Configurar as regras de contabilização de moeda
Ao configurar uma unidade de negócio em Configuração de unidades de negócios (BUS), você deve definir uma regra de contabilização para cada valor de moeda. Isso determina se o valor de moeda é, ou não, necessário em cada transação de contabilização no razão e se deve ser digitado manualmente ou pode ser calculado.
Há várias opções disponíveis, sendo que algumas estão disponíveis somente para cada tipo de valor de moeda e dependendo de qual moeda é a pivô:
- Indefinido(a) (ou em branco) - esta opção impede a entrada de um valor de moeda.
- Somente presente se for inserido(a) - essa opção permite que um valor de moeda seja digitado manualmente numa transação. Esse valor, entretanto, não é obrigatório; portanto, se não for digitado, não será calculado.
- Deve se inserido(a) - essa opção pode ser usada para forçar a entrada manual de um valor de moeda em todas as transações de lançamento.
- Calculado se não inserido(a) - essa opção significa que o valor de moeda poderá ser digitado ou, se não for digitado, será calculado automaticamente a partir de outro valor digitado.
- Sempre calculado(a) - essa opção significa que o valor de moeda está sempre presente em cada transação e é sempre calculado pelo sistema.
- Taxa somente - esta opção significa que a taxa da moeda pode ser digitada mas não o valor da moeda. Esta opção só está disponível para a quinta moeda e todos os valores desta moeda são calculados quando necessário.
Essas regras de contabilização podem ser substituídas para um lançamento específico em Configuração dos tipos de lançamentos (Ignorar contabilização) (JTX). Por exemplo, sob circunstâncias normais, a unidade de negócios pode ser configurada para impedir contabilizações manuais na moeda de reporte, usando, para isso, a opção 'Sempre calculado(a)'. Entretanto, em circunstâncias excepcionais, talvez seja necessário contabilizar nesse valor de moeda para efetuar um ajuste; portanto, um tipo especial de lançamento seria criado para definir a regra de contabilização 'Somente presente se for inserido(a)'.
Há duas regras de contabilização adicionais que não estão disponíveis na 'Configuração de unidade de negócios', mas estão disponíveis como substitutas para os valores 2 e 4 somente:
- Não deve ser calculado(a) - esta opção significa que se o código de moeda for digitado, o valor também deverá ser digitado, já que ele não poderá ser calculado automaticamente. A linha da transação pode ser mantida no arquivo de retenção de lançamento, mas não para o razão.
- Pode ficar em branco - a exemplo da opção 'Não deve ser calculado(a) - esta opção significa que o valor não será calculado se o código de moeda for digitado. No entanto, diferentemente da regra de contabilização 'Não deve ser calculada', é possível digitar um 'Código de moeda' sem valor, mas apenas se o 'Controle de moeda valor 2 do plano de contas' estiver definido como 'Proibido' na conta. Com esta opção, a linha da transação pode ser contabilizada para o arquivo de retenção do lançamento ou para o razão.