Registrar dados bancários

Utilize a 'Configuração de dados bancários (BNK) para vincular dados a códigos de conta de cliente e de fornecedor e para fazer a manutenção dos dados das suas próprias contas bancárias.

Para operações mais avançados com software bancário, o registro de dados bancários também poderá ser vinculado à Configuração da extensão dos dados bancários (BDES).

Clientes e fornecedores

Os dados de clientes e fornecedores são utilizados para pagamentos automáticos, incluindo débitos automáticos e cobranças. Os dados bancários são vinculados a um registro de cliente ou de fornecedor e à conta do razão (cliente/a receber, fornecedor/a pagar ou de cliente) apropriada.

Os dados bancários relativos a um cliente ou fornecedor específico são identificados pelo código de conta de cliente ou fornecedor vinculado a esses dados. Se um cliente ou fornecedor tiver mais de uma conta bancária, será preciso atribuir um 'Subcódigo de banco' específico para identificar cada grupo de dados bancários relativos ao mesmo cliente ou fornecedor. Por exemplo, se um cliente paga em duas diferentes moedas, será preciso definir dados bancários separados para a conta bancária de cada moeda; você pode utilizar um código de moeda como GBP para identificar a moeda da conta utilizando 0-9 ou A-Z. Ao utilizar o 'Subcódigo do banco', você pode associar vários 'Dados bancários' a um único registro de 'Plano de contas'.

Seus próprios dados bancários

Você pode criar dados bancários para as contas da sua própria empresa sem vinculá-los a um código de conta de cliente ou de fornecedor. Como alternativa, você pode vincular os dados bancários a um registro do plano de contas específico definido para a sua conta bancária. Dessa forma, você pode configurar suas próprias contas bancárias, cada uma com dados bancários e registros de plano de contas específicos.

Se usar a opção Pagamento bancário de fornecedor (PYR) ou Cobrança bancária de cliente (PYC), com o método de pagamento 'Banco' no Perfis de pagamento (PYP), você deverá configurar pelo menos um registro de dados bancários e vinculá-lo ao registro de conta bancária do plano de contas que deseja usar para o pagamento ou cobrança. Você poderá identificar o registro de dados bancários relevante no perfil de pagamento; caso contrário, deverá inseri-lo durante a cobrança ou pagamento bancário. Se a sua organização utilizar diferentes contas bancárias para diferentes tipos de pagamentos, você poderá criar todos os registros de dados bancários e criar um perfil de pagamento para cada tipo de pagamento, identificando o registro de dados bancários referente a cada um deles.