Quando um lançamento está balanceado

Um lançamento pode apenas ser contabilizado no Financeiro quando está balanceado.

Um lançamento está balanceado quando:

  • os valores de crédito e débito nas transações de lançamento são balanceados na moeda base. Consulte Balancear um lançamento na moeda base.
  • os valores de crédito e débito nas transações de lançamento são balanceados para cada período contábil.

Em um ambiente multimoeda, um lançamento pode também ser forçado a balancear em todos ou alguns dos valores adicionais de moeda que estão em uso na unidade de negócios. Os valores adicionais de moeda são moeda de transação (valor 2), moeda base 2/reporte (valor 3) e quarta moeda (valor 4). Isso é determinado pelas regras de balanceamento definidas na Configuração de unidade de negócios. Consulte Balancear um lançamento em multimoeda.

Opcionalmente, um lançamento pode ter também que ser balanceado por um dos seguintes meios, dependendo da opção Balancear por em Configuração do razão (LES) ou Importação do razão (LIM):

  • referência de transação
  • qualquer uma das dez dimensões de análise de transação
  • data de transação ('Importação do razão' somente)
Nota: Uma exceção a essas regras de balanceamento se aplica à contabilização de lançamentos em contas memo, que não necessitam balancear, e regras ligeiramente diferentes se aplicam à contabilização de lançamentos transitórios.

As regras de balanceamento de lançamento, estabelecidas em Configuração de unidade de negócios, determinam:

  • se os valores de moeda base podem ser balanceados automaticamente.
  • as contas de ajuste de balanceamento, ou temporárias.
  • o maior valor de balanceamento permitido.
  • quais dos valores de moeda precisam de balanceamento e como precisam ser balanceados.

Essas regras se aplicam aos lançamentos inseridos usando Entrada do razão ou Importação do razão. Se um lançamento não balancear, ele não poderá ser contabilizado em Entrada do razão nem importado em Importação do razão.

Nota:  A Importação do razão pode opcionalmente forçar lançamentos a balancear, contabilizando erros em uma conta temporária. Consulte a seção Lidar com erros na importação do razão na Ajuda/Guia de usuários financeiros.

Forçar linhas de lançamento selecionadas a balancear

Você pode estender as regras de balanceamento de lançamento assegurando que todas as linhas de lançamento que façam referência a um campo selecionado balanceiem. Para isso, selecione um dos seguintes campos de referência na opção Balancear por em Configuração do razão (LES) ou Importação do razão (LIM):

  • Referência de transação
  • Dimensões de análise de transação do razão, 1 a 10
  • Data de transação ('Importação do razão' somente)

Por exemplo, se a opção Balancear por for Data de transação, o sistema verificará se todas as linhas de lançamento que fazem referência à mesma data de transação balanceiam.

Você pode definir a opção Balancear por substituição em Configuração do razão (LES) para permitir que o usuário substitua essa verificação, se necessário. Por exemplo, para que apenas o usuário saiba que o lançamento não balanceia por 'Data de transação', em vez de forçar o lançamento a balancear desse modo.

Nota:  Essa opção faz com que o arquivo de Importação do razão seja classificado antes do processamento e pode, portanto, ter um efeito negativo no tempo de processamento de uma importação do razão.

Gerar automaticamente linhas de balanceamento em 'Entrada do razão'

As linhas de lançamento balanceadas geradas pelo sistema podem ser geradas para Valor 1, Valor 3 e Valor 4, definindo as respectivas opções de Balanceamento de valor de moeda como Automático em Configuração de unidade de negócios.

Nota: As linhas de balanceamento não podem ser automaticamente geradas para o Valor 2 (moeda de transação), mas é possível verificar se ele balanceia definindo a opção Balanceamento de valor de moeda como Manual.

Ao definir a opção Balanceamento da referência de transação para entrada na guia Regras de transação da Configuração do razão (LES), o balanceamento será executado na Entrada do razão (LEN) por meio da referência de transação desses valores (1, 3 ou 4) especificada como Automática em Configuração de unidade de negócios. Em outras palavras, as linhas balanceadas serão geradas se o lançamento não for balanceado pela referência de transação. Não é necessário criar uma regra de negócios para essa opção.

Caso queira que Entrada do razão' (LEN) balanceie através de um dos campos disponíveis diferentes da referência de transação (por exemplo, por meio de uma das dimensões de análise do razão), selecione o campo desejado na opção Balancear por em Configuração do razão (LES).

É possível gerar dois níveis de linhas de balanceamento na Entrada do razão' (LEN): por referência de transação e por um outro campo (por exemplo: análise do razão 7). Para isso, selecione o campo desejado em Configuração do razão (LES), na opção Balancear por, e defina a opção Balanceamento da referência de transação para entrada. Para gerar esses dois níveis de linhas de balanceamento com êxito, crie também a regra de negócios acima descrita.

Exemplo:

A seguinte tabela mostra uma entrada de lançamento de quatro linhas, desbalanceada no Valor 3 tanto por meio de referência de transação quanto pela análise do razão 7. Cinco linhas de balanceamento automático são geradas, conforme descrito na coluna 'Comentários':

Código da conta Valor base Débito/crédito Montante de valor 3 Referência de transação Análise do razão 7 Comentários
101BOA31 200 D 100 BALTEST1 A10 Linha 1 da Entrada do razão
101BOA32 200 C 95 BALTEST1 A10 Linha 2 da Entrada do razão
101BOA31 200 D 100 BALTEST2 B12 Linha 3 da Entrada do razão
101BOA32 200 C 95 BALTEST2 B12 Linha 4 da Entrada do razão
751FX 0 C 5 BALTEST1   Linha gerada para balancear a referência de transação BALTEST1
751FX 0 C 5 BALTEST2   Linha gerada para balancear a referência de transação BALTEST2
751FX 0 C 5 Transação de balanceamento do sistema A10 Linha gerada para balancear a análise do razão 7 Código A10
751FX 0 C 5 Transação de balanceamento do sistema B12 Linha gerada para balancear a análise do razão 7 Código B12
999 0 D 10 Transação de balanceamento do sistema   Linha gerada para balancear o lançamento
Nota: Para que o exemplo acima funcione, a opção Balanceamento de valor de moeda precisa estar definida como Automático na guia Valor 3 de Configuração de unidade de negócios.

Caso deseje validar o balanço do lançamento por meio de um dos campos disponíveis, sem gerar linhas de balanceamento automaticamente, faça-o para o valor 1, 2 ou 4, definindo as opções Balanceamento de valor de moeda como Manual em Configuração de unidade de negócios. O balanceamento manual não é possível para 'Valor 3' da moeda.

Definir automaticamente os códigos de análise nas linhas de balanceamento

Para assegurar que as linhas de balanceamento geradas pelo sistema incluam os códigos de análise necessários, configure uma regra de negócios adicional, conforme demonstrado no exemplo a seguir. Nesse exemplo, a análise do razão 1 está definida como valor 8605 nas linhas de balanceamento geradas automaticamente que, de outra forma não disporiam de código para a análise do razão 1 quando o lançamento fosse contabilizado.

Perfil do evento (EVP):

IF ID da função = Entrada do razão

IF Ponto de chamada = 00003 Cada linha de lançamento contabilizada

Conjunto de regras (RST):

IF Análise do razão 1 = SPACE Y

SET Análise do razão 1 8605 X

A palavra 'SPACE' é selecionada nas palavras-chave, e é usada para testar os campos nulos ou em branco; nesse caso, testa a ausência de um código em Análise do razão 1. Para obter mais informações, consulte Conhecer as instruções de condição na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.

Para obter mais informações sobre a configuração de Perfis de eventos e Conjuntos de regras, consulte Uso de regras de negócios - Aspectos gerais na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.