O que é o recurso 'Autorização'?

O Financeiro do SunSystems inclui um recurso de controle de autorização opcional. Ele assegura que as transações selecionadas sejam autorizadas para determinados tipos de processamento. Por exemplo, a autorização pode ser necessária para:

  • contabilizar um lançamento em determinadas contas confidenciais
  • gerar um pagamento em um limite predefinido.
Nota: 
  • Não confunda os recursos de Autorização do Financeiro com os recursos de Aprovação no Gerenciamento de Pedidos.
  • A autorização não tem como função executar uma funcionalidade de fluxo de trabalho nem ser usada como uma trilha de auditoria para rastrear transações autorizadas ou rejeitadas.

A configuração de Autorização do Financeiro está descrita em detalhes em Passos necessários para configurar a autorização. Um exemplo de cenário de autorização também está fornecido para demonstrar um possível uso e configuração de autorizações.

A autorização pode se aplicar às transações selecionadas em qualquer dos seguintes processos do Financeiro:

  • Importação/Entrada do razão
  • Conciliação/Alocações
  • Pagamentos.

A autorização é permitida somente no Razão A. Somente algumas transações exigem autorização. Isso depende dos detalhes de transação e do processo. Depende também dos filtros que você configura e atribui às fases de autorização.

Fases de autorização e grupos de usuários

Fases ou níveis diferentes de autorização podem ser definidos para os processos do Financeiro identificados acima, e mais de um nível de autorização poderá se aplicar a algumas transações. Consulte Definir fases de autorização.

Um grupo de autorizadores válidos, chamado de grupo de usuários, é atribuído para cada fase de autorização. Qualquer membro do grupo de autorização está apto para aprovar as transações, desde que o total esteja dentro de seu limite de autorização. Consulte Configurar grupos de usuários.

A Bandeja de entrada de autorizações relaciona todos os conjuntos que aguardam autorização de um determinado autorizador. Quando um membro do grupo de usuários seleciona um conjunto de autorização da bandeja, o conjunto é 'extraído' para autorização. Isso evita que qualquer outro membro do grupo tente autorizar simultaneamente o mesmo conjunto.

Nota: Os autorizadores não são alertados quando há novas transações aguardando a autorização deles. Por isso, eles precisam verificar com frequência a bandeja de entrada de autorizações.

Status da autorização

Cada lote de transações que requer autorização é colocado em um conjunto de alocação e recebe um status de autorização. O status de autorização identifica o ponto que o lote alcançou no processo de autorização. Ele é definido e atualizado automaticamente pelo sistema.

Um conjunto de autorização tem um dos seguintes códigos de status de autorização:

  • Aguardando autorização
  • Concluído
  • Rejeitado.

A Bandeja de entrada de originadores de autorização apresenta a lista de todos os conjuntos de autorização que foram criados por um determinado operador. Dessa forma, os usuários podem ver o status de todas as transações geradas que exigem autorização. Quando um conjunto de autorização é exibido como rejeitado, é possível excluí-lo ou rechamá-lo para modificação na Entrada do razão, ou enviá-lo novamente para autorização. Os conjuntos de autorização que tiverem sido autorizados e contabilizados também serão exibidos, porém com o status de autorização 'Concluído'. É possível excluí-los, mas as transações propriamente ditas não são excluídas do razão. Somente os conjuntos de autorização são removidos da bandeja de entrada de originadores.

Nota: Os originadores não são alertados quando as transações são autorizadas ou rejeitadas. Por isso, eles precisam verificar com frequência a bandeja de entrada de originadores.

Conjuntos de autorização

Um conjunto de transações que requer autorização sempre passa pelo processo de autorização como um conjunto de autorização. Ele é sempre autorizado ou rejeitado como um todo. Dessa forma, mesmo que apenas uma das transações do conjunto não possa ser autorizada, o conjunto inteiro de autorização será rejeitado. Isso impede que diferentes transações do conjunto de autorização fiquem em fases diferentes do processo de autorização.

Processar transações autorizadas

Quando o conjunto de transações é autorizado na última fase de autorização da cadeia, o status de todas as transações é definido como 'Autorização concedida'. O status do conjunto de autorização é definido como 'Concluído'.

O próximo processamento que ocorrer dependerá da função que dispara o requisito de autorização. Esse é o tipo de fase definido nas fases de autorização. Em geral, o processamento é concluído e as transações são contabilizadas ou atualizadas. Por exemplo:

  • Se as transações forem selecionadas para pagamento, quando estiverem plenamente autorizadas, o pagamento bancário de fornecedor será automaticamente concluído.
  • Se as transações forem lançamentos retidos por Entrada do razão ou Importação do razão, quando estiverem plenamente autorizadas, serão contabilizadas de forma automática (desde que continuem balanceadas).
  • Se as transações forem para autorização por um processo de conciliação, por exemplo, alocações de conta, quando estiverem plenamente autorizadas, o processo de conciliação será executado de forma automática e a alocação das transações será concluída.

É possível executar manualmente os Documentos de pagamento (PYD) para um Pagamento bancário de fornecedor que tenha sido autorizado e contabilizado. Os descontos aplicados são incluídos nos documentos de pagamento.