Consolidar transações de reavaliação
A Reavaliação do razão pode gerar uma contabilização de ajuste de reavaliação para cada transação que ela reavaliar, caso a reavaliação venha a apurar uma diferença entre o valor original e valor revisado da moeda de destino.
No nível mais detalhado, a transação de reavaliação contabiliza essa diferença para a conta referida na transação e contém todos os dados da transação original, como os códigos de análise, códigos de ativos, indicador de ativo etc.
Caso esteja reavaliando um grande número de transações, isso poderá gerar um número igualmente grande de contabilizações de conta adicionais. Para restringir o número de transações de reavaliação geradas, você pode consolidar as transações escolhidas para reavaliação e produzir ganhos/perdas consolidados ou contabilização de ajustes de balanceamento.
É possível consolidar as transações de reavaliação por:
- Período (para tipos de conta de clientes, de fornecedores e de terceiros, ou de balanços), para produzir, por exemplo, uma contabilização de ganhos ou perdas para todas as transações independentemente do período de contabilização. Ou seja, a contabilização consolidada da reavaliação não é separada por período.
- Dimensão de análise, para produzir, por exemplo, uma única contabilização de ganhos ou perdas com resumo de todas as transações independentemente de seus códigos de análise naquela dimensão. Ou seja, a contabilização consolidada da reavaliação não é separada pelos códigos de análise das dimensões especificadas.
- Ativos, para produzir, por exemplo, uma única contabilização de ganhos ou perdas para todos os ativos. Ou seja, a contabilização consolidada da reavaliação não é separada por código de ativo.
Além disso, você pode consolidar as transações de reavaliação para contas por tipo de conta. Isso produz uma única contabilização de reavaliação para cada tipo de conta, para cada moeda.
Use Perfis de reavaliação do razão (LEP) para definir as regras de consolidação da reavaliação.
Consolidar por dimensão de análise
Se você consolidar por dimensão de análise 1, os diferentes códigos de dimensão de análise 1 serão ignorados pela Reavaliação do razão nas transações reavaliadas. Isso ainda consolida as transações por conta e por moeda dentro da conta e contabiliza transações separadas para quaisquer outros códigos de dimensão de análise.
Consolidar em base um para um, aplicando-se referências de vínculo de reavaliação
A opção 'Consolidar um para um' permite que a contabilização de diferenças de reavaliação seja calculada e contabilizada no nível mais detalhado de transação. Ela também permite que cada contabilização de diferença de reavaliação seja associada à sua transação "reavaliada" de origem.
Quando a contabilização da diferença de reavaliação é gerada, uma única referência de 'Vínculo de reavaliação do razão' é atribuída à transação de origem e à nova contabilização da diferença da reavaliação.
Ao selecionar a opção 'Consolidar' em reavaliações subsequentes, a 'Reavaliação do razão' utiliza 'Referência de vínculo de reavaliação' para agrupar as contabilizações de origem e de reavaliação e as reavalia como um todo, e não como transações separadas.
A nova contabilização de reavaliação contém as mesmas informações que a contabilização de origem, com exceção do tipo de lançamento, origem de lançamento, número do lançamento, número da linha de lançamento, data da transação, data de vencimento e marcador de débito/crédito.