Conhecer o recurso de cálculo automático de imposto
O recurso de cálculo automático de imposto do SunSystems estará disponível apenas se a dimensão de análise de imposto for identificada em Configuração do razão (LES). Esse recurso pode executar automaticamente cálculos de impostos, contabilizar valores de impostos nas contas especificadas e anexar informações sobre impostos às transações.
O campo Dimensão de análise de imposto em Configuração do razão permite indicar a dimensão de análise a ser usada para registrar um código de imposto em uma transação. A dimensão escolhida precisa ter sido definida usando a Dimensões de análise (AND) e atribuída à entidade de transações do razão usando a Estrutura de análise (AND).
É possível configurar vários de códigos de imposto diferentes para essa dimensão usando Códigos de análise (ANC).
Depois de criar os códigos de imposto, você poderá inserir os detalhes adicionais de imposto exigidos pelo recurso de imposto automático usando Detalhes de imposto (TXD). Por exemplo, defina a taxa de imposto e as contas de imposto de entrada e saída.
Os cálculos de imposto são executados apenas para tipos de lançamento com a opção Cálculo automático de imposto definida como Sim em Tipos de lançamento (JNT). Consulte Conhecer os detalhes de imposto automático em tipos de lançamento.
A taxa de imposto é aplicada a transações na Entrada do razão (LEN) ou Importação do razão (LIN), digitando o código de imposto apropriado na dimensão de análise de imposto de transação. A taxa associada ao código de imposto é usada para calcular o valor do imposto da transação.
A taxa pode também ser aplicada aos cálculos de desconto de liquidação. A parte de imposto de um valor de desconto de liquidação é identificada e gravada nas contas de imposto apropriadas.
Calcular o imposto sobre desconto de liquidação
O imposto sobre desconto de liquidação pode ser calculado e contabilizado automaticamente pelas seguintes funções do SunSystems:
- Alocação on-line de Entrada do razão (LEN)
- Alocações de conta (ACA)
- Cobrança bancária de cliente (PYC)
- Pagamento bancário de fornecedor (PYR)
- Conciliação automática (TRM).