O que são taxas de conversão de moeda?

Para cada código de moeda ou de conversão, é possível manter um número ilimitado de taxas de moeda ou de conversão. A taxa é sempre definida para uma combinação de códigos de moeda 'De' e 'Para'. Geralmente, a moeda 'De' é moeda a moeda pivô.

Por exemplo: é possível definir as seguintes taxas onde a moeda pivô é GBP:

Da moeda Para a moeda Taxa
GBP EUR 1,63
GBP JPY 189,22
GBP USD 1,44
Nota: A moeda base, moeda de transação e a moeda de base 2/moeda de valor de reporte são sempre calculadas via moeda pivô (consulte Como é feita a conversão de moeda). Entretanto, o quarto e o quinto valores de moeda podem ser calculados a partir de quaisquer outros valores de moedas disponíveis em uma transação, conforme definido na configuração de unidade de negócios. Portanto, se essas moedas estiverem sendo utilizadas e não estiverem sendo calculadas a partir da moeda pivô, será necessário definir taxas adicionais da moeda de conversão escolhida para as moedas Quarta e Quinta válidas.

As taxas podem ser aplicadas a diferentes períodos de tempo (períodos contábeis ou datas) e para faixas de contas selecionadas. Por exemplo, é possível definir uma taxa para cada período contábil no exercício. Além disso, é possível criar diferentes taxas para contas de balanços selecionados em relação a períodos específicos.

É possível manter dois tipos de taxas de moeda que se aplicam a diferentes períodos de tempo:

  • Taxas por período - que se aplicam a um período contábil.
  • Taxas diárias - que se aplicam a datas específicas.

Taxas por período

As taxas por período são definidas em função de uma combinação de moedas de/até. Como o nome já indica, elas são normalmente definidas para um período contábil. Também podem ser definidas para uma faixa de códigos de conta. Por exemplo, é possível definir várias taxas de moeda GBP para USD por período em relação a vários períodos contábeis e faixas de contas.

As taxas por período são definidas em Taxas de moeda por período (CNP).

São usadas pela 'Entrada do razão (LEN)' e pela 'Importação do razão (LIM)' para converter valores de moeda como parte do processo de entrada de lançamentos. Também são sempre usadas pela 'Reavaliação do razão (LER)' e na emissão de relatórios financeiros.

Para cada combinação de moedas (para uma faixa de períodos contábeis e/ou de contas), também é possível definir outras cinco taxas de conversão reporte. Essas taxas podem ser acessadas pelos recursos de edição de relatórios e são usadas para converter valores durante a emissão de relatórios.

Taxas diárias

As taxas diárias de conversão são definidas visando uma combinação de moedas de/até em relação a uma data específica, ou a uma faixa de datas específicas, em vez de abranger um período contábil. As taxas diárias são especialmente úteis para moedas altamente voláteis, cuja taxa flutua muito diariamente.

As taxas diárias são definidas com Taxas diárias de moeda (CND), incluindo a faixa de datas para a qual cada taxa é válida.

Elas só serão usadas se a opção 'Usar taxas de conversão diárias' estiver definida para a moeda em Códigos de moedas (CNC). As taxas definidas de moeda são usadas nas funções 'Entrada do razão (LEN)' e 'Importação do razão (LIM)' para aplicar taxas diárias às transações. Se uma taxa diária não tiver sido definida com uma faixa de datas efetivas que inclui a data de transação, você não poderá inserir a transação.

As taxas diárias não são usadas para a emissão de relatórios financeiros nem para a 'Reavaliação do razão (LER)'.