Pagar transações imediatamente

Pode haver momentos em que é preciso pagar transações do razão assim que elas são contabilizadas no razão. Por exemplo, se um fornecedor apresentar pessoalmente uma fatura que deve ser contabilizada e paga imediatamente, enquanto ele aguarda.

É possível vincular o processo de Entrada do razão ao processo de Pagamento bancário de fornecedor para transações selecionadas. Isso permite inserir e contabilizar as transações do razão e pagá-las imediatamente.

Vincular a entrada de transação e o processo de pagamento

É necessário definir um tipo de lançamento para identificar as transações que necessitam de pagamento imediato e vincular o tipo de lançamento a um perfil de pagamento. Os 'Tipos de lançamento' são definidos usando Tipos de lançamento (JNT) e o perfil de pagamento é inserido no campo Código do perfil de pagamento.

Os perfis de pagamento são definidos usando Perfis de pagamento (PYP).

Pagamentos imediatos são normalmente pagos em cheque. Nesse caso, o perfil de pagamento usado para gerar esses pagamentos faz referência ao Método de pagamento de Cheque.

Nota: Um fornecedor só é pago pelo Pagamento bancário a fornecedor se o Método de pagamento definido para o fornecedor em Configuração de fornecedores (SUS) for o mesmo Método de pagamento identificado em Perfis de pagamento (PYP). Portanto, se desejar gerar um pagamento imediato em cheque para um fornecedor que normalmente é pago por transferência bancária, será necessário alterar temporariamente o Método de pagamento desse fornecedor em Configuração de fornecedores (SUS).

Inserir transações e gerar pagamentos imediatos

Uma vez configurado o tipo de lançamento vinculado, é possível usar a Entrada do razão para inserir as transações que necessitam de pagamento imediato. As transações devem ser inseridas com o tipo de lançamento vinculado.

Se a Data de vencimento for calculada automaticamente com base nas condições de pagamento e for definida para uma data futura, talvez você deseje substituir isso e inserir a data atual. Caso contrário, será necessário ajustar a Data base de pagamento em Pagamento bancário de fornecedor (PYR) para incluir as transações de pagamento.

Assim que as transações são contabilizadas pela Entrada do razão, Pagamento bancário de fornecedor (PYR) é exibido automaticamente. Ele exibirá automaticamente o Código do perfil de pagamento a que o tipo de lançamento faz referência. Somente as transações que acabaram de ser contabilizadas são consideradas para pagamento.

Será necessário inserir os detalhes de pagamento bancário a fornecedor e iniciar o pagamento bancário a fornecedor da maneira normal. O Pagamento bancário de fornecedor gera a Listagem de pagamentos, gera e contabiliza as transações de pagamento, e gera o arquivo usado para gerar os pagamentos em si. Consulte Conhecer o pagamento bancário de fornecedor para obter mais informações sobre esse processamento.

Por fim, Documentos de pagamento (PYD) será exibido automaticamente para permitir a geração dos documentos para o pagamento em si, por exemplo, o aviso de remessa e o cheque.

Uma vez que o processo de impressão do documento de pagamento tenha sido iniciado, a função Entrada do razão é exibida novamente para permitir a inserção de outro lançamento, se necessário.