Guia rápido para inserir lançamentos
Os seguintes passos são necessários para inserir um lançamento usando a opção Entrada do razão (LEN):
-
No Financeiro, selecione o comando de entrada de 'Entrada do razão' adequado.
Nota: Se um tipo de lançamento não tiver sido especificado para Entrada do razão, você será solicitado inseri-lo. Consulte Selecionar o formulário 'Entrada do razão' para um tipo de lançamento.Nota: Se um formulário não tiver sido associado com o 'Tipo de lançamento', será solicitada a seleção do formulário de Entrada do razão adequado. Consulte Selecionar o formulário 'Entrada do razão' para um tipo de lançamento.
- Se necessário, selecione a Unidade de negócios. É possível que ela tenha sido predefinida automaticamente.
-
Se necessário, selecione o Tipo de lançamento, clique em OK ou pressione Enter.
O layout do formulário pode mudar nessa fase, caso haja um 'Nome de formulário' específico associado ao tipo de lançamento.. Consulte Conhecer os formulários de entrada do razão.
Nota: Se um formulário não tiver sido associado com o 'Tipo de lançamento', será solicitada a seleção do formulário de Entrada do razão adequado. Consulte Selecionar o formulário 'Entrada do razão' para um tipo de lançamento. - Se necessário, insira a sua ID de operador. É possível que ela tenha sido predefinida automaticamente.
-
Insira a Referência de transação, clique em OK ou pressione Enter.
Essa referência pode se aplicar a uma ou mais linhas de lançamento. Um lançamento pode conter uma série de referências de transação. O lançamento pode ser forçado a ser balanceado por referência de transação. Consulte Quando um lançamento está balanceado?
-
Insira os detalhes de linha de lançamento restantes, pressionando Tab para mover entre os campos, onde necessário. Consulte Inserir detalhes de lançamento para obter uma descrição de cada campo.
Dependendo do layout do formulário, esses detalhes são inseridos em campos individuais na tela ou em uma grade.
Se as predefinições de lançamento tiverem sido definidas para o tipo de lançamento, qualquer valor de campo predefinido será exibido automaticamente. Consulte Posso alterar ou suspender as predefinições de lançamento?.
-
Após inserir os detalhes da linha de lançamento, clique em OK para validá-los. Se os detalhes estiverem corretos, a linha de lançamento será adicionada ao lançamento. Isso atualiza os
totais de lançamento exibidos na parte superior do formulário. Outras funções de Entrada do razão exibem totais e balanços
diferentes, consulte Verificar totais e saldos de lançamentos.
Se os detalhes não estiverem corretos, uma mensagem de erro será exibida identificando o problema. O cursos será posicionado automaticamente no campo incorreto ou obrigatório.
- É possível alocar as linhas de lançamento para transações existentes da mesma conta, se necessário. Durante o processo de alocação, é possível gerar descontos de liquidação, impostos em descontos de liquidação e ganhos/perdas de moeda. O formulário de alocação de conta é exibido automaticamente se essa opção tiver sido solicitada na predefinição do lançamento.
- Se a linha de lançamento for para um tipo de conta de cliente, fornecedor ou terceiro e uma 'Programação de pagamento' tiver sido configurada e atribuída ao registro de fornecedor ou cliente relacionado, essa linha de transação será dividida em várias transações ou parcelas. Cada parcela será gerada com uma data de vencimento diferente para permitir a organização de pagamentos ou cobranças. Consulte O que são pagamentos programados?
- Clique em Nova linha para inserir outra linha de lançamento, a menos que a opção Criar sem pausa esteja definida para o tipo de lançamento. Como alternativa, clique em Nova referência para inserir uma nova linha de lançamento para uma referência de transação diferente. Consulte Adicionar novas linhas de lançamento.
- Após inserir todas as linhas de lançamento, será possível revisar e alterar qualquer detalhe do lançamento antes de contabilizá-lo. Consulte Revisar linhas de lançamento e Alterar linhas de lançamento.
-
Ao concluir a revisão do lançamento, clique em Contabilizar para contabilizá-lo no razão permanente ou temporário. Consulte Contabilizar um lançamento.
É possível contabilizar um lançamento somente se ele estiver de acordo com todas as regras de balanceamento. Consulte Balancear o lançamento.
Se não for possível contabilizar um lançamento por qualquer motivo, coloque-o em retenção. Consulte Reter um lançamento para contabilização posterior. Lançamentos retidos são selecionados novamente no menu Ações selecionando Exibir lançamentos retidos.
Se o lançamento exigir autorização, a caixa de diálogo Comentário de lote de autorização será exibida e será possível inserir uma observação ou comentário para ajudar o autorizador. Ao clicar, o lançamento é colocado em retenção automaticamente. Consulte Autorizar lançamentos.