Conhecer os números de sequência de transação

Os números de sequência de transação podem ser definidos e automaticamente atribuídos a transações no momento em que elas são contabilizadas no Financeiro. Uma data de registro também pode ser automaticamente atribuída às transações ao mesmo tempo que a sequência de transação, se necessário.

Nota: 
Nota: É possível também atribuir tipos diferentes de números de sequência automaticamente a transações desta forma:

- número de sequência de livro diário, quando é impresso em uma listagem de livro diário definitiva

- número de comprovante, quando inserir os detalhes do lançamento ou ao contabilizar o lançamento.

O número de sequência atribuído a cada transação é armazenado na dimensão de análise identificada como Dimensão de transações em Configuração do razão (LES).

Conhecer os números de sequência

Um número de sequência de transação consiste em duas partes: um código de número de sequência seguido por um número de sequência.

Por exemplo, os seguintes números de sequência de transação podem ser atribuídos a transações consecutivas de recebimento de dinheiro: CRJ1, CRJ2 e CRJ3. Nesse caso, CRJ é o código de número de sequência e os números 1, 2, 3 são os números de sequência.

Os códigos de número de sequência e seus requisitos de numeração são definidos usando as Sequências do razão (LEQ).

Códigos de número de sequência

Um código de número de sequência identifica um conjunto de números de sequência de transação. Conjuntos separados de números de sequência de transação podem ser gerados e atribuídos a diferentes tipos de transações. Por exemplo, você pode atribuir um conjunto de números para transações de recebimento de dinheiro e um outro conjunto para lançamentos de reavaliação do razão.

O código de número de sequência pode ter até cinco caracteres.

Números de sequência

A parte do número sequencial da sequência de transação completa atribuída a uma transação é determinada pela opção Atualizar sequência na sequências do razão. As seguintes opções estão disponíveis:

  • Manual - força o usuário a atribuir o número manualmente para cada nova transação.
  • Automática - atualiza e atribui o próximo número de sequência automaticamente a cada nova transação (o número anterior usado é retido na dimensão de transação).
  • Entrada - atualiza e atribui o próximo número sequencial automaticamente, mas também exibe o número durante a Entrada do razão. Isso permite copiar o número no documento de origem para fins de referência cruzada.
  • Controle de dados - atribui uma data de registro, além do número de sequência.
Nota:  Se você selecionar Entrada, quaisquer transações excluídas entre a entrada e a contabilização perderão seus números de sequência associados. O SunSystems não reutiliza os números que tenham sido excluídos da sequência dessa forma. É possível fazer correções manuais em Entrada do razão (LEN) ou em Alocações de conta (ACA).

O número pode ter no máximo sete dígitos. Entretanto, o número de dígitos disponíveis depende de ambos:

  • comprimento da dimensão de análise que está sendo usada para armazenar os números de sequência - essa é a dimensão identificada no campo Dimensões de transação em Configuração do razão (LES)

  • número de caracteres em Código de número de sequência de Sequências do razão (LEQ).

Por exemplo, se o comprimento do código de análise for definido como 7 e você definir o código de sequência como CRJ, os números de sequência terão quatro dígitos.