Reconciliar um total do razão de balancete em uma moeda base gerada

Se você usar Conversão do razão para gerar um valor de moeda novo, por exemplo, moeda base 2, e tiver contabilizado manualmente um lançamento para transferir lucros ou perdas para ganhos retidos, ele pode não balancear na nova moeda gerada quando você produzir um balancete para o novo ano.

O total do razão de balancete na moeda nova gerada é a diferença entre:

  • o lucro ou perda total calculado como o total de cada transação de lucro ou perda convertida individualmente para o ano, em que as transações foram convertidas usando a taxa periódica ou diária para cada transação

e

  • o lucro ou perda total calculado com base na 'transferência de lucro ou perda para lançamento de ganhos retidos' digitada manualmente com a taxa para o período no qual o lançamento foi digitado.

A diferença é calculada por uma combinação de:

  • flutuações nas taxas de câmbio diária ou periódica que foram usadas por Conversão do razão para gerar o valor de moeda nova para cada transação

e

  • o ajuste manual feito para transferir o lucro e a perda para ganhos retidos em um balanço.

Nessa situação, você deve contabilizar um ajuste de lançamento manual para essa diferença, para a conta de lucro e perda e para contas de ganhos retidos do ano anterior, apenas na nova moeda.

Um exemplo

No fim do exercício fiscal, as contas de Lucros e perdas mostram um saldo pendente em uma moeda base para o ano no valor de 59.412.425,15.

No período 13, um lançamento é contabilizado para transferir esse valor de 'lucro', na moeda base, da conta 'Lucros/perdas do ano anterior' para a conta de balanço 'Gastos retidos'. Consulte Transferir lucros e perdas de fim de ano para o balanço.

Conversão do razão é executado para gerar uma moeda base 2 através da moeda base. Ele converte todas as transações contabilizadas para cada período do ano.

Ele calcula um valor total para todas as transações de lucros e perdas, na moeda base 2, de 15.372.595,23. Os valores de moeda base 2 são calculados usando as taxas periódicas para cada transação.

Converte o valor do lançamento de transferência do lucro usando apenas a taxa do período 13 e calcula um valor de 14.912.518,71.

A diferença de 460.076,52 aparece como 'Total do razão' no balancete quando é executado para o período 1 no novo ano financeiro.

Para balancear o balancete na moeda base 2, é necessário contabilizar um lançamento para esse valor apenas na moeda base 2, para as contas de ganhos retidos e lucros e perdas para o ano anterior.