Como o valor do ativo final é tratado?

A configuração Excluir valor final do cálculo em Configuração do razão (LES) determina como o valor do ativo final que pode ser mantido para um ativo é tratado nos cálculos de depreciação.

Se a opção Excluir valor final do cálculo não for definida na 'Configuração do razão', por default o valor final será usado como a linha de base abaixo da qual a depreciação não será calculada. Em outras palavras, o cálculo de depreciação se baseia no valor bruto inteiro, mas para quando o valor final é alcançado. A transação de depreciação final é ajustada para assegurar que o valor líquido de tabela seja igual ao valor final.

Se essa opção não estiver definida, o sistema deduzirá o valor final do valor bruto antes de calcular a depreciação. Em outras palavras, o cálculo de depreciação se baseia na diferença entre o valor bruto e o valor final.

Este método de tratar valores finais se aplica aos seguintes métodos de depreciação:

  • Linear
  • Soma de dígitos
  • Saldo decrescente

É possível reverter a seleção default definida na Configuração do razão para um ativo específico. Para isso, selecione o campo Cálculo do valor final em Registros de ativo (FAS) e Detalhes de orçamentos de ativo (FAB).

Nota:  A substituição também funciona de forma inversa, pois você pode deixar o campo Excluir valor final do cálculo em branco e substituir essa configuração nos ativos individuais.

Usar os valores finais em cálculos de depreciação linear japonesa

Se você estiver usando a Depreciação linear japonesa, será possível inserir dois valores finais nos Registros de ativo. Um valor final é usado para determinar o encargo de depreciação anual. O outro é o valor em que a depreciação continuará a ser contabilizada. Esse valor não pode ser maior que o outro valor final.

Nota:  O método de depreciação linear japonesa ignora a seleção de Excluir valor final do cálculo em Configuração do razão.