Dividir transações vinculadas

Um dos requisitos de um Razão do corretor em um ambiente Pagar como pago é liberar transações para pagamento somente quando o valor em dinheiro correspondente tiver sido recebido dos terceiros relevantes. Por exemplo, para pagar somente a um subescritor um valor devido por uma nova diretiva, uma vez que o prêmio tenha sido pago pelo cliente.

Para isso, o Financeiro usa uma referência intratransação para identificar o conjunto de transações do razão que formam uma transação de negócios específica (indenização ou prêmio). Essa referência é mantida em cada transação do razão no grupo no campo Referência de vínculo 2.

O princípio 'Pagar como pago' deve ser aplicado se uma transação dentro de um conjunto vinculado de transações for dividido. Quando uma das transações vinculadas é dividida, as transações restantes no conjunto são divididas automaticamente na mesma proporção. Por exemplo, se um cliente pagar somente a metade de um prêmio pendente, a contabilização do prêmio será dividida manualmente para refletir isso. Quando a divisão for contabilizada, o sistema dividirá automaticamente o subescritor correspondente e as transações de comissão na mesma proporção, ou seja, pela metade.

Em alguns casos, nem todas as transações vinculadas são divididas, ou as transações vinculadas são agrupadas antes de serem divididas.

Consulte Exceções de divisão de transações vinculadas abaixo.

Se, subsequentemente, uma das transações divididas for dividida novamente, o sistema dividirá as transações relacionadas da mesma maneira. Para isso, ele atribui uma referência de vínculo de divisão a cada conjunto de transações divididas para permitir que sejam agrupadas para maiores processamentos, se necessário.

Esse processamento é melhor ilustrado usando um exemplo. Cores diferentes serão usadas para identificar as transações e vínculos relacionados.

Fase 1: Um novo prêmio é vendido, resultando na seguinte contabilização de lançamento nova. Todas as transações no lançamento têm a mesma referência de transação e referência de intratransação.

Referência de transação Conta Valor Referência de intratransação (Referência de vínculo 2) Referência de vínculo dividido
ABC Terceiro 100 DR 1  
ABC Subscritor  90 CR 1  
ABC Comissão  10 CR 1  

Fase 2: O cliente para somente GBP 50 do prêmio pendente e isso é contabilizado na conta do cliente usando Entrada do razão. A mesma referência de vínculo intratransação é atribuída à contabilização em dinheiro.

Referência de transação Conta Valor Referência de intratransação (Referência de vínculo 2) Referência de vínculo dividido
ABC Terceiro 50 CR 1  

Fase 3: A contabilização de prêmio de cliente original é dividida em Alocação de conta para registrar o pagamento parcial, resultando no seguinte conjunto novo de transações na conta do cliente. Uma referência de vínculo dividido é atribuída a cada transação dividida.

Referência de transação Conta Valor Referência de intratransação (Referência de vínculo 2) Referência de vínculo dividido
ABC Terceiro 50 DR 1 1
ABC Terceiro 50 DR 1 2

Fase 4: O sistema divide automaticamente as outras contabilizações com a mesma referência de transação/referência de intratransação. A referência de vínculo dividido adequada é atribuída a cada transação dividida para agrupar cada grupo de transações divididas relacionadas.

Referência de transação Conta Valor Referência de intratransação (Referência de vínculo 2) Referência de vínculo dividido
ABC Subscritor 45 CR 1 1
ABC Subscritor 45 CR 1 2
ABC Comissão  5 CR 1 1
ABC Comissão  5 CR 1 2

Fase 5: O recebimento em dinheiro do cliente é conciliado com o prêmio pendente.

Referência de transação Conta Valor Referência de intratransação (Referência de vínculo 2) Referência de vínculo dividido Marcador de alocação
ABC Terceiro 50 DR 1 1 Alocado(a)
ABC Terceiro 50 DR 1 2 Não alocado
ABC Terceiro 50 CR 1   Alocado(a)

Exceções de divisão de transações vinculadas

Em geral, quando uma transação é dividida, o sistema divide automaticamente qualquer transação que contenha o mesmo vínculo intratransação na mesma proporção. No entanto, há algumas exceções a essa regra, da seguinte forma:

  • Qualquer transação vinculada que tiver sido conciliada completamente e marcada como Taxa real não é dividida.
  • Qualquer contabilização de reavaliação que contenha a mesma referência de vínculo intratransação é acumulada pelo 'Marcador de alocação' e somente o total por 'Marcador de alocação' é dividido. O 'Marcador de alocação' nas contabilizações de reavaliação são considerados a partir das transações reavaliadas.

O tipo de conta agência/corretor na transação dividida original e em cada transação vinculada também determina se as transações vinculadas são divididas ou não.

Tipo de conta agência/corretor em transações divididas Processamento da divisão
Terceiro Dividir todas as transações vinculadas, independentemente do tipo de conta agência/corretor'.
Transportadora Dividir todas as transações vinculadas, independentemente do tipo de conta agência/corretor'.
Outro Se houver transações vinculadas os tipos de conta 'Terceiro' E 'Transportadora', não dividir nenhuma dessas transações vinculadas.

Se houver transações vinculadas para o terceiro mas não para a transportadora, dividir qualquer transação vinculada de terceiro.

Se houver transações vinculadas para a transportadora mas não para o terceiro, dividir qualquer transação vinculada da transportadora.

Se não houver transações vinculadas para o terceiro ou para transportadora, dividir estas transações vinculadas (para tipos de contas 'Outra' e 'Nominal').

Nominal Não dividir nenhuma transação vinculada.