Validação das data de transação e períodos contábeis
SunSystems permite que você aplique validação cruzada da data de transação em relação ao período contábil e vice-versa, se definido para o Ano financeiro, em Entrada do razão e Importação do razão. Isso é particularmente útil para garantir que datas das transações estejam dentro do período contábil relevante.
Entrada do razão
Depois que um período contábil e data da transação são inseridos no formulário Entrada do razão, o SunSystems verifica se um Ano financeiro que pertence a um Calendário financeiro está em uso para o período contábil inserido.
Se for determinado que um Ano financeiro se aplica ao ano do período contábil inserido e a opção Validar datas da transação foi selecionada em Anos financeiros, a data de transação inserida deverá estar dentro dos limites de data do período contábil inserido.
Se a data da transação inserida não estiver dentro da faixa requerida, a seguinte mensagem será exibida, A data da transação está fora da faixa definida para este período contábil.
Se você estiver usando um Tipo de lançamento com Reverter próximo período selecionado, a data da transação na parte revertida do lançamento será substituída no próximo período pelo primeiro dia de calendário do período contábil desse lançamento revertido. Se o próximo período for um período de ajuste, o período será avançado para o primeiro período do próximo ano. Se o período do lançamento revertido estiver fechado ou não configurado, o lançamento será rejeitado.
Importação do razão
Importação do razão permite que o período contábil seja derivado da data de transação onde apenas uma data de transação é fornecida.
Se a data da transação e o período contábil existirem nos dados de entrada, a Importação do razão verificará se um Calendário financeiro está em uso para a unidade de negócios na qual os dados estão sendo importados.
Para cada linha dos dados de importação, a Importação do razão verifica se:
- um ano financeiro que pertence a um calendário financeiro está em uso para o período contábil inserido
- um ano financeiro, conforme determinado pelo calendário financeiro, se aplica ao ano do período contábil
- o sinalizador Validar datas da transação foi marcado para o ano financeiro requerido.
Se o sinalizador Validar datas da transação tiver sido definido para o Ano financeiro, o SunSystems verifica se:
- Se a opção Substituição da data de transação está desativada na Configuração do razão e se ignora a lógica de substituição da data de transação.
- Se a opção Substituição da data de transação está ativada na Configuração do razão - essa configuração aplica à lógica existente de substituição da data de transação (quando a data pode ou não pode ser substituída), e continua a aplicar a lógica de calendários na etapa seguinte (o que pode resultar em uma substituição de data).
- A data da transação está dentro dos limites de data do período contábil em questão.
Se a data da transação estiver além dos limites da data do período contábil, a seguinte mensagem será gravada na saída do relatório da Importação do razão, 'A data da transação está fora do intervalo definido para este período contábil.'
Se a opção de contabilização Contabilizar tiver sido selecionada e a data da transação não estiver dentro dos limites da Data da transação do período contábil, o sistema tratará a linha de transação como inelegíveis para contabilização. Portanto, a linha é contabilizada para a conta temporária, com o último dia do calendário do período contábil como a data da transação.
Se a opção Reverter próximo período estiver selecionada no tipo de lançamento, a data da transação é substituída na parte revertida do lançamento no próximo período com o primeiro dia de calendário do período contábil desse lançamento revertido. Se o próximo período for um período de ajuste, o período será avançado para o primeiro período do próximo ano. Se o período do lançamento revertido estiver fechado ou não configurado e Contabilizar estiver selecionado, o lançamento será rejeitado. Se Contabilizar se não houver erros estiver selecionada, o período do lançamento revertido será redefinido para o do lançamento original.
As mesmas regras se aplicam a:
- Reversão e cópia de lançamento
- Pagamento bancário de fornecedor - quando a data de pagamento é obtida da data da transação
- Cobrança bancária de cliente - quando a data de cobrança é obtida da data da transação
- Gerenciador de reconciliação
- Contabilizações de gerenciamento de pedidos e importação de linha de negócios.
Se existir apenas Data da transação e nenhum Período contábil, a Importação do razão verificará se um Calendário financeiro está em uso para a unidade de negócios na qual os dados estão sendo importados.
Para cada linha dos dados de importação, a Importação do razão verifica se:
- um ano financeiro, conforme determinado pelo calendário financeiro, se aplica à data de transação.
- o sinalizador Validar datas da transação foi marcado para o ano financeiro em questão.
Se o sinalizador Validar datas da transação foi definido para o Ano financeiro em questão, a Importação do razão consulta os Anos financeiros em uso para essa unidade de negócios e determina a partir do registro de Ano financeiro, o período contábil que se atribui à data de transação na linha de transação. Se houver mais de um período de ajuste que corresponda, o primeiro período elegível será selecionado. Esse período é usado como o período para a linha do lançamento.
Essas regras também se aplicam a:
- Alocação corporativa
- Reavaliação do razão
- Conciliação automática
Para essas funções, o sistema aplica o último dia do período contábil para cada linha de transação no lugar da Data de hoje, no entanto, a Data de entrada ainda fica definida para a Data de hoje.
Gerenciamento de Pedidos
Nos processos de Gerenciamento de pedidos, períodos de ajuste, incluindo ajustes de fim de ano, não podem ser usados. Quaisquer cálculos de período também ignoram os períodos de ajuste.
Não há validação cruzada de datas e períodos nas funções de Gerenciamento de pedidos.