. Assim como a moeda de transação, a quarta moeda pode ser definida na Configuração de unidade de negócios como Calculado se não for digitado ou Somente presente se digitado.
    Nota:  As transações não podem ser inseridas para a quarta moeda se a Regra de contabilização da 4ª moeda estiver configurada como Indefinida na Configuração de unidade de negócios ou dentro de uma Substituição de contabilização de tipo de lançamento para um determinado lançamento.

    Especifique estas informações para Quarta moeda:

    Código da 4ª moeda
    O código de moeda para a quarta moeda. Esse código poderá ser fixado dentro da Configuração de unidade de negócios, fornecido por uma predefinição de lançamento ou, por default, ser igual ao código de moeda definido para a conta.
    Taxa da 4ª moeda
    A taxa da moeda usada para converter o valor no campo Calcular 4ª moeda de na Configuração de unidade de negócios, para a quarta moeda. A taxa poderá ser fornecida por uma predefinição de lançamento. Caso contrário, por default, será a taxa definida em Taxas diárias de moeda (CND) ou Configuração de taxas de moeda por período (CNP). Você poderá inserir uma taxa diferente para essa transação de lançamento, ignorando a taxa default. Essa nova taxa deverá estar dentro da tolerância definida. Consulte O que é verificação de tolerância de taxa?.
    Valor da 4ª moeda
    Esse valor pode ser inserido manualmente. Se a opção Calculado se não inseri for selecionada como a Regra de contabilização de outra moeda na Configuração de unidade de negócios, esse valor será calculado a partir do valor definido no campo Calcular 4ª moeda de na Configuração de unidade de negócios.
  10. Os detalhes a seguir serão necessários apenas se a transação de lançamento se referir a um ativo fixo. Por exemplo, se um ativo tiver sido comprado ou vendido. Esses detalhes podem ser retidos em uma guia separada.

    Especifique estas informações para Detalhes de ativo:

    Código de ativo
    O código de ativo criado nos Registros de ativo (FAS). Não é possível contabilizar transações em um ativo com status Alienação. O sistema emitirá um aviso se você tentar contabilizar um ativo após o fim do período de depreciação.
    Subcódigo do ativo
    Um subcódigo válido para um ativo. Usado para determinar os requisitos do código de análise da transação, se houver. Os subcódigos de ativos são definidos usando a Configuração de predefinições de contabilização de ativos, acessada pelos Registros de ativo (FAS).
    Indicador de ativo
    Selecione Inicial se estiver contabilizando um novo ativo ou migrando os ativos de um registro de ativos existente para o SunSystems de outro registro de ativo. Caso contrário, use o Indicador de ativo para determinar se essa contabilização atualiza o valor bruto do registro de ativos ou a depreciação acumulada.
    Nota:  Normalmente não é recomendável inserir valores de depreciação na entrada do razão, exceto em alguns casos, descritos no item Contabilizar manualmente um valor de depreciação.
    Quantidade de ativo
    Por exemplo, ao comprar 100 cadeiras, registre-as como um único ativo. Use o campo Valor do memorando em Entrada do razão (LEN) para registrar o número de unidades.
    Nota: Para registrar quantidades de ativo na Entrada do razão (LEN), a seguinte configuração deve ter sido previamente definida:
    • a opção Usar quantidade de ativo na guia Geral de Configuração do razão (LES) deve estar marcada
    • a opção Regra de contabilização de valor não monetário na guia Valor memo em Configuração de unidade de negócios não deve estar definida como 0-Indefinido(a)
    • o campo Substituição de regra de contabilização de memorando em Configuração de tipos de lançamento (Substituição de contabilizações) (JDX) não deve estar configurado como 0 - Indefinido(a).

    Consulte Substituir as regras de contabilização para um tipo de lançamento.

    Mais informações estão disponíveis em Detalhes de ativo em entrada do razão e Inserir transações de ativo.

  11. Salve as alterações.