Como as diferenças de reavaliação são contabilizadas?

Reavaliação do razão reavalia uma moeda em relação à outra, em um grupo de transações. Para a moeda reavaliada, calcula também a diferença entre o valor reavaliado e o original em cada transação. Reavaliação do razão pode, opcionalmente, contabilizar essa diferença de reavaliação no razão.

Essa diferença de reavaliação é um ganho ou perda de moeda não realizado ou um ajuste de balanceamento. Se você estiver reavaliando uma moeda de transação (valor 2 ou valor 4) em relação a outra moeda, a diferença refletirá os ganhos ou perdas de moeda não realizados.

Alternativamente, se você estiver reavaliando entre as moedas base e base 2/reporte, a diferença será um ajuste de balanceamento resultante de um erro de arredondamento.

Que contabilizações são geradas?

As diferenças de reavaliação podem ser contabilizadas como contabilizações de reavaliação detalhadas ou consolidadas.

Em um extremo, Reavaliação do razão pode contabilizar uma transação de reavaliação por conta para cada combinação de código de análise, moeda e ativo, em cada período. Em outro extremo, pode efetuar uma única contabilização de reavaliação para cada moeda, para cada razão, por ano.

Contabilizações diferentes são geradas para contabilizações de ganhos/perdas não realizados e contabilizações de ajustes de balanceamento.

O efeito cumulativo de reavaliações anteriores também é levado em conta. Para minimizar o número de transações com risco de passar da conta de ganhos para a conta de perdas é possível executar a Reavaliação do razão a cada trimestre ou ano, ou executar os processos de ganho e perda separadamente em vez de usar os ganhos e perdas contabilizados separadamente em uma Reavaliação do razão combinada.

Contabilizações de ganhos/perdas não realizados

Se você escolher contabilizar transações de ganhos ou perdas de reavaliação detalhadas, Reavaliação do razão irá gerar contabilizações para as seguintes contas:

  • a conta na transação reavaliada para a(s) diferença(s) de reavaliação calculada(s) para a transação
  • as contas de líquido não realizado ou perdas e ganhos não realizados, para o total de todos os ganhos ou perdas ou os ganhos/perdas líquidos.

As contas de ganhos e perdas não realizadas podem ser especificadas em Configuração de códigos de moeda (CNC) ou em Taxa de moeda por período (CNP). Se as contas não tiverem sido especificadas em uma dessas áreas, elas serão determinadas pelas suas especificações em Perfis de reavaliação do razão (LEP). Não selecione uma conta memo.

O método usado para contabilizar ganhos e perdas é determinado pelo campo Regra de contabilização de ganhos/perdas de câmbio, em Configuração do razão (LES). Esse campo controla os campos de conta de ganhos e perdas não realizados que aparecem em Reavaliação do razão.

Se você escolher consolidar as transações de reavaliação por várias contas, por exemplo, por tipo de conta, as contabilizações serão feitas na conta de perdas consolidadas ou ganhos consolidados, em vez de nas contas de transação individuais.

Nota:  Se as contabilizações de reavaliação forem geradas em detalhes e as transações para uma única conta contiverem mais de 2.000 combinações diferentes de códigos de análise, códigos de moeda, códigos de ativo e indicador de ativo, mais de uma transação de reavaliação poderá ser gerada para cada combinação.

Contabilizações de ajuste de balanceamento

Se você escolher contabilizar transações de ajuste de balanceamento detalhadas, Reavaliação do razão irá gerar contabilizações nas seguintes contas:

  • a conta na transação reavaliada para a(s) diferença(s) de reavaliação calculada(s) para a transação
  • a conta de balanceamento especificada para a moeda de destino escolhida em Configuração de unidade de negócios.

Se você escolher consolidar as transações de reavaliação por várias contas, por exemplo, por tipo de conta, as contabilizações serão feitas na conta de perdas consolidadas ou ganhos consolidados, em vez de nas contas de transação individuais.