Depreciar os dias ativos no período inicial

O procedimento padrão em SunSystems para calcular a depreciação linear no primeiro período é gerar uma depreciação do período completo. No entanto, você tem a opção de cobrar uma parte da depreciação do período, que se refere ao número de dias no primeiro período para o qual o ativo está efetivo ou "vivo".

No ativo, você determina o número de dias no período inicial e, então, define um número de dias para os quais o ativo esteja efetivo no período. Em outras palavras, você identifica o rateio de dias efetivos para o número total de dias do período. Por exemplo, se você tiver comprado um ativo no dia 20 de abril, que está dentro de um período de trinta dias, poderá cobrar dez dias de depreciação no primeiro período.

Entre o primeiro e o último período da vida do ativo, a depreciação é calculada de forma normal.

O saldo da depreciação restante do primeiro período é contabilizado no período final. Com o exemplo dado anteriormente, dez dias de depreciação seriam cobrados no período um, para um ativo comprado no dia 20 de abril. Os 20 dias finais seriam cobrados no final do período.

Se você inserir um primeiro período e uma porcentagem de depreciação, o último período na vida do ativo é calculado normalmente e um período extra é adicionado. Se você inserir um primeiro período e um período final, será considerado que você levou em conta as duas partes do período.

Nota:  Não é possível usar esse recurso com o método de depreciação linear japonesa.

Consulte Processar o cálculo de depreciação na Ajuda/Guia de usuários financeiros.