Alienar parte da quantidade de um ativo
A opção Alienação parcial do ativo (FAF) pode automatizar o procedimento de alienação de parte de um ativo permitindo a especificação da quantidade que deseja alienar e a geração das contabilizações de alienação relevantes. Isso pode ser parte ou toda a quantidade de ativo atual do ativo selecionado. As transações de alienação serão listadas em um relatório. Para obter mais informações, consulte O que é alienação parcial de ativo?
Use as Regras de negócios para definir ou validar os códigos de análise das transações geradas pela baixa parcial. Para isso, crie um Perfil do evento que verifica se há um código de função de Baixa de ativo, e use um Ponto de chamada 00015 Preencher ou 00016 Validar análise em transações geradas pelo sistema.
Alienação parcial do ativo (FAF)
- Código de ativo
- Seleciona o ativo que deseja alienar parcialmente.
- Quantidade de ativo
- Somente para exibição. A quantidade de ativo atual do ativo selecionado, conforme armazenado no registro de ativo.
- Dimensão de análise
- É possível selecionar ativos para alienação parcial de acordo com suas dimensões de análise. Deixe em branco para selecionar todas as dimensões.
- Código de análise de/até
- Esses campos restringem sua escolha aos códigos de análise selecionados dentro da dimensão de análise do ativo selecionada acima. Deixe esses campos em branco para selecionar todos os códigos.
- Quantidade de alienação
- A quantidade do ativo selecionado que você deseja alienar. Ela deve ser maior do que zero e não pode ser mais do que quantidade de ativo atual restante no registro de ativo selecionado. Se a quantidade inserida for igual à quantidade de ativo total, uma alienação de ativo total será processada, conforme descrito em O que é alienação de ativo?
- Período de alienação parcial de/até
- O período ou faixa de períodos de acordo com o qual deseja alienar parcialmente o ativo. As transações são contabilizadas para o Período de alienação parcial especificado no registro do ativo, desde que se enquadre na faixa de períodos aqui selecionada. Se o Período de alienação parcial no registro de ativo estiver em branco, as transações geradas durante a alienação serão contabilizadas para o último período na faixa selecionada aqui. O Período de alienação parcial no registro de ativo também é atualizado com esse período.
- Conta de alienação de lucros e perdas
- A conta de lucros e perdas na qual as transações de alienação são contabilizadas.
- Contabilizar transações
- Selecione Não para relatar as transações de baixa parciais mas não contabilizá-las. Selecione Sim para contabilizar as transações. Se as contabilizações transitórias forem opcionais, você pode optar por contabilizar as transações como transitórias.
- Remover detalhes
- Esse campo é exibido somente se for selecionado contabilizar as transações de alienação e a Quantidade de alienação inserida for igual à quantidade total do ativo (ou seja, uma alienação total de ativo). As opções disponíveis são:
- Não - selecione para não remover os detalhes do ativo
- Remover transações - selecione para remover os detalhes da transação do ativo alienado do 'Registro de ativos fixos'. Eles ainda estarão acessíveis no Financeiro, para relatórios e consultas sobre a conta.
- Remover transações e ativos - selecione para remover os detalhes da transação e do ativo do Registro de ativos fixos.
- Conta temporária de alienação
- A conta a ser usada se qualquer transação geradas pela alienação tiver contas do tipo memorando. Para certificar-se de que o lançamento de alienação está balanceado, todas as contas de memorando são substituídas por esta conta temporária de alienação.