O que é alienação de ativo?
Alienação de dispositivo (FAD) pode automatizar os procedimentos de alienação de um ativo ou grupo de ativos selecionados. Ela gera a contabilização relevante de alienação e emite relatórios sobre as contabilizações.
Use a Alienação de ativo para:
- emitir relatório sobre os ativos selecionados para alienação.
- reverter transações em um registro de ativo para que o valor líquido do ativo seja zero.
Alienar um ativo
Há três fases envolvidas na alienação de um ativo:
- É necessário identificar o ativo a ser alienado configurando o Status do ativo como Pronto para alienação. É possível fazer isso manualmente em Registros de ativo (FAS) ou alterar o status de uma faixa de ativos em Seleção de alienação de ativo (FAE).
- É recomendável usar a Entrada do razão (LEN) para contabilizar manualmente qualquer resultado da venda do ativo, se for o caso.
Nota: Não remova os dados estáticos de ativos, se os procedimentos de venda forem contabilizados após a alienação. A contabilização dos procedimentos de vendas de ativos não precisa conter um Marcador de ativo.
- Em seguida, é necessário usar Alienação de ativo para alienar os ativos, gerando transações que reduzam o valor do ativo a zero e removam os detalhes do ativo selecionado. Se a opção Forçar listagem de lançamento estiver ativada na Configuração do razão (LES), o sistema imprimirá a lista das transações geradas.
Se você escolher remover os detalhes do ativo, observe que eles ainda estarão acessíveis em 'Consulta do razão'.
Quando a função Alienação de ativo processa um ativo, o sinalizador Alienado é definido para o ativo em Registros de ativo (FAS).
Determinar o período de alienação
As transações são contabilizadas para o período de alienação especificado no registro do ativo, desde que se enquadre na faixa de períodos selecionadas no processo de alienação de ativo. Se o período de alienação no registro do ativo estiver em branco, as transações de alienação geradas serão contabilizadas no último período da faixa de períodos de alienação. O período de alienação no registro do ativo também será atualizado com esse período.
O que são contabilizações de alienação?
As seguintes contabilizações de alienação são geradas:
- Creditar a conta do ativo no balanço com o valor bruto do ativo, incluindo quaisquer ajustes
- Debitar a conta de ganhos e perdas especificada, com o mesmo montante de valor bruto
- Debitar a conta de depreciação acumulada do balanço com o valor da depreciação acumulada
- Creditar a conta de ganhos e perdas especificada em Alienação de ativo com o mesmo valor acumulado de depreciação.
Os códigos de sequenciamento podem ser aplicados às transações de alienação de ativo geradas pelo sistema, se necessário. Consulte Introdução à numeração de sequência do razão.
Além de predefinir os códigos de análise para as contabilizações de ativo, é possível também usar Regras de negócios para definir ou validar os códigos de análises das transações geradas pela alienação. Para isso, crie um Perfil do evento que verifica se há um Código de função de Depreciação de ativo, e use um Ponto de chamada 00015 Preencher ou 00016 Validar análise em transações geradas pelo sistema.
- Se usar Códigos de análise de predefinição e Regras de negócios para essa função, os códigos de análise validados e definidos pelas Regras de negócios serão definitivos e, se forem diferentes, substituirão os códigos definidos por Códigos de análise de predefinição. Isso ocorre porque as Regras de negócio operam depois que a 'Alienação' conclui a definição de códigos de análises nas transações geradas.
- Se houver uma falha na validação de uma transação por uma regra de negócios usando pontos de chamada 0015 ou 0016, por padrão a mensagem de erro não é mostrada no relatório de transações. Isso acontece porque ela não é incluída nos relatórios-modelo do SunSystems; portanto, para mostrar os detalhes de tal validação de código de análise, é preciso adicionar uma coluna apropriada para isso no relatório de transações de alienação de ativo.