Configurar as regras de moeda de um ativo
Se você estiver usando o módulo 'Ativos fixos' do SunSystems, há considerações adicionais sobre a moeda que precisam ser levadas em conta ao configurar a unidade de negócios e o razão. Quatro valores são mantidos para um ativo: valor bruto, depreciação acumulada, valor líquido e valor final, e todos podem ser mantidos em até três moedas diferentes para o ativo; dependendo da unidade de negócios e opções de configuração do razão.
Esses são os três valores de moeda que podem ser digitados em cada transação de contabilização do ativo. As três moedas são fixas nas transações de contabilização do ativo:
- a moeda base é definida em Configuração de unidades de negócios (BUS), como sempre.
- em geral, a moeda de transação não é uma moeda fixa; entretanto, nas contabilizações do ativo, o código de moeda precisa ser predefinido para cada ativo e todos os valores em moeda de transação precisam ser digitados nessa moeda. Isso ocorre porque os valores de ativo são calculados nessa moeda, a partir dos valores de transação e, assim, uma única moeda deve ser usada para que se atinjam valores significativos. A moeda é identificada no campo 'Código de moeda do ativo', na guia 'Depreciação de valor 2' em Registros de ativo (FAS).
- a moeda base 2/reporte, se necessário, é definida na 'Configuração de unidade de negócios'. Os valores do ativo são atualizados nessa moeda, se os 'Ativos' na opção 'Moeda base 2/reporte' estiverem configurados na Configuração do razão (LES).