O que são taxas por período?
As taxas por período são definidas em Taxas de moeda por período (CNP). Elas são definidas em função de uma combinação de moedas; uma moeda 'De' e uma moeda 'Para', onde a moeda 'Para' deve ser a moeda pivô.
Por exemplo, para converter um valor em libras esterlinas (GBP) em dólares norte-americanos, é preciso definir uma taxa de moeda por período para a combinação de moedas GBP-USD, se a GBP for a pivô.
É possível definir muitas taxas diferentes por período para a mesma combinação de moedas. Elas podem ser definidas para qualquer combinação de:
- período contábil
- código de conta ou uma faixa de códigos de conta.
Por exemplo, na combinação GBP para USD, talvez seja necessário definir uma taxa diferente para cada período contábil e um conjunto de taxas para cada período contábil relacionado a contas de balanço.
É possível definir uma taxa global para a combinação de moedas, deixando o período contábil e a faixa de códigos de conta em branco. Essa taxa global é usada como uma taxa default aplicável a todos os períodos e contas. Não é necessário definir uma taxa para converter uma moeda nela própria.
Onde são usadas as taxas por período?
As taxas de conversão de moeda por período são usadas nas seguintes funções para fornecer a taxa de conversão necessária à conversão de um valor de moeda em outro:
- Entrada do razão (LEN)
- Importação do razão (LIM)
- Reavaliação do razão (LER)
Elas também podem ser usadas em quaisquer das seguintes ferramentas para emissão de relatórios do Financeiro:
- Análise financeira (FNA)
- Demonstrativos financeiros (FSS)
- Tabelas financeiras (FTB)
Elas são usadas nas seguintes funções para converter valores de desconto, caso o desconto seja considerado ou permitido:
- Pagamento bancário de fornecedor (PYR)
- Cobrança bancária de cliente (PYC)
- Conciliação automática (TRM).
Essas funções procuram a combinação de moedas em todas as taxas disponíveis para localizar a taxa mais apropriada à transação.
Se a moeda exigir taxas diárias, as taxas por período não serão usadas pelas funções 'Entrada do razão', 'Importação do razão', 'Conciliação automática', 'Pagamento bancário de fornecedor' e 'Cobrança bancária de cliente'. Um moeda usa taxas diárias quando a opção Usar taxas de conversão diárias está configurada como Sim para a moeda em Códigos de moeda (CNC).
Mesmo que esteja usando taxas diárias nos lançamentos, você deverá definir uma taxa por período para outras funções, tais como 'Reavaliação do razão' e emissão de relatórios financeiros.
Taxas de reporte
Também é possível definir até cinco taxas de emissão de relatório, para cada combinação de moeda, para determinados períodos contábeis e faixas de conta.