Delegação de aprovações
Você pode configurar o seu sistema de modo que as aprovações sejam delegadas. Por exemplo, um gerente não pode aprovar um número de pedidos devido a compromisso com horários ou por estar fora do escritório; o gerente pode delegar à secretária a aprovação de pedidos no seu lugar.
Há várias maneiras diferentes de se fazer isso. Dois métodos são descritos aqui:
- A secretária usa a ID de operador do gerente.
- A secretária e o gerente estão no mesmo grupo de acesso de dados.
A secretária usa a ID de operador do gerente.
Isso é possível usando o campo Código do operador no formulário usado para aprovações. A segurança é obtida com os controles GAD no Gerador de formulários.
Para isso, execute os seguintes passos:
- Normalmente, a secretária não faz parte do GAD do gerente, mas de um GAD inferior.
- Ao aprovar as linhas por meio da Central de Controle ou das ações no formulário de entrada de pedido/fatura, o formulário
de aprovação será exibido. O formulário de aprovação é capaz de incluir o código de operador do aprovador. Esse é o código
do operador do aprovado e os códigos GAD que são verificados com ele. O default é o código do operador do usuário atual.
Nota: Um usuário é capaz de alterar esse código para outro código que não seja o dele, sem restrições.
- O formulário de aprovações tem um código GAD aplicado a ele pelo Gerador de Formulários. Há duas opções:
- Um único formulário de aprovação é usado em toda a unidade de negócios. Esse código GAD inclui a secretária e outros aprovadores.
- Vários formulários de aprovação são usados, e pelo menos dois são usados da seguinte maneira:
- Um formulário contém o código do operador e as permissões do código GAD aplicados a ele, permitindo somente o acesso da secretária.
- Um formulário tem o 'Código do operador' removido. Ele deve ser usado por todos os outros aprovadores na unidade de negócio. Pode ou não conter as permissões de código GAD.
- Quando uma secretária estiver aprovando um pedido no lugar do seu gerente, o formulário de aprovação verificará os grupos GAD da secretária para saber se eles estão autorizados a visualizar o formulário de aprovação, e quais formulários, caso haja mais de um disponível.
- A secretária pode digitar o código de login do gerente para aprovar o pedido.
Secretária e gerente com o mesmo GAD
Outra alternativa é fazer com que a secretária tenha o mesmo GAD do gerente. Neste caso, os passos descritos acima não precisariam ser seguidos, pois a secretária teria as mesmas permissões que o gerente. Novamente, uma trilha de auditoria é mantida em relação a quem aprovou um pedido/fatura individual e é esperado que os processos de negócios estejam sendo realizados para assegurar que a secretária não possa aprovar sem a permissão prévia do gerente.
Segurança adicional
A segurança adicional pode ser aplicada por meio do Editor de Permissões de Formulário ou da Segurança da Central de Controle.
No Editor de permissões do formulário, as ações 'Aprovar linha' e 'Aprovar' podem ter os grupos do operador atribuídos a elas. Isso limita o uso das ações apenas aos operadores dentro desses grupos de operadores.
Na Segurança da Central de Controle, o programa em lote 'Central de Controle' para aprovações pode ter GADs aplicados a ele. Isso apenas limitaria o uso do programa apenas para os operadores incluídos no GAD.