Arquivo de itens (ITM) - Alocação de estoque

  1. Especifique estas informações:
    Tipo de alocação

    Especifica como a alocação do item é realizada no estoque. As opções são:

    • Sem alocação de estoque - apenas os saldos são usados. Não é possível identificar qual recebimento gerou a saída.
    • Alocação automática - alocado na fase definida no tipo de transação.
    • Alocação manual como parte de entrada de pedido
    • Alocação manual depois de entrada de pedido
    • Não definido - usa as configurações em 'Configuração de gestão de estoque'.
    Nota: Se a opção Número de série necessário no recebimento for definida como Sim na guia Lote e número de série, o tipo de alocação deverá ser Alocação automática. Se a opção Número de série necessário no recebimento for definida como Não, a Alocação automática não poderá ser usada.
    Horizonte de alocação
    O número de dias default que pode ser usado antes da data de vencimento para alocar um item do estoque. Para pedidos de venda com a data de vencimento mais recente própria (início da atividade); e para ordens de movimento com data de vencimento mais recente de saída. Use essas configurações para evitar que os itens sejam alocados a pedidos em um futuro distante, o que evitaria o processamento de mais pedidos de curto prazo.
    Por exemplo, um pedido pode ser datado como novembro de 2002, mas somente ser necessário para expedição até março de 2003. O pedido pode ser aceito, mas não seria alocado pelo estoque atual. O sistema usa o campo Horizonte de alocação para calcular a data de alocação do item do estoque. Seria necessário incluir o tempo de processamento no campo 'Horizonte de alocação' para garantir que os itens corretos estejam disponíveis até a data de expedição.
    Nota: essa opção pode ser usada com 'Alocações automáticas' e com as ações 'Alocar tudo' e 'Alocar linha'.
    Sequência de alocação

    A ordem na qual os itens no estoque são alocados. As opções são:

    • Default de definição de negócios - usa a sequência de alocação default como configurado em 'Configuração de gestão de estoque'.

    As opções a seguir substituem as configurações na 'Configuração de gestão de estoque' e serão aplicadas somente se as alocações manuais não forem usadas. Elas definem a sequência na qual os recebimentos disponíveis são exibidos em 'Alocações manuais'.

    • FIFO - First In First Out (Primeiro a entrar, primeiro a sair) - refere-se a itens mantidos no estoque e é usado para controlar a ordem em que os itens são tirados do estoque.
    • LIFO - Last In First Out (último a entrar, primeiro a sair) - refere-se a itens mantidos no estoque e é usado para controlar a ordem em que os itens são tirados do estoque.
    • FEFO - First Expiry First Out (Primeiro a ser vencido, primeiro a sair) - refere-se somente a códigos de item de lote mantidos no estoque e é usado para controlar a ordem em que esses itens são retirados do estoque. O código de item deve estar com 'Controle de lote' definido como 'Sim' para usar este método de alocação.
    • Número de série - alocado por número de série.
    • Código de lote - alocado por código de lote.
    • Depósito/zona/local
    Nota: Se a opção Número de série necessário no recebimento for definida como Sim na guia Lote e número de série, não será possível selecionar o Número de série para a 'Sequência de alocação'.
    Freq. cíclica contr. estoque
    Usado na geração de contagens de estoque. A frequência com que os itens são contados a cada ano. Por exemplo, se o campo 'Contagens de estoque por ano' for definido como 12 em um depósito (de modo que o depósito seja contado 12 vezes por ano), e este campo estiver definido como 4, um item será contado em cada terceira contagem de estoque. Esta ação substitui a configuração em 'Configuração de gestão de estoque', se o item tiver que ser contado mais ou menos frequentemente.
    Excluir da reavaliação de estoque
    Se esta caixa estiver marcada, o item é excluído dos cálculos de reavaliação de estoque.
    Código de regra de encargo

    Este campo é usado no processamento de custos adicionais. Será possível configurar uma regra de encargo default a ser usada para o item, somente se ele for do tipo 'encargo'. Ao selecionar a ação 'Custos adicionais' em 'Entrada de pedido de compra', 'Entrada de fatura de compra' ou 'Entrada de ordem de movimento' e este item estiver na linha de transação selecionada, uma regra de encargo deverá ser selecionada. A regra de encargo definida neste campo é exibida como default.

  2. Salve as alterações.