Escolher códigos de conta para valores de imposto
Quando o recurso de cálculo de imposto automático é usado e um código de imposto é digitado em uma transação em Entrada do razão (LEN), o montante de imposto sobre o valor da transação é calculado automaticamente usando-se os detalhes de impostos definidos para o código de imposto em Detalhes de imposto (TXD).
Você pode identificar as contas do razão para as quais o montante de imposto sobre a transação deve ser contabilizado através de Detalhes do imposto (TXD). Dois tipos de contas podem ser identificados: contas de imposto de entrada e contas de imposto de saída.
O uso da conta de entrada/saída é determinado pela configuração de Tipo de imposto em Tipos de lançamento (JNT). Se o campo for definido como 'Entrada', as contas de imposto de entrada serão usadas para esse tipo de lançamento. Se o campo for definido como Saída, as contas de imposto de saída serão usadas para esse tipo de lançamento.
O montante de imposto sobre um valor de desconto de pagamento gerado em contas de fornecedor/a pagar e em transações de compra (crédito) em contas de clientes também é definido no 'Código de conta de imposto de entrada 1'. Se o imposto precisar ser distribuído em duas contas, o montante de imposto também será definido no 'Código de conta de imposto de entrada 2'.
O montante de imposto sobre um valor de desconto de pagamento gerado em contas de cliente/a receber e em transações de venda (débito) em contas de clientes é definido no 'Código de conta de imposto de saída 1'. Se o imposto precisar ser distribuído em duas contas, o montante de imposto também é definido no 'Código de conta de imposto de saída 2'.
Os valores de impostos e os valores líquido e bruto correspondentes podem ser exibidos em Relatórios de impostos.
Contabilizar impostos para mesma conta que a linha que gera o cálculo de imposto
Caso queira que o imposto calculado automaticamente seja contabilizado na mesma conta que a da linha de lançamento que gerou o imposto para certo código de imposto, siga esta configuração:
- Na guia Imposto automático de Tipos de lançamento (JNT), defina Cálculo automático de imposto como Sim. Na mesma guia, defina as opções para Calcular impostos de. Por exemplo, para usar esse tipo de lançamento para gerar imposto automaticamente em uma linha de conta de gastos, defina a opção Lucro e perda como Líquido.
- Em Códigos de análise (ANC), crie o código em sua dimensão de análise de imposto ou VAT conforme apropriado.
- Em Detalhes de impostos (TXD), crie o mesmo código de imposto que no Passo 2. Na janela 'Imposto', especifique '**********' (dez asteriscos) no 'Código de conta 1', deixando o percentual como 0,00%.
Ao digitar os dez asteriscos em lugar de um código de conta específico, você configura o código de imposto a ser utilizado em qualquer conta que seja digitada na linha de lançamento, gerando o cálculo de imposto. Por exemplo, utilize essa configuração para contabilizar o imposto calculado em uma linha de despesa para a mesma conta de despesa. Isso funciona tanto para o imposto de entrada como para o de saída.