Executar a depreciação reduzida
Se estiver usando a depreciação ampliada talvez seja necessário aplicar a depreciação reduzida para determinados ativos fixos. Isso reduz o valor de depreciação comum por uma porcentagem especificada por você, durante um ano específico da vida útil do ativo. Quando uma depreciação reduzida for aplicada a um ativo em um determinado ano, não poderá haver depreciação avançada do ativo nesse ano. A depreciação padrão é contabilizada durante todos os períodos do ano (normalmente 12) e, no último período, a depreciação reduzida contabiliza uma transação separada nas contas normais de ativo (balancete ou ganhos e perdas).
Antes de executar a depreciação reduzida, use a função Seleção de depreciação reduzida de ativo fixo (FDR) para determinar quais ativos devem ser incluídos na redução e a porcentagem pela qual a respectiva taxa de depreciação deve ser reduzida. Se preferir, defina as porcentagens manualmente em Registros de ativo (FAS). Use Cálculo de depreciação reduzida de ativo (FAR) para calcular e contabilizar a redução.
Para obter informações gerais sobre a depreciação avançada, consulte Quais são os elementos de depreciação ampliada? no Guia do administrador do financeiro. Para conhecer os passos necessários para configurar e executar a depreciação avançada, consulte Configurar os elementos da depreciação ampliada no Guia do administrador do financeiro.
Além da consolidação, também é possível usar Regras de negócios para definir ou validar os códigos de análises das transações geradas. Para isso, crie um Perfil do evento que verifica o Código de função de Cálculo de depreciação reduzida/avançada de ativo, e use um ponto de chamada Ponto de chamada 00015 Preencher ou 00016 Validar análise em transações geradas pelo sistema. Consulte Consolidação e interação de análise com regras comerciais.
- Se usar Consolidação e Regras de negócios para essa função, os códigos de análise validados e definidos pelas Regras de negócios serão definitivos e, se forem diferentes, substituirão os códigos definidos (ou removidos) por Consolidação. Isso ocorre porque as 'Regras de negócio' operam depois que a 'Consolidação' conclui a definição de códigos de análises nas transações geradas.
- Se houver uma falha na validação de uma transação por uma regra de negócios usando pontos de chamada 0015 ou 0016, por padrão a mensagem de erro não é mostrada no relatório de transações. Isso acontece porque ela não é incluída nos relatórios-modelo do SunSystems; portanto, para mostrar os detalhes de tal validação de código de análise, é preciso adicionar uma coluna apropriada para isso no relatório de transações de depreciação de ativo.