Definir valores para o tipo de movimento
A configuração de valores de tipo de movimento permite que você defina os valores usados no tipo de movimento.
- Do menu Ação em Tipos de movimento, selecione Valor OM.
-
Especifique estas informações:
- 'Tipo de transação de movimento' e 'Cabeçalho abreviado'
- Estes campos exibem o tipo de movimento atual e não podem ser alterados.
- Legenda de valor
- A legenda de valor aplicada, conforme definido em 'Legendas de valor (VLB)'.
- Tipo de valor de legenda de valor
-
Dependendo da legenda de valor selecionada, este campo poderá ser automaticamente preenchido ou poderá ser necessário selecionar o tipo de legenda de valor. As opções são:
- Sem unidades - um número sem uma unidade de medida anexada a ele. Por exemplo, uma porcentagem.
- Com unidades - um número com uma unidade de medida anexada a ele. Por exemplo, uma quantidade.
- Corresponde à moeda base - um número que seja a moeda base.
- Corresponde à moeda de transação - um número que seja a moeda de transação.
- Corresponde à moeda de reporte ou base 2 - um número que seja a moeda de reporte ou base 2.
- Código da fórmula
- A fórmula a ser usada para o valor, por exemplo IVA, que foi configurada com a ferramenta de usuário 'Gerador de Fórmulas'. Se uma fórmula não for inserida, o valor deverá ser inserido em tempo de execução em vez de ser calculado. Por exemplo, uma quantidade não usa normalmente uma fórmula.
-
Nota: Ao configurar fórmulas, o número de casas decimais usadas pode ser especificado e esse número será usado quando os valores forem digitados na legenda de valor. Tenha muito cuidado para selecionar o número correto de casas decimais a ser usado. É possível que haja problemas se a fórmula retornar mais casas decimais do que a esperada para a moeda. Se estiver com dúvidas, use a opção 'Moeda default' ao configurar as casas decimais na fórmula.
- Sequência de cálculo
-
Se um 'Código de fórmula' for especificado, esse campo indicará a sequência na qual a fórmula será calculada. Por exemplo, 1, 2, 3 etc. Se você fechar e abrir novamente o formulário, as entradas serão reordenadas por essa sequência. É possível usar números de sequência paralelos. Ou seja, mais do que um valor pode ter o mesmo número de sequência. A sequência de cálculo '0' é projetada para valores inseridos pelo usuário e que não têm uma fórmula anexada a eles. '0' não pode ser usado se a fórmula for anexada ao valor.
Um valor deve ser calculado antes de poder ser usado na fórmula. Se um valor for referenciado em uma fórmula antes de ser calculado, ocorrerá um erro quando a transação for inserida para esse tipo de movimento. Portanto, o seu número de sequência deve ser menor do que o número de sequência do valor com a fórmula que ele usa. Por exemplo, pode haver três valores: 'Quantidade', 'Preço unitário' e 'Líquido. A 'Quantidade' é inserida pelo usuário; o 'Preço unitário' tem uma fórmula para usar a tabela de preços; e 'Líquido' tem a fórmula Quantidade '*' multiplicar pelo preço unitário. Neste exemplo, a sequência seria:
Legenda de valor Sequência de cálculo Quantidade 0 Preço unitário 1 Líquido 2 - Valor de controle necessário
-
Indica se o valor tem um controle do total criado para ele e, caso tenha, a fase em que ele será aplicado. As opções são:
- Sem total
- Entrada de recebimento
- Entrada de ordem de movimento
- Entrada de recebimento e de ordem de movimento
- Quantidade de movimento
- Indica se o valor retém ou não a quantidade de movimento.
- 2ª quantidade de nota de recebimento
- Esse campo pode ser usado para configurar a habilidade de registrar o recebimento de mercadorias em duas quantidades. Somente uma legenda de valor do tipo 'Com unidades' pode ter esse sinalizador definido. Não pode ser a mesma legenda de valor que a definida como a quantidade de compra. Essa quantidade não pode ser usada para atualizar o estoque, por exemplo, somente a quantidade de compra pode fazer isso e permanecer como a quantidade direcionadora.
- Data base para taxa de moeda
-
A data em que essa fase é atingida a ser usada para a taxa de conversão de moeda. É possível apenas selecionar as fases definidas para o tipo de transação.
Nota: O campo Recálculo em Tipos de movimento > Ação > Fase OM deve estar marcado para que esse recálculo seja realizado.As opções são:
- Entrada de pedido - é usada a data em que a linha de ordem de movimento foi inserida no sistema.
- Confirmação de pedido - é usada a data em que a linha de ordem de movimento foi confirmada. Se a linha não tiver sido confirmada, a data de entrada de pedido será usada.
- Separação - é usada a data em que a linha de ordem de movimento foi separada. Se os valores forem recalculados nessa fase, será usada a data da linha de separação atual. Se a linha de ordem de movimento não estiver completamente separada de uma só vez, será usada a primeira data em que a linha do pedido foi separada. Se a linha não tiver sido completamente separada, será usada a data de entrada de pedido.
- Confirmação de separação - é usada a data em que a linha de ordem de movimento teve a confirmação de separação. Se os valores forem recalculados nessa fase, será usada a data da linha de separação atual. Se a linha de ordem de movimento não estiver completamente com confirmação de separação de uma só vez, será usada a primeira data em que a linha de ordem de movimento teve a confirmação de separação. Se a linha não tiver sido a confirmação de separação completa, será usada a data de separação.
- Despacho - é usada a data em que a linha de ordem de movimento foi despachada. Se os valores forem recalculados nesta fase, será usada a data da linha de despacho atual. Se a linha de ordem de movimento não tiver sido completamente despachada de uma só vez, será usada a primeira data em que a linha de ordem de movimento foi despachada. Se a linha não tiver sido completamente despachada, será usada a data de entrada de pedido.
- Confirmação de despacho - será usada a data em que a linha de ordem de movimento teve o despacho confirmado. Se os valores forem recalculados nesta fase, será usada a data da linha de despacho atual. Se a linha de ordem de movimento não estiver completamente com confirmação de despacho de uma só vez, será usada a primeira data em que a linha de ordem de movimento teve a confirmação de despacho. Se a linha não tiver a confirmação de despacho completa, será usada a data de despacho.
- Entrada de recebimento/conciliação - é usada a data em que a nota de recebimento foi inserida ou conciliada. Se os valores estiverem sendo recalculados nesta fase, será usada a data da linha de nota de recebimento atual. Se a linha não tiver sido completamente recebida, será usada a data de entrada de pedido.
- Transferência de recebimento - data em que os itens recebidos foram transferidos de locais de recebimento a um local de estoque. Se os valores estiverem sendo recalculados nesta fase, será usada a data da linha de nota de recebimento atual. Se a linha não tiver sido completamente recebida, será usada a data de despacho.
- Não usado - é usada a data de entrada de pedido.
- Taxa necessária
-
Indica se a taxa de conversão deverá ser digitada, ignorando a taxa consultada nas tabelas de moeda. As opções são:
- Não - nunca digitada.
- Sim - é necessário digitar
- Opcional - pode ser digitada. A taxa definida nas tabelas de moeda é exibida, mas pode ser substituída.
Nota: se taxas diferentes forem definidas para faixas de conta diferentes, será usada a taxa definida na conta do fornecedor. - Análise de divisão
- Indica se o usuário poderá ou não dividir uma linha de transação por esse valor, assim como por quantidade.
Essa opção pode ser selecionada apenas para um valor, normalmente o valor líquido ou bruto. Se essa opção não estiver definida, então as linhas poderão ser divididas apenas por quantidade.
- Retém preço unitário
- Indica se o valor retém ou não o preço unitário.
Nota: se as conversões de unidade forem realizadas, o valor nesse campo será convertido. Por exemplo, se uma caixa custa GBP 10, e pode ser comprada ou vendida em barris onde há 15 caixas em um barril, então uma transação de um barril terá uma unidade de preço de GBP 150.
- Total em curso necessário
- Fase em que um total em curso é necessário. Isso permite a exibição durante a digitação de, por exemplo, o valor da ordem
de movimento inserido até o momento. Esses totais podem ser incorporados em fórmulas para cálculo de valores adicionais baseados
em totais de ordem de movimento. As opções são:
- Sem total
- Entrada de recebimento
- Entrada de ordem de movimento
- Entrada de recebimento e de ordem de movimento
- Salve as alterações.