Contagem de estoque - Informações gerais

Uma contagem de estoque pode ser usada em uma contagem aberta.

Se uma contagem de estoque, ou definição de contagem, já estiver sendo usada em uma contagem aberta, ela não deverá originar outra contagem. Por exemplo, se uma definição de contagem for usada para realizar uma contagem de estoque de final de ano, ela poderá ser usada somente em uma contagem aberta por vez. Assim que essa contagem aberta for concluída ou limpa/excluída, a contagem de estoque pode ser usada para outra contagem.

Cada contagem recebe um determinado número de contagem. Esse número de contagem é sequencial e definido pelo sistema.

Uma contagem consiste em um cabeçalho e linhas.

O cabeçalho da contagem consiste em várias informações incluindo o número de contagem e status de contagem. Ao gerar uma contagem, os dados incluídos na definição são copiados ao cabeçalho de contagem. Essas informações são usadas no processamento de uma contagem. Se a definição for alterada, as alterações não serão aplicadas até que a próxima contagem seja processada.

As linhas de contagem consistem em uma combinação exclusiva de item/local/referência de lote/data de vencimento/característica do item.

Apenas uma combinação exclusiva de item/local/referência de lote/data de vencimento/característica do item pode aparecer em uma contagem e não em várias contagens. A referência de lote e/ou data de vencimento e/ou característica do item são opcionais e podem não estar presente, mas em ambos os casos serão ignorados.

Isso pode ocorrer quando duas configurações de contagem de estoque diferentes tiverem faixas sobrepostas. Por exemplo, o Item A tem o estoque de 20 peças em um local X e 15 peças em um local Y; A configuração de contagem de estoque SS2 é definida para abranger somente o local X e a definição de contagem de estoque TT3 abrange todos os locais. Se uma contagem for gerada para SS2, a combinação de Item A/Local X de 20 peças aparecerá nela. Subsequentemente, se uma contagem for gerada para TT3, ela não irá selecionar o Item A/Local X de 20 peças, pois essa combinação aparece em outra contagem. Entretanto, o Item A/local Y com 15 peças aparecerá nessa contagem, pois não está em qualquer outra conta ativa.

O sistema calcula uma quantidade esperada de cada linha. Essa quantidade é a que o sistema acredita estar atualmente no estoque. Isso é calculado quando a contagem for gerada.

Todas as quantidades contadas e esperadas devem ser inseridas na unidade de medida base ou de estoque. Outras unidades de medida não são permitidas.

Estas etapas detalham o processo para realizar uma contagem de estoque:

  1. Gere uma contagem usando 'Gerar contagem de estoque (ICG)'.
  2. Execute a Listagem de contagem de estoque - isso é opcional, dependendo da configuração do campo Números de página de boleto opcional em Contagem de estoque (ICS).
  3. Conte fisicamente o estoque.
  4. Digite as quantidades contadas usando 'Entrada de contagem de estoque (ICE)'.
  5. Se as tolerâncias estiverem sendo usadas, qualquer linha de contagem fora das tolerâncias deverá ser aprovada com 'Entrada de contagem de estoque' para aprovação linha por linha ou 'Aprovação de contagem de estoque - Contabilizar (ICP)' para toda a contagem.
  6. Contabilize as atualizações de contagem, ou seja, gere ordens de movimento para estoques de entrada/baixa para a contabilização de linha por linha ou 'Aprovação de contagem de estoque - Contabilizar (ICP)' para toda a contagem.

A execução de 'Listagem de Contagem de Estoque (REPICL)' é opcional, depende da configuração do campo Números de página de boleto opcional em 'Contagem de estoque’ (ICS):

  • Se for configurado como obrigatório, ao executar a listagem, você verá a página do boleto e os números de linha. Esses números são usados na 'Entrada de contagem de estoque' ao inserir as quantidades contadas.
  • Se estiver definido como opcional, não será necessário saber os números da linha de boleto e da página de boleto. O sistema cria esses números na geração da contagem. Um único número de página de boleto (página número um) é criado. Muitos números de linha de boleto são criados para essa única página de boleto.

Uma linha de contagem somente necessitará de aprovação se as tolerâncias estiverem sendo usadas e uma linha de contagem estiver fora da tolerância. Uma linha está fora de uma tolerância quando a quantidade ou valor esperado difere da quantidade ou valor contado e essa diferença for maior do que a tolerância especificada. Se as tolerâncias não estiverem sendo usadas, então as aprovações não serão necessárias.

Uma contagem pode ser excluída, ou cancelada, usando a ação Limpar conta em Aprovação de contagem de estoque - Contabilizar (ICP). Uma contagem pode somente ser limpa se nenhuma quantidade contada tiver sido inserida.

Para localizar o status de uma conta, ou seja, aberta ou contabilizada/fechada, use a função 'Entrada de contagem de estoque' e a consulta no número de contagem para exibir o status de contagem. Também é possível criar uma central de controle para visualizar essa informação.

As transações não são interrompidas no módulo 'Gerenciamento de Pedido' durante uma contagem. Portanto, saídas ou recebimentos adicionais de estoque feitos desde que a contagem foi gerada necessitam ser controlados. O último recebimento recebido e emitido do estoque, ou seja, atualizado, antes de uma contagem ser gerada está incluído na contagem. Após a contagem ser gerada, qualquer recebimento e saída adicional não são incluídos na contagem.

A Entrada de contagem de estoque depende dos números de página do boleto e números de linha do boleto. Ao imprimir uma listagem de contagem de estoque, o sistema automaticamente cria número de páginas de boleto e número de linhas de boleto para cada linha de contagem. Se uma linha de contagem for exibida na primeira página da listagem, então, será fornecida a página número um do boleto. Se uma linha de contagem for exibida na quarta linha em uma página, será fornecida a linha número quatro de boleto.

Como opção, os números de linha de boleto e de página de boleto podem ser criadas na geração de uma contagem. Isso ocorre na definição do campo Números de página de boleto. Neste caso, há apenas um número de página de boleto que é a página número um. Cada número da linha de boleto será a página número um do boleto.

A pessoa responsável pela contagem conhecerá a página do boleto e o número de linha do boleto, pois eles aparecem na 'Listagem de contagem'. Em seguida, eles são usados na 'Entrada de contagem do estoque' para identificação da linha de contagem.

Uma 'Contagem de estoque' consiste nas linhas de contagem. Internamente, no sistema, cada linha recebe um número de linha de contagem de estoque. Esse número é sequencial e NÃO é redefinido para cada nova conta. Por exemplo, o número de contagem 1 pode consistir em números de 1 a 20; o número de contagem 2 pode consistir em números de linha de 21 a 45; o número do contagem 3 pode consistir em números de linha de 46 a 72 etc.

Cada linha de contagem estará associada a um número de página de boleto e um número de linha de boleto.

Os dados de contagem de estoque podem ser visualizados com uma central de controle de contagem de estoque. Selecione 'Consulta de movimento (MOQ)' do SunSystems para criar os filtros por meio da seleção de IMCDIC e tipos de filtros associados.

A 'Listagem de avaliação de contagem de estoque' pode ser executada a qualquer momento durante o processo de contagem. Essa listagem exibe a maior parte das informações sobre a contagem, incluindo os custos dos itens de entrada ou baixa contábil.

Qualquer definição do razão vinculada a uma ordem de movimento será processada quando uma ordem de movimento for criada. Esse é o único método de criação de uma contabilização do razão da contagem de estoque.

Os números de série não são usados como parte da funcionalidade da contagem de estoque atual.