O que é alienação parcial de ativo?

A Alienação parcial de ativo (FAF) ajuda você a alienar parcialmente um ativo, permitindo selecionar o ativo e especificar a quantidade que deseja alienar. Isso pode ser parte ou toda a quantidade de ativo atual do ativo selecionado. As contabilizações de alienação relevantes são geradas e as transações são listadas em um relatório.

Por exemplo, se uma empresa compra 100 cadeiras idênticas, um ativo pode ser criado com o código de ativo CH01, com uma quantidade de 100 e um valor inicial de 10.000 euros. Depois de um ano, 20 cadeiras são vendidas ou fisicamente alienadas e devem ser retiradas dos livros. No registro de ativo, isso constitui uma alienação parcial de 20 da quantidade de ativo original de 100. Alienação parcial de ativo (FAF) é usada para gerar automaticamente as contabilizações relevantes da alienação parcial, definir a quantidade de ativo como 80 para o ativo CH01 e reduzir o valor e valores de depreciação acumulada em 20% (já que 20/100 cadeiras estão sendo alienadas).

Usar a quantidade de ativo

Para que parte de um ativo seja alienada, esse ativo deve ter uma quantidade de ativo contabilizada nele com a Entrada do razão (LEN). Para registrar quantidades de ativo na Entrada do razão (LEN), a seguinte configuração deve ter sido previamente definida:

  • Na guia Geral da Entrada do razão (LES), a caixa de seleção Usar quantidade de ativo deve estar marcada.
  • Um formulário de Entrada do razão (LEN) que inclua o 'Valor memorando' deve estar disponível usando o Gerador de Formulários (FRD). O 'Valor memorando' é usado para inserir a quantidade de ativo.
  • - A opção Regra de contabilização de valor não monetário na guia Valor memo em Configuração de unidade de negócios (BUS) não deve estar definida como 0-Indefinido(a).
  • Ignorar regra de contabilização de memorando no formulário especial Configuração de tipos de lançamento (Substituir contabilização) não deve estar configurado como 0-Indefinido.

Alienar parte da quantidade de um ativo

Há três estágios envolvidos na alienação de um ativo:

  1. Se parte do ativo tiver sido vendida, use a Entrada do razão (LEN) para contabilizar manualmente qualquer resultado de venda do ativo.
    Nota:  você deve contabilizar os procedimentos da venda anterior para alienar parte da quantidade do ativo.
  2. Use a Alienação parcial do ativo (FAF) para selecionar o ativo e inserir a quantidade que deseja alienar.

Uma vez que o ativo tenha sido processado pela Alienação parcial do ativo, o sinalizador Parcialmente alienado e o sinalizador Período de alienação parcial estarão definidos adequadamente para o ativo no Registro de ativo (FAS).

Nota:  Orçamentos de ativo não são verificados ou modificados por alienações parciais. Se a verificação de gasto excedente estiver sendo usada, as transações serão contabilizadas durante a Alienação parcial do ativo mesmo que os orçamentos sejam excedidos.

Determinar o período de alienação parcial

As transações são contabilizadas para o período de alienação parcial especificado no registro do ativo, desde que se enquadre na faixa de períodos selecionadas no processo de alienação parcial de ativo. Se o período de alienação parcial no registro do ativo estiver em branco, as transações de alienação parcial geradas serão contabilizadas no último período da faixa inserida. O período de alienação parcial no registro do ativo será então atualizado com esse período.

O que são contabilizações de alienação parcial?

As seguintes contabilizações são geradas:

  • Credite a conta de ativo de balanço com a fração do valor do ativo correspondente à quantidade sendo alienada. Essa transação contém o código de ativo e um indicador de ativo de 'Inicial'.
  • Debite a conta de lucros e perdas (especificada na Alienação parcial do ativo) com a mesma fração do valor do ativo
  • Debite a conta de depreciação acumulada de balanço coma fração da depreciação acumulada correspondente à quantidade sendo alienada. Essa transação contém o código de ativo e um indicador de ativo de Depreciação.
  • Credite a conta de ganhos e perdas (especificada em Alienação parcial do ativo) com o mesmo valor de depreciação acumulada.

Predefinições de contabilização de ativo

Se Predefinições de contabilização de ativo estiverem sendo usadas para analisar códigos nas transações de ativo, talvez seja necessário considerar como elas devem ser alteradas depois de uma alienação parcial. É possível acessar Predefinições de contabilização de ativo de dentro de Registros de ativo (FAR) e usar um subcódigo de ativo diferente para cada porção das transações de ativo que desejar distribuir para um código de análise. Para obter mais informações, consulte Predefinir os códigos de análise de contabilização de ativo.

Por exemplo, se as Predefinições de contabilização de ativo distribuíram anteriormente 20% das transações do ativo para o código de análise de um local que não pertence mais à empresa, depois da alienação parcial, o subcódigo de ativo correspondente àquele local (os 20%) devem ser excluídos para que os subcódigos de ativo restantes sejam redistribuídos proporcionalmente entre os códigos de análise de local restantes.

Nota:  Se os subcódigos de predefinição de contabilização de ativo estiverem sendo usados para distribuir os valores de depreciação entre uma série de códigos de análise usando os fatores de predefinição, os mesmos fatores serão usados para distribuir as contabilizações de alienação parcial para a depreciação acumulada. Consulte Predefinir os códigos de análise de contabilização de ativo. Os códigos de análise contabilizados na transação de alienação podem ser alterados subsequentemente, se necessário, usando a Alocação de conta.

Regras negócios

Além de predefinir os códigos de análise para as contabilizações de ativo, é possível também usar Regras de negócios para definir ou validar os códigos de análises das transações geradas pela alienação. Para isso, crie um Perfil do evento que verifica se há um Código de função de Depreciação de ativo, e use um Ponto de chamada 00015 Preencher ou 00016 Validar análise em transações geradas pelo sistema.

Nota:  Se Predefinições de contabilização de ativo e Regras de negócio forem usadas para essa função, os códigos de análise validados e definidos pelas Regras de negócios serão definitivos e, se forem diferentes, substituirão os códigos definidos pelas Predefinições de contabilização de ativo. Isso ocorre porque as Regras de negócio operam depois que o processo de Alienação parcial conclui a definição de códigos de análises nas transações geradas.
Nota:  Se houver uma falha na validação de uma transação por uma regra de negócios usando pontos de chamada 0015 ou 0016, por padrão a mensagem de erro não é mostrada no relatório de transações. Isso acontece porque ela não é incluída nos relatórios-modelo do SunSystems; portanto, para mostrar os detalhes de tal validação de código de análise, é preciso adicionar uma coluna apropriada para isso no relatório de transações de alienação de ativo relevante.