Exemplos de rejeições e substituições
Dependendo da gravidade do erro nos dados de importação do razão, as configurações de determinadas opções afetarão diretamente a maneira como o erro é tratado.
Erros principais
Há várias circunstâncias nas quais linha pode ser considerada como contendo um erro principal, por exemplo, uma tentativa de contabilizar em uma conta encerrada ou inexistente, ou uma tentativa de usar um código de análise ou tipo de lançamento proibido ou inexistente. Possivelmente, o erro mais comum é a exclusão de um código de análise de uma conta para a qual essa dimensão é obrigatória.
Se a opção Contabilizar transações (Ao importar) for definido como Contabilizar, qualquer erro principal será tratado como um motivo para rejeitar a linha de transação da conta e para passá-la para a Conta temporária de erro especificada. No entanto, se a opção for definida como Contabilizar se não houver erros, os mesmos erros principais serão considerados motivos para rejeição da transação e, portanto, para não contabilizar o arquivo de importação do razão.
Diferenças
Com a opção Contabilizar transações (Ao importar) definida como Contabilizar, as diferenças em qualquer dos valores de moeda ou em todos eles são balanceadas automaticamente por uma linha na conta temporária de erro adequada para o valor ou valores que contiverem a diferença.
Com a opção definida como Contabilizar se não houver erros, o tratamento das diferenças (ou seja, se uma diferença é considerada um erro) dependerá da configuração de Permitir balanceamento das transações quando contabilizando se não houver erros, descrito em detalhes na seção Balancear deste tópico.
Substituições
Quando um erro não é considerado grande o suficiente para rejeitar a linha e se o erro puder ser substituído automaticamente por uma alternativa adequada, a linha de transação será importada para a conta correta e a substituição será feita. Tais substituições acontecem independentemente de se a opção está definida como Contabilizar ou Contabilizar se não houver erros.
As substituições são consideradas significativas ou insignificantes. Em geral, as substituições insignificantes podem ser ignoradas, por exemplo, quando um código de análise é importado em minúsculas e é substituído pelo código correto em maiúsculas.
As seguintes circunstâncias são exemplos comuns de substituições significativas, quando o arquivo de importação contém:
- um código de análise para uma conta para a qual essa dimensão está proibida. O código de análise é substituído por um código nulo ou em branco.
- uma data ou período fora da faixa aberta especificada na Configuração do razão (LES). O erro é substituído pela data ou período corrente, conforme adequado.
- uma taxa de conversão de moeda ausente, mas os dois valores e o código de conversão de moeda presentes. A taxa correta é substituída.
- uma taxa de conversão de moeda incluída, mas incorreta para os dois valores incluídos na linha da transação. A taxa correta é substituída.
- um código de conversão de moeda, uma taxa de conversão e o valor base incluídos, mas não há um valor de transação (ou outro). O outro valor é calculado e substituído.