Executar uma alocação

A Execução de alocação corporativa (CAL) é usada para realizar uma alocação. A alocação é identificada pelo código de 'Configuração de alocação' definido usando Configuração de alocação corporativa (CAD).

Uma configuração de alocação pode consistir em uma série de passos definidos por números sequenciais e executados na ordem da sequência numérica. É possível escolher executar todas as sequências de uma alocação ou executar uma faixa selecionada de sequências.

Nota:  Se a execução de alocação não encontrar dados para processar, mas os lançamentos foram contabilizados na faixa de períodos que está sendo processada, isso pode ser causado por você estiver usando uma configuração de origem de alocação ou de rateio de alocação que especifica Alteração em saldo como a opção para Valor de origem ou Valor de rateio. Consulte Configurar origens de alocação na Ajuda do administrador.
  1. Especifique estas informações:
    Código de configuração de alocação
    O código da Configuração de alocação que identifica a alocação a ser executada. É necessário que ele tenha sido definido na Configuração de alocação corporativa (CAD).
    Número da sequência de alocação de/até
    A faixa de números da sequência de alocação a ser incluída na execução da alocação. Caso não seja selecionada uma faixa de números, toda a sequência numérica de alocação será executada.
    Período de/até
    Um único período ou faixa de períodos para o qual essa alocação deve ser executada. O default é o período atual. É usado com o Valor de origem selecionado em Origem da alocação e Rateio da alocação para determinar o valor usado como base para os cálculos de alocação.

    Quando uma alocação é executada, as transações de origem são consolidadas onde possível, para contabilização nas contas de destino. As transações com o mesmo período, mesmo código de moeda e/ou códigos de análise serão automaticamente consolidadas para contabilização nas contas de destino.

    Se uma faixa de períodos for selecionada, o período de origem será ignorado e quaisquer valores baseados no período na definição de origem ou de rateio serão combinados nas contabilizações de destino.

    Contabilizar transações
    É possível selecionar Sim para contabilizar transações de destino como parte da execução de alocações ou Não para simplesmente validar e emitir o relatório das transações sem contabilizá-las. Em ambos os casos, os relatórios Executar alocações e Importação do razão serão gerados. O relatório Executar alocações imprime todos os detalhes de alocação. O relatório de Importação do razão relaciona as transações geradas e identifica quaisquer erros de validação.

    Se Sim for selecionado e nenhum erro for encontrado, as contabilizações serão feitas em tempo real pelo processo de Importação do razão e um novo número de lançamento será gerado. Esse número de lançamento é impresso no relatório Executar alocações.

    Se Não for selecionado, os relatórios Executar alocações e Importação do razão serão gerados, mas as transações pretendidas geradas não serão contabilizadas. Na primeira vez em que uma alocação for executada, selecione Não para verificar se foi feita a alocação dos custos de acordo com seus requisitos.

    Processar como transitório
    Será possível escolher contabilizar as transações de destino para alocação como transitórias, se a opção Contabilizações transitórias em Configuração do razão (LES) estiver definida em Opcional.
    Permitir trans. balanceam.
    Selecione Sim se desejar permitir que as diferenças geradas pelo sistema sejam contabilizadas em uma conta temporária para assegurar que as transações de alocação sejam contabilizadas pela Importação do razão (LIM). Essa opção é particularmente importante em um ambiente multi-moeda para evitar que pequenas discrepâncias de arredondamento de conversão de moeda impeçam que o lançamento seja contabilizado.

    Essa opção define a opção Permitir balanceamento de transação ao contabilizar se não houver erro na Importação do razão. Ela substitui a opção Contabilizar se não houver erros que impede a contabilização caso erros sejam encontrados.

    Conta temporária de erro
    Se a opção Permitir transações de balanceamento estiver selecionada, será o código da conta temporária para o qual qualquer ajuste de balanceamento será contabilizado.
    Resumir
    É possível escolher incluir todas as transações em cada fase do processo de alocação no relatório Executar alocações ou para resumi-las e imprimir apenas os totais no relatório.
    Importar código de formato de documento
    O formato de documento para o relatório 'Alocações' que deseja gerar para as transações de alocações geradas.
  2. Salve as alterações.