Configurar contas de reconciliação

Nota: É necessário definir um perfil de reconciliação antes de definir as contas de reconciliação. Como resultado, será possível acessar as Contas de reconciliação clicando em Contas no formulário Perfis de reconciliação (RCP).

A opção Contas de reconciliação (RCA) é usada para identificar um conjunto de transações a ser reconciliado usando o Gerenciador de reconciliação (RCM). O Gerenciador de reconciliação reconcilia dois grupos de transações, portanto, é necessário definir duas contas de reconciliação para um perfil de reconciliação.

Por exemplo: se o perfil de reconciliação for usado para reconciliar transações de contas bancárias em relação a demonstrativos bancários, duas contas de reconciliação serão necessárias, da seguinte forma:

  • uma para recuperar as transações contabilizadas na conta bancária
  • outra para recuperar as transações relativas ao demonstrativo bancário que devem ter sido carregadas no SunSystems.

as transações de demonstrativo bancário são, em geral, contabilizadas no razão do orçamento como transações de orçamento na conta bancária.

Os dois conjuntos de transações são exibidos no início e fim da janela do Gerenciador de reconciliação. Para cada conta de reconciliação, determine se as transações serão exibidas na parte superior ou inferior da janela.

  1. Em SunSystems, selecione Contas de reconciliação (RCA).
  2. Especifique estas informações:
    Código de perfil
    O código que identifica exclusivamente o perfil de reconciliação, conforme definido em Perfis de reconciliação (RCP).
    Status
    O status atribuído ao registro de dados estáticos.
    Número da janela
    A seção do formulário Gerenciador de reconciliação no qual as transações serão exibidas. A parte superior do formulário é identificada como janela número 1 e a parte inferior, janela número 2.
    Descrição
    O nome ou a descrição completa do item ou do registro de dados. A descrição é utilizada para identificar o item ou registro de dados em relatórios e consultas.
    Código de unidade de negócios
    A unidade de negócios das transações. Isso é útil para a reconciliação entre empresas. Por exemplo, caso deseje reconciliar as contabilizações nas contas comerciais entre empresas em unidades de negócios diferentes. Também pode ser usada se os detalhes do demonstrativo bancário forem importados para outra unidade de negócios. Se vários bancos de dados estiverem em uso, será possível especificar unidades de negócios de outros bancos de dados para as janelas 1 e 2.
    Marcador de orçamento real
    O razão do qual as transações de conta são extraídas. O razão dos totais reais é identificado como A e os razões de orçamento são identificados de B a K. Por exemplo: os detalhes do extrato bancário podem ser contabilizados como orçamentos na conta bancária em um razão de orçamento
    Código da conta
    O código da conta da qual as transações são extraídas. Deixe esse campo em branco para selecionar a conta na hora da execução. Por exemplo: para selecionar a conta de cliente a ser conciliada, ou a conta bancária a ser reconciliada.
    Código de conta de perdas
    A conta na qual devem ser contabilizadas perdas cambiais ou o valor líquido de ganhos e perdas. Isso só será necessário se a opção Gerar diferença estiver definida no perfil de reconciliação. Se a opção Usar valor da transação estiver definida no perfil de reconciliação, o valor da moeda de transação será usado como valor de conciliação e o sistema gerará transações de lucros ou perdas para balancear os valores de moeda base, caso necessário.
    A configuração Regra de contabilização de ganhos/perdas de câmbio em Configuração do razão (LES) determina o uso dessa conta. Se a Regra de contabilização de ganhos/perdas de câmbio estiver definida em Perdas, Lucros ou perdas líquidos ou Ganhos e perdas separados, qualquer perda ou diferença cambial líquida será contabilizado nesta conta.
    Código da conta de ganhos
    A conta na qual devem ser contabilizados ganhos cambiais. Isso só será necessário se a opção Gerar diferença estiver definida no perfil de reconciliação. Se a opção Usar valor da transação estiver definida no perfil de reconciliação, o valor da moeda de transação será usado como valor de conciliação e o sistema gerará transações de lucros ou perdas para balancear os valores de moeda base, caso necessário.
    A configuração Regra de contabilização de ganhos/perdas de câmbio em Configuração do razão (LES) determina o uso dessa conta. Se a Regra de contabilização de ganhos/perdas de câmbio estiver definida como Perdas ou Ganhos e perdas separados, qualquer lucro será contabilizado nesta conta.
    Permitir geração
    Determina se as transações de lançamento podem ser geradas como parte do processo de reconciliação. Por exemplo: se as contabilizações de lucros ou perdas de câmbio devem ser geradas automaticamente. Consulte Gerar transações no Gerenciador de reconciliação.
    Permitir divisão
    Determina se uma transação pode ou não ser dividida. Se desejar dividir uma transação para reconciliar apenas parte do valor da transação. Consulte Dividir transações no Gerenciador de reconciliação.
    Débito ou crédito
    Essa opção pode ser usada para restringir as transações selecionadas para serem apenas transações de débito, crédito ou ambas. Por exemplo: se estiver conciliando transações para uma conta de cliente, será possível exibir as transações de débito na janela superior e as transações de crédito na janela inferior.