Balancear alocações em um ambiente multimoeda

Em um ambiente multimoeda, é possível escolher balancear as alocações em qualquer moeda considerada alternativa válida de balanceamento. Ao contabilizar ou salvar as alocações, é necessário selecionar a moeda Contabilizar por/Salvar por a ser balanceada. Normalmente, trata-se de valores das moedas base ou de transação. Consulte Escolher a moeda para balanceamento das alocações.

As alocações devem ser balanceadas na moeda escolhida para balanceamento antes que seja possível contabilizar ou salvar as alocações, independentemente da regra de balanceamento definida para essa moeda na Configuração de unidade de negócios.

Nota: Isso significa que se for escolhido salvar as alocações na moeda de transação, as alocações devem estar balanceadas nessa moeda para que seja possível contabilizar as alocações, mesmo se a definição Balanceamento do valor de outra moeda em Configuração de unidade de negócio estiver definida como Nenhuma.

O sistema tentará balancear as alocações automaticamente na moeda de balanceamento, tratando a diferença como desconto ou baixa contábil, dependendo de se o recurso Balanceamento de entrada/baixa contábil está ativado. Consulte Como o desconto de liquidação é tratado durante a alocação. Se a alocação ainda não balancear porque a diferença está fora dos limites de desconto ou de entrada/baixa contábil, será necessário balancear a alocação manualmente nessa moeda.

Uma vez que os valores da moeda de balanceamento estejam balanceados, as regras de balanceamento da Configuração de unidade de negócios definida para as moedas restantes em Configuração de unidade de negócios serão aplicadas.

O sistema começa pela verificação dos valores das moedas não escolhidas para o balanceamento, ou seja, todas as outras moedas variáveis de transação em uso. Por exemplo, se for escolhido balancear as alocações na moeda de transação, os valores de moeda base e de quarta moeda serão verificados, se estiverem em uso. Se esses valores da moeda não forem balanceados, o sistema aplicará as regras de balanceamento. Com base nessas regras, ele gerará uma contabilização automaticamente na moeda adequada ou exigirá que o balanceamento das alocações seja feito manualmente em cada moeda.

Finalmente, o sistema verifica o saldo dos valores da moeda fixa, ou seja, o valor de moeda base 2 ou reporte, se estiverem sendo usadas. As regras de balanceamento que se aplicam dependem de se esses valores estão sendo usados como moeda base 2 ou reporte. Isso também determina se qualquer contabilização automática reflete uma diferença de câmbio ou de arredondamento.

Balanceamento na moeda base

Se for escolhido salvar as alocações na moeda base, os valores da moeda base devem ser balanceados para que as alocações possam ser contabilizadas. Será necessário o balanceamento manual das alocações na moeda base, mesmo que a configuração Balanceamento do valor da moeda base em Configuração de unidade de negócio esteja configurada como Automático.

Uma vez que os totais de alocação de moeda base estejam balanceados, o sistema verifica o saldo dos valores de moeda de transação. Se estiverem balanceados, os valores da moeda base 2/reporte serão verificados e as alocações contabilizadas.

Se os valores da moeda de transação não estiverem balanceados, a configuração do campo Balanceamento do valor de outra moeda para a unidade de negócio determina como a diferença é tratada.

Caso o campo Balanceamento do valor de outra moeda da unidade de negócio esteja configurado como Nenhum, os totais da alocações do valor da transação serão ignorados, pois não precisam ser balanceados.

Se o campo Balanceamento do valor de outra moeda da unidade de negócio estiver definido como Manual, você deverá fazer o balanceamento manual dos valores no lançamento.

Balanceamento na moeda de transação

Se for escolhido salvar as alocações na moeda de transação, os valores dessa moeda nas transações alocadas devem estar conciliados para que as alocações possam ser contabilizadas.

Nota:  Nesse caso, é possível ter transações alocadas somente com a mesma moeda de transação.

Uma vez que os totais de alocação da moeda de transação balanceiem, o sistema verifica os totais de alocação em outras moedas. Ele verifica os totais de moeda base e de quarta moeda, antes de fazê-lo com a moeda base 2/reporte.

Se os totais de alocação da moeda base não estiverem balanceados, a diferença é gerada como a diferença de câmbio realizada, independentemente da opção definida no campo Balanceamento do valor da moeda base em Configuração de unidade de negócios. Isso significa que não há limite para tolerância nas contabilizações de balanceamento que podem ser feitas, quando o balanceamento manual tiver sido solicitado para a moeda base.

Balanceamento de quarta moeda

É possível somente escolher salvar as alocações na quarta moeda se essa moeda estiver em uso na unidade de negócios. A quarta moeda pode ser usada como moeda fixa ou variável.

Se for escolhido salvar as alocações na quarta moeda, os valores da quarta moeda nas transações alocadas devem estar conciliados para que as alocações possam ser contabilizadas.

Nota:  se a quarta moeda estiver definida como moeda variável para a unidade de negócios, será necessário ter somente transações alocadas com a mesma quarta moeda.

Uma vez que os totais de alocação da quarta moeda balanceiem, o sistema verifica os totais de alocação em outras moedas. Ele verifica os totais de moeda base e de moeda de transação, antes de fazê-lo com a moeda base 2/reporte.

Se os totais de alocação da moeda base não estiverem balanceados, a diferença é, em geral, a diferença de câmbio realizada. A forma de tratamento desta diferença dependerá da regra de Balanceamento do valor da moeda base da unidade de negócios.

Se o campo Balanceamento do valor da moeda base da unidade de negócios estiver configurado como Automático, e a diferença estiver dentro dos limites de balanceamento automático, o sistema contabilizará automaticamente a diferença na conta de ganhos ou perdas de câmbio realizados. Consulte Contabilizar diferenças cambiais durante a alocação. Se o campo Balanceamento do valor de moeda base da unidade de negócio estiver definido como Manual, será forçado o balanceamento manual das alocações nessa moeda.

Balancear a moeda base 2/reporte

Não é possível salvar e, portanto, fazer o balanceamento das alocações usando a moeda base 2/reporte. No entanto, uma vez que as moedas base e de transação estejam balanceadas em relação às alocações, o sistema verifica aos valores de moeda base 2/reporte, se o Valor 3 estiver sendo usado.

Se esses valores estiverem balanceados, as alocações serão contabilizadas.

Se esses valores não estiverem balanceados, a diferença será tratada de diferentes maneiras dependendo de se o Valor 3 estiver sendo usado (como moeda base 2 ou reporte) e da regra de Balanceamento de valor moeda valor 3.

Se a configuração do Balanceamento do valor da moeda valor 3 da unidade de negócio estiver definida como Automático, a diferença será contabilizada automaticamente. Se o Valor 3 for uma moeda base 2, a diferença será contabilizada como diferença de arredondamento na conta de 'Balanceamento' identificada na Configuração de unidade de negócios. Se o Valor 3 for uma moeda de reporte, a diferença será contabilizada como diferença cambial de ganho ou perda realizada para a moeda. Consulte Contabilizar diferenças cambiais durante a alocação.