Que métodos de depreciação estão disponíveis?

O Registro de ativo fixo do SunSystems fornece seis principais métodos de depreciação e dois métodos avançados, como segue:

Linear

A depreciação é calculada considerando-se que deve ser cobrado o mesmo valor de depreciação em cada período, durante a vida de um ativo. Os ativos têm uma vida de até 100.000 anos.

Quando os períodos inicial e final tiverem sido especificados, a depreciação no período = (Rval / Rlife) x rateio de Regra de periodicidade de depreciação do período.

Quando um período final não for especificado, mas for fornecida uma porcentagem, a porcentagem será usada para calcular um período final. É aplicada a mesma fórmula.

Soma de dígitos

Este método aplica uma fração de redução ao valor restante do ativo.

Depreciação no período = ( Rval * Rlife )/ Slife.

Saldo decrescente

Com este método, é usada uma porcentagem constante para calcular a depreciação no valor de tabela reduzido do ativo.

Depreciação no período = Rval * Dp% /Períodos por ano.

Manual

A depreciação no período é contabilizada manualmente usando a Entrada do razão ou a Importação do razão. O indicador de ativo 'Depreciação' precisa ser usado para assegurar que a transação atualize os valores de depreciação acumulada para o ativo.

Tabela de depreciação

A depreciação é contabilizada de acordo com as Tabelas de depreciação. A tabela determina as porcentagens a serem aplicadas para cada ano de vida útil do ativo.

Japonês

Depreciação no período = Erv/ Erl

Usa o mesmo cálculo de 'Linear' para vida normal e 'Erv/Erl' para vida estendida.

O método de depreciação de um ativo é definido nos Registros de ativo (FAS) e os valores de depreciação são calculados periodicamente pela função Cálculo de depreciação (FDC).

Você pode determinar como o cálculo de depreciação trata um valor de ativo final registrado para o ativo, e como ele calcula a depreciação no primeiro período de depreciação.

Os ativos podem ser mantidos em até três moedas: moeda base, moeda de transação e moeda base 2/de reporte. Os diferentes cálculos de depreciação e/ou porcentagens podem ser usados para calcular a depreciação na moeda base, moeda de transação e moeda base 2/reporte.

Depreciação avançada

'Depreciação avançada' é um dos elementos de depreciação avançada. Se você estiver usando a depreciação linear, poderá multiplicar o valor de depreciação comum por um fator durante os anos selecionados da vida útil do ativo. Tanto o fator de multiplicação como o período em anos ao qual se aplica a depreciação avançada são definidos em cada registro de ativo por meio da função Registros de ativo. Se você executar a função Cálculo de depreciação avançada (FAA) no último período do ano, os valores de depreciação avançada serão contabilizados em contas separadas, também definidas nos Registros de ativo.

Depreciação reduzida

'Depreciação reduzida' é um dos elementos de depreciação avançada. Se você estiver usando a depreciação linear, poderá especificar uma porcentagem na qual o valor de depreciação padrão de um ativo deve ser reduzido para um ano específico. A porcentagem de redução é registrada no registro de ativo na opção Registros de ativo. Se você executar a função Cálculo de depreciação reduzida de ativo (FAR) no último período do ano, os valores de depreciação reduzida serão contabilizados nas contas de depreciação padrão do ativo.

Em qualquer ano, para um ativo específico, é possível usar a depreciação avançada ou a reduzida, jamais as duas no mesmo ano. Não é preciso usar qualquer uma das duas.