Alocar transações durante a entrada do razão

Conforme é inserido um lançamento usando a Entrada do razão, é possível escolher conciliar as transações de lançamento não contabilizadas em relação a outras transações contabilizadas na mesma conta. Consulte Acessar a alocação on-line da entrada do razão.

Ao selecionar a alocação on-line da Entrada do razão (LEN), o formulário Resultados da pesquisa - Entrada do razão - Alocação on-line é exibido. Essa janela exibe dois grupos de transações da conta referenciada na linha de lançamento atual na Entrada do razão. Os dois grupos de transações são exibidos em diferentes partes do formulário:

  • A atual linha de lançamento não contabilizada inserida para a conta da Entrada do razão é exibida na seção 'Transações de lançamento' na parte superior do formulário e é automaticamente marcada para alocação.
Nota:  Se você tiver inserido outras transações da mesma conta no lançamento, elas também serão extraídas para alocação.
  • Todas as transações não alocadas contabilizadas na conta serão extraídas para possível conciliação e relacionadas na seção 'Transações extraídas' na parte inferior do formulário.

Movimentar-se entre as duas grades de transação

Ao acessar o formulário pela primeira vez, a seção 'Transações extraídas' do formulário é ativada para permitir o início das marcações das transações para alocação.

É possível alternar entre as duas seções da janela clicando na área relevante ou por meio do menu Ação, selecionando 'Alternar foco da grade'. Por exemplo, talvez seja necessário alternar para a seção 'Transações de lançamento' para dividir uma transação ou redefinir o marcador de alocação.

Alocar as transações

As transações de lançamento inseridas usando 'Entrada do razão' são automaticamente marcadas como A ser alocado.

Na seção 'Transações extraídas', é necessário identificar as transações que deseja alocar em relação a essas transações de lançamento e definir o marcador de alocação nessas transações de acordo. Todas as opções de conciliação estão disponíveis, por exemplo:

  • Para alocar totalmente uma transação contabilizada na seção 'Transações extraídas', será necessário definir o marcador como A ser alocado. Consulte Conciliar automaticamente e totalmente as transações.
  • Para alocar somente parte da transação, é possível atribuir um Marcador de alocação de Divisão, inserir o valor a ser alocado e criar outra transação para o valor restante não alocado. Consulte Conhecer a divisão de transações.

Balancear as alocações

As transações marcadas para alocação devem ser balanceadas antes que as alocações possam ser salvas.

Os valores totais de débito e crédito marcados para alocação e qualquer diferença entre eles são exibidos na parte superior do formulário em uma moeda específica. É possível variar essa moeda usando Ação > Totais de moeda. Como alternativa, é possível exibir os totais de alocação em todas as moedas escolhendo a ação Totais de alocação.

Transações de lançamento adicionais podem ser geradas para balancear as alocações:

  • Transações de desconto de liquidação e qualquer transação de imposto associada. Consulte Como o desconto de liquidação é tratado durante a alocação.
  • Transações de ajuste de ganhos ou perdas de câmbio. Consulte Contabilizar diferenças cambiais durante a alocação.

Salvar as alocações

Depois que as alocações on-line forem concluídas e balanceadas, será necessário salvá-las para retornar à Entrada do razão. A opção de salvamento selecionada determina a moeda usada para verificar se as alocações estão balanceadas corretamente. Consulte Balancear as alocações em um ambiente de moeda única ou Balancear as alocações em um ambiente multimoeda.

Para salvar as alocações, no menu de ação, selecione Salvar e, em seguida, selecione a opção Salvar por moeda apropriada, da seguinte forma:

  • Selecione Salvar por base para salvar o balanceamento de alocações pela moeda base. Usando essa opção, qualquer diferença de câmbio de moeda é calculada no valor de transação, e no montante de valor 4 se você estiver usando a quarta moeda.
  • Selecione Salvar por transação para salvar o balanceamento de alocações pela moeda da transação. Usando essa opção, qualquer diferença de câmbio de moeda é calculada no valor base, e no montante de valor 4 se você estiver usando a quarta moeda.
  • Selecione Salvar por quarta moeda para salvar o balanceamento de alocações pela quarta moeda. Usando essa opção, qualquer diferença de câmbio de moeda é calculada no valor base e no valor da moeda da transação.

Consulte Escolher a moeda para balanceamento das alocações.

Reter um lançamento com alocações on-line

Se um lançamento que contém alocações on-line não for contabilizado imediatamente mas for colocado em retenção, as alocações também serão retidas. Como essas transações de lançamento não contabilizadas foram alocadas em relação a transações contabilizadas existentes, é importante que nenhuma outra alocação seja realizada em relação a essas transações até que o lançamento retido seja contabilizado ou excluído.

Para assegurar isso, o status de cada transação com alocações retidas é definido como Alocação em andamento. Esse status é redefinido quando o lançamento retido é contabilizado. Se o lançamento retido for cancelado, as alocações também serão cancelados e o status será redefinido.

Nota:  Em algumas circunstâncias excepcionais, esse status não poderá ser redefinido corretamente, por exemplo, como resultado de falha do computador. Nesse caso, um usuário com a autorização de grupo de acesso a dados adequada poderá usar a ação 'Limpar alocação em andamento' para redefinir esse status para uma transação. Consulte Ativar a ação Limpar alocação em andamento.