Executar a baixa contábil das diferenças de conciliação
O recurso Entrada/baixa contábil oferece uma alternativa para lidar com diferenças nas funções de conciliação Alocação de conta, Alocação on-line e Conciliação automática. Esse recurso é ativado ou desativado na Configuração de unidade de negócios.
Caso esse recurso seja ativado, qualquer diferença de conciliação será tratada como um valor para entrada ou baixa contábil, em vez de ser considerado um possível desconto. Qualquer diferença nos valores na moeda de conciliação será tratada como entrada/baixa contábil, independentemente de qual moeda foi escolhida como a moeda de conciliação.
Desde que o valor da diferença esteja dentro da faixa de tolerância da configuração de unidade de negócios, a diferença será automaticamente contabilizada para uma conta 'Entrada contábil' ou para uma conta 'Baixa contábil/líquida', dependendo do sinal da diferença. Essas contas de baixa contábil também são identificadas na configuração de unidade de negócios e se a conta 'Entrada contábil' não for especificada, as diferenças serão contabilizadas para a conta 'Baixa contábil/líquida'.
O valor de tolerância Entrada/baixa contábil é definido para a unidade de negócios na moeda base. Se a moeda de conciliação não for a moeda base, o valor da diferença será primeiramente convertido para a moeda base e, em seguida, comparado com a tolerância.
Uma vez que essa contabilização de entrada/baixa contábil tiver sido feita para a diferença na moeda de conciliação, a alocação poderá ainda estar desbalanceada em outras moedas. Isso é causado pela flutuação das taxas de câmbio e essas diferenças serão tratadas como diferenças cambiais, de maneira normal.
Conciliação na Quarta Moeda
Se as alocações estiverem sendo conciliadas em valores de quarta moeda e tais valores não balancearem, a diferença será convertida para o outro valor de moeda, usando as taxas de câmbio existentes na transação em dinheiro. Se mais de uma contabilização em dinheiro tiver sido alocada, uma taxa de câmbio média será calculada a partir das taxas existentes em todas as contabilizações em dinheiro. Se uma contabilização em dinheiro não foi contabilizada como parte de um conjunto de alocações, uma mensagem de erro será exibida.
A transação em dinheiro é identificada pelo Tipo de lançamento de contabilização definido em cada transação do tipo de lançamento. Consulte 'Configurar tipos de lançamento'.