O que é verificação de tolerância de taxa?
A verificação de tolerância é usada para assegurar que taxas de câmbio realistas sejam inseridas ou calculadas em todo o sistema. Essa verificação também é usada para assegurar a adesão às taxas oficiais do Euro.
Se uma taxa de câmbio for digitada numa transação ou se o sistema calcular uma taxa com base em outros valores de moeda, a verificação de tolerância assegurará que essa nova taxa esteja dentro do percentual selecionado para a taxa do sistema.
Por exemplo:
A taxa da moeda GBP para EUR em um período é de 1,63 e o percentual de tolerância está estipulado em 10%. Se você digitar uma taxa de 163 (em lugar de 1,63), a diferença entre 1,63 e 163 será maior que a tolerância de 10% permitida para essa taxa; portanto, a taxa 163 será rejeitada.
Como funciona a verificação de tolerância de taxa?
Os requisitos de tolerância para uma taxa são definidos em Taxas de moeda por período (CNP) ou Taxas diárias de moeda (CND). O usuário define a opção 'Verificação de tolerância de taxa', caso necessário, e digita a tolerância permitida no campo 'Percentual de tolerância de taxa'.
Todas as taxas digitadas ou calculadas para a taxa de moeda deverão estar dentro desse percentual da taxa correspondente no sistema.
Substituir a verificação de tolerância
É possível substituir a verificação de tolerância de taxa relativa a um tipo de lançamento em Tipo de lançamento (JNT).
A opção 'Tipos de lançamento' inclui cinco campos para 'Substituir tolerância de taxa', um para cada um dos quatro valores de moeda que podem ser mantidos em uma transação e um para a quinta moeda, onde somente a moeda e a taxa são mantidos (o quinto valor é calculado quando necessário em determinados programas). Isso permite que você substitua a verificação de taxa, dependendo do tipo de valor de taxa que está sendo usado para o cálculo, ou seja:
- taxa base (valor pivô em relação à moeda base).
- taxa de transação (valor pivô em relação à moeda de transação).
- taxa de reporte (valor pivô em relação à moeda base 2 ou de reporte).
- Taxa da quarta moeda (a quarta moeda é calculada com base no campo existente em Configuração de unidade de negócios para a quarta moeda).
- Taxa da quinta moeda (a quinta moeda é calculada com base no campo existente em Configuração de unidade de negócios para a quinta moeda).
Por exemplo, você poderá substituir apenas a verificação de tolerância caso a taxa esteja sendo usada para calcular uma moeda de reporte.
Quando você define um sinalizador 'ignorar taxa de tolerância' em 'Tipos de lançamento', o recurso de verificação de tolerância faz referência às configurações de verificação de tolerância global do razão para determinar se a verificação de tolerância ainda é necessária e, se assim for, qual o percentual de tolerância a ser usado.
Substituir detalhes de verificação de tolerância global
As regras para verificação da tolerância global são usadas quando a verificação da taxa de tolerância é ignorada em um tipo de lançamento. As configurações da tolerância global são definidas em Configuração do razão (LES).
Quando você define uma ação para substituir um tipo de lançamento, o sistema usa as regras definidas para essa taxa na 'Configuração do razão'.
Para cada tipo de taxa, o sistema permite escolher:
- se você deseja ou não substituir a verificação de tolerância.
- em caso afirmativo, o percentual de tolerância global a ser usado para verificar a taxa.
Por exemplo, você pode aplicar uma ação 'Substituir a verificação de tolerância global' de 10% a todas as taxas de moeda usadas no cálculo dos valores da moeda base, sem aplicar uma verificação a todas as taxas usadas para calcular os valores de moeda de transação.