Inserir lançamentos multimoedas

Uma transação do razão pode conter até quatro valores de moeda: moeda base, moeda de transação, moeda base 2/reporte e quarta moeda. A Configuração de unidade de negócios determina as moedas e as regras de contabilização que se aplicam à sua organização. Também identifica a moeda pivô, ou seja, a moeda através da qual os valores de moeda base, moeda de transação, moeda base 2/reporte são calculados.

Nota: A quarta moeda pode ser calculada a partir de todas as outras moedas disponíveis, conforme definido na Configuração de unidade de negócios, e não pode ser usada como pivô.

A Configuração de unidade de negócios é usada em conjunto com uma definição de tipo de lançamento para regular as informações exigidas em uma transação multimoeda. Para ignorar suas regras de contabilização de moeda da unidade de negócio para um tipo específico de lançamento, use Tipos de lançamento (JNT).

A Entrada do razão (LEN) exibe, no máximo, os seguintes campos de taxas de moeda e de valores (dependendo do formato do formulário e das regras de contabilização):

  • Código da moeda de transação, taxa da pivô e valor.
  • Código da moeda base, taxa da pivô e valor.
  • Código da moeda base 2 ou reporte, taxa da pivô e valor.
  • Código da quarta moeda, taxa do montante do qual é calculada e valor.
Nota: Também poderá ser exibido o campo de Valor do memorando.
Nota: os valores na quinta moeda só serão calculados quando necessários. Eles não são calculados na Entrada do razão.

Alguns dos códigos e taxas de moedas exigidos poderão ser predefinidos, caso uma predefinição de lançamento se aplique ao tipo de lançamento.

Inserir códigos de moedas

Os códigos das moedas base e base 2/reporte são fixos para a unidade de negócios. Portanto, esses códigos são exibidos automaticamente e não podem ser alterados. O código da quarta moeda pode ser fixo para a unidade de negócios, se tiver sido especificado na Configuração de unidade de negócios.

Nota: por esse motivo, esses códigos talvez nem sejam exibidos no formulário.

A moeda de transação pode variar para cada transação, se for possível inserir um valor. Esse código deverá ser digitado. Talvez seja fornecido por uma predefinição de lançamento. Talvez seja possível ignorar o código predefinido, dependendo de as predefinições serem ou não impostas. Um tipo específico de lançamento, por exemplo, poderá ser usado somente para faturas recebidas em euros e a predefinição de lançamento define a moeda de transição, por default, como EUR.

A 4ª moeda também pode variar em cada transação e as mesmas regras se aplicam.

Um código default de moeda também pode ser definido para uma conta ou ativo ou pode ser derivado das Regras de negócios. Esse código default substitui qualquer código de moeda predefinido.

Inserir taxas de moedas

As taxas de câmbio são provenientes das Taxas de moeda por período (CNP) ou das Taxas diárias de moeda (CND), dependendo da definição de Usar taxas de conversão diárias para a moeda em Códigos de moeda (CNC). Em alguns casos, a taxa poderá ser predefinida em Predefinições de lançamento (JNP). Porém, se uma taxa de moeda não for especificada, a taxa do Tipo de taxa de moeda definida no Tipo de lançamento (JNT) será usada. Se nenhum Tipo de taxa de moeda tiver sido configurado, será usado o 'Tipo de taxa default'. Subsequentemente, se for obrigatória uma verificação de tolerância de taxa, também será usado o tipo de taxa do Tipo de lançamento (JNT).

Nota: pelo menos uma taxa diária ou de período da moeda deve ter sido definida para a moeda para que seja possível digitar a transação naquela moeda.

Se os quatro valores de moeda forem necessários para uma transação, quatro taxas serão digitadas ou exibidas. A taxa para a moeda pivô é sempre 1,0. As outras taxas (valores 1, 2 e 3) são aquelas necessárias para a conversão da moeda pivô na moeda relevante. Por exemplo, se a moeda pivô for a moeda base (GBP) e se a moeda de transação inserida for EUR, a taxa de conversão de GBP em EUR será usada como taxa de conversão da moeda de transação. Consulte Como são expressas as taxas de moedas?

A taxa da 4ª moeda é a taxa do valor do qual a quarta moeda é calculada, conforme definido em Configuração de unidade de negócios para a 4ª moeda propriamente dita.

Nota: É possível editar os formulários Entrada do razão para deixar de exibir a taxa da moeda pivô.

Taxas diárias ou por período

Taxas diárias de moeda são usadas se em Códigos de moeda(CNC) o campo Usar taxas de conversão diárias estiver definido como Sim para quaisquer moedas selecionadas. Se uma taxa diária não tiver sido definida para a data da transação inserida na linha de transação ou de acordo com os dias do limite de tolerância, não será possível inserir os detalhes da moeda. Consulte Como as taxas diárias de moeda são aplicadas.

Se as taxas diárias não estiverem sendo usadas, será usada a taxa adequada do período, conforme o registro de Taxas de moeda por período (CNP). Várias taxas de moeda por período podem ser definidas para um código de moeda. Por exemplo, várias taxas podem ser aplicadas a faixas e períodos específicos de contas para um único código de moeda. O sistema seleciona a taxa de conversão adequada a ser aplicada. Consulte Como são aplicadas as taxas por período?.

Se não for encontrada uma taxa, a Entrada do razão rejeitará o código da moeda.

Taxas à vista

É possível inserir uma taxa à vista para a transação, que difere da taxa mantida em Configuração de taxas de moeda por período (CNP) ou Taxas diárias de moeda (CND). Se você digitar uma taxa à vista e houver verificação de tolerância, a taxa digitada será verificada para garantir que esteja dentro da tolerância estipulada para o período original ou taxa diária. A diferença entre a taxa digitada e a taxa de conversão predefinida deve estar dentro da porcentagem de tolerância. Isso impede que você digite taxas imprecisas por engano. Consulte O que é verificação de tolerância de taxa?.

Nota:  se taxas à vista sempre forem usadas, talvez você deseje definir uma taxa default por período, com taxa zero e sem tolerância.

Inserir valores de moedas

É preciso fornecer pelo menos um valor para a transação. Esse valor será usado, com as taxas de moeda, para calcular os outros valores da transação. Se esse valor não for digitado na moeda pivô, será sempre primeiramente convertido para a moeda pivô (pois todas as três moedas são convertidas via moeda pivô). Consulte Como funciona a conversão de moeda pivô para obter um exemplo de como esse tipo de cálculo funciona.

Normalmente, você aceitaria os valores calculados. Se um valor calculado for alterado, a taxa de conversão poderá ser recalculada de acordo.

Ajustar os valores calculados

Se dois valores e uma taxa entre os quais não haja correspondência forem digitados, o sistema solicitará que uma das entradas seja alterada. Por exemplo, um valor base de 100,00, um valor de transação de 150,00 e uma taxa de 2,0 tiverem sido digitados, será necessário alterar a taxa ou um dos dois valores.

Se a taxa e os valores calculados não são os que deseja usar na transação, será necessário alterar a taxa ou o valor para aquela que deseja ver em uso. Será necessário também deixar o outro valor em branco. Assim, o sistema poderá refazer o cálculo do valor correto, usando a taxa fornecida.