Quais documentos de pagamento estão disponíveis?

O Financeiro do SunSystems oferece documentos de pagamento predefinidos para cheques e avisos de remessa. Esses documentos são formatados no Gerador de Relatórios doSunSystems (SRS), o que significa que é possível ajustá-los de acordo com as necessidades específicas da sua organização. Além disso, é possível usar o Gerador de Relatórios para gerar seus próprios documentos de pagamento.

É necessário especificar um formato de documento para cada documento de pagamento para identificar o executável de relatório (.srdl) e definir as configurações default e as opções de solicitação de impressão. Os seguintes formatos de documento identificam os documentos de pagamento predefinidos.

Documento de pagamento predefinido Formato de documento Formato de documento de pagamentos únicos
Remessas com cheques anexados APD3 APD-S3
Remessas com arquivo bancário APD4  

Esses formatos de documento usam os relatórios de exemplo do SRS; entretanto, recomenda-se que você crie seus próprios relatórios para documentos de pagamento usando o Gerador de relatórios, para incorporar os requisitos e as restrições de papelaria de sua organização etc. É possível basear seus formatos de relatório nos relatórios de exemplo do SRS.

Os formatos de documento padrão listados acima podem ser usados para imprimir os documentos para pagamentos bancários de fornecedor com Método de pagamento de Cheque, Banco ou Outro(a)

Use o formato de documento único para pagamentos bancários de fornecedor com Método de pagamento de Pagamento único. Esse método de pagamento é usado para efetuar pagamentos diversos. Esses formatos de documento obtêm o nome do beneficiário no campo de descrição de cada transação. Consulte 'Como o método de pagamento é usado?'.

os pagamentos únicos geram um pagamento separado para cada transação selecionada para pagamento e não para cada conta.

Detalhes de aviso de remessa

O aviso de remessa padrão predefinido identifica o nome e o endereço do cliente ou fornecedor, o nome e o endereço da sua organização, o nome e o código da conta e a data de remessa na parte superior do aviso. Em seguida, relaciona as transações incluídas no pagamento. Para cada transação, o sistema imprime a data de transação, a referência de transação, a descrição e o valor de débito ou crédito. Por fim, imprime o valor total do pagamento.

Se o pagamento tiver sido gerado na moeda de transação, o aviso de remessa imprimirá os valores em moeda de transação e identificará a moeda no total de pagamento. Se tiverem sido gerados pagamentos em outras moedas para a mesma conta, o sistema imprimirá avisos de remessa separados para cada moeda.

Nota:  O nome e o endereço da sua organização são obtidos no código de endereço 0000000000, que é definido em Endereços (ADD).

Remessas e cheques separados

Se você precisar de cheques e avisos de remessa separados, use o Gerador de relatórios para criar os dois formatos de relatórios separados, com base no relatório de exemplo FPPD1.srdl. Em seguida, será preciso criar dois novos formatos de documento, um somente para cheques e o outro apenas para remessas.

Em primeiro lugar, execute a opção Documentos de pagamento (PYD) com o novo formato de documento. O sistema imprimirá avisos de remessa para todas as contas selecionadas para pagamento em Pagamento bancário de fornecedor (PYR). Isso inclui remessas para todas as contas em que as transações selecionadas para pagamento resultaram em saldo zero ou devedor (negativo).

Após imprimir as remessas, é recomendável imprimir os cheques. Execute a opção Documentos de pagamento (PYD) com o novo formato de documento e escolha as opções de impressão Reimprimir e Impressão final.

Remessas e cheques combinados

Se um papel de remessa com parte de cheque destacável estiver sendo usado, o formato default de cheque/remessa combinados do SunSystems imprimirá o cheque logo abaixo do aviso associado. Se uma conta tiver saldo zero ou devedor, a indicação "ANULAR" será impressa na parte do cheque.

Se um aviso ocupar mais de uma página, ANULAR será impresso em todos os cheques exceto no último. Será necessário destruir esses cheques e quaisquer outros que tenha utilizado para alinhar o papel na impressora.

Detalhes do cheque

Os cheques gerados pelos documentos de pagamento default descritos acima utilizam um layout de cheque de exemplo predefinido. Esse layout imprime a data de pagamento (documento) seguida do nome do fornecedor. Mais abaixo, imprime o valor do cheque por extenso e em cifras.

Se um número de referência de documento de pagamento, como, por exemplo, o número do cheque, estiver sendo impresso, ele será exibido em outra linha abaixo da linha do valor.

Quando o valor do cheque for impresso como um valor, serão impressos asteriscos antes e depois das cifras por medida de segurança, como, por exemplo, em **43.511,65**.

Para imprimir o valor por extenso, o sistema converte o valor nos seguintes fatores de dez e pressupõe que esses fatores tenham sido pré-impressos como cabeçalhos no papel de cheque:

  • Cem milhões
  • Dez milhões
  • Milhões
  • Cem mil
  • Dez mil
  • Milhares
  • Centenas
  • Dezenas
  • Unidades
  • Decimais.

O valor que se aplica a cada fator de dez é impresso por extenso, com exceção dos 'Decimais', que são impressos como um número.

Por exemplo, um valor 43511,65 é impresso da seguinte forma: Zero Zero Zero Quatro Três Cinco Um Um 65.

Nota:  é possível usar o formato de documento 'APD4' para gravar os detalhes do cheque em um arquivo de texto separado. Por exemplo, é possível usar esse arquivo como entrada para um pacote especializado de impressão de cheques. As configurações default da saída de texto do APD4 consideram que a opção Contabilizar transação única para conta de pagamento esteja definida como Obrigatório(a) nos Perfis de pagamento (PYP), o que é necessário para obter um conteúdo exato. O Gerador de relatórios determina o formato, o nome e a localização do arquivo de texto.