Usar a reavaliação com a opção 'Reavaliar até taxa real' definida
Reavaliação do razão calcula a perda ou ganho de câmbio não realizado para transações selecionadas, reavaliando as transações na taxa de câmbio atual. Quando uma transação tiver sido paga e/ou conciliada, uma taxa de câmbio fixa será aplicada à transação e uma perda ou ganho de câmbio não realizado será calculado pelo processo de pagamento ou conciliação. Essas transações não precisam mais ser reavaliadas. Portanto, Reavaliação do razão geralmente apenas reavalia transações 'abertas' e exclui transações com qualquer dos seguintes marcadores de alocação: Alocado, Pago, Reconciliado ou Correção. É possível também excluir transações do processo de reavaliação:
- Para uma conta, definindo a opção Suprimir reavaliação para a conta em Plano de contas (COA)
- Para um tipo de lançamento, definindo a opção Excluir de reavaliação para o tipo de lançamento em Tipos de lançamento (JNT).
A opção Reavaliar até taxa real que pode ser definida em Configuração do razão (LES) altera o modo como a reavaliação do razão seleciona as transações para reavaliação. Ela usa o sinalizador 'Taxa real' definido para cada transação a fim de determinar se a transação deverá ou não ser reavaliada.
Um dos três sinalizadores de taxa real pode ser definido em uma transação para identificar o tipo de taxa de câmbio existente entre a moeda de transação e a quarta moeda:
- Taxa normal - indica que a transação faz referência a uma taxa de moeda que pode ser reavaliada usando a 'Reavaliação do razão'.
- Taxa real - indica que a transação contém uma taxa de câmbio fixa e a transação não deve ser reavaliada.
- Taxa avançada - indica que a transação contém uma taxa futura fixa de câmbio.
Por exemplo, quando uma fatura é paga na quarta moeda, a taxa de câmbio aplicada no momento do pagamento é uma taxa fixa e o sinalizador de taxa real é definido apropriadamente.