Definir as fases para o tipo de venda
É possível configurar as informações específicas para as fases a serem usadas em um tipo de venda. Por exemplo, a sequência em que as fases são processadas e o formato de documento a ser usado. Para isso, use 'Config. fases de definições de tipo de venda'.
- Do menu Ação em Tipos de venda, selecione Fase de venda.
-
Especifique estas informações:
- 'Tipo de transação de venda' e 'Cabeçalho abreviado'
- Estes campos serão automaticamente preenchidos com base no registro atual de 'Tipo de venda' e não poderão ser alterados.
- Fase
-
A fase de venda necessária.
Nota: As fases permitidas para o Tipo de devolução de venda do Tipo de venda são: entrada de pedido, confirmação de pedido/confirmação de recebimento e faturamento. - Sequence (Sequência)
- A fase de venda que deve ser concluída antes que essa fase seja permitida. Ela pode ser configurada como outra fase obrigatória definida para esse Tipo de venda ou como Sem sequência especificada, significando que não é um requisito para que essa fase siga outra fase em questão. É possível configurar as fases paralelas definindo duas vezes a mesma fase.
- Código de formato de documento
- O formato de documento a ser aplicado a essa fase. Por exemplo, o formato de documento que foi configurado para um pedido de venda. É possível anexar um formato de documento a uma ou todas as fases.
- Tipo de movimento
-
O Tipo de movimento necessário a ser aplicado nessa fase de venda.
Nota: não é recomendável que o estoque seja atualizado na fase de entrada de pedido. É recomendável que o tipo de movimento esteja associado às fases após a entrada do pedido, como confirmação de pedido, conciliação/entrada de nota de recebimento, separação, despacho etc. Ao atualizar o estoque na fase de entrada de pedido, várias partes da funcionalidade não poderão ser realizadas, como cálculo de custo, e qualquer dado inserido não poderá ser alterado. - Código de definição de interface do razão de transação
- Se necessário, esse campo contém a interface do razão a ser aplicada para essa fase de venda. Se isso for configurado, a transação será automaticamente contabilizada para o razão ao confirmar a fase.
- É possível anexar um código de interface do razão a uma ou todas as fases.
- Interf.razão estq.- Cód.def.
-
Para cada fase da transação, é possível especificar uma interface do razão de estoque. Em uma fase que cria uma saída de estoque e um recebimento de estoque, esta interface disparará duas vezes, uma vez para a saída e outra para o recebimento.
Todas as interfaces do razão de estoque devem ter seus créditos e débitos especificados como se fossem destinadas a um recebimento, ou seja, com débitos das contas de estoque e créditos das contra-contas. Quando uma interface do razão é processada para uma saída de estoque, os créditos e débitos são revertidos. Por exemplo, em uma transação de pedido de venda, a interface do razão seria configurada da seguinte forma:
- Conta de estoque - custo de linha real mais recente do débito
- Custo da conta de venda - custo de linha real mais recente do crédito.
Em seguida, quando uma linha de pedido de vendas for emitida e o custo for de 100,00, as contabilizações serão:
- Crédito de 100,00 no estoque
- Custo do débito de vendas de 100,00.
Se o estoque tiver que ser atualizado nessa fase e um tipo de movimento for especificado, você deverá fornecer um código de definição de interface do razão de estoque nesse campo.
Nota: Um código de interface do razão (também conhecido como uma Definição de interface do razão transacional) ou um Código de definição de interface do razão de estoque, ou ambos, deverão ser inseridos em qualquer fase onde um código de ordem de movimento for inserido.Nota: As definições de interface do razão de estoque devem ser usadas nas seguintes ocasiões:- Usuários de cálculo de custo reais que necessitam visualizar as alterações de custo 'propagadas' por recebimentos e saídas.
- Usuários de cálculo de custo padrão, se o módulo 'Reavaliação de Estoque' for usado para reavaliar as transações do período atual.
- Ajuste de data de contabilização
- Isso permite que você ajuste a data de contabilização default configurada no campo 'Origem de data de contabilização', digitando um número positivo ou negativo. Por exemplo, se isso for definido como +10, a data de contabilização será calculada como dez dias após a data de origem.
- Unidade para cálculo da data
- A unidade de tempo em que o ajuste de data de contabilização é calculado. As opções são: Dias, Meses ou Anos.
- Ajuste do período contábil
- Isso permite que você ajuste o período contábil default configurado no campo 'Origem de período contábil', digitando um número positivo ou negativo. Por exemplo, se isso for definido como +2, a data do período contábil será calculada como dois períodos após o período de origem.
- Impressão direta
- Indica se um documento será ou não impresso diretamente na liberação da fase. Como opção, as transações podem ser selecionadas para impressão com a funcionalidade 'Central de Controle'.
- Reter após finalização
- Indica se a transação deve ou não ser retida após a conclusão dessa fase.
- Formulário default
- O formulário default a ser usado nesta fase. Ele é usado quando as transações forem selecionadas por uma 'Central de Controle' e transferidas para qualquer função de entrada.
- Opcional
-
Indica se essa fase é ou não opcional.
Nota: Não é possível anexar um Código de interface do razão para uma fase opcional. - Recálculo
-
Especifica se os valores de transação serão recalculados nesta fase. O recálculo é normalmente necessário se as alterações tiverem sido realizadas nas taxas de moeda ou tabelas de valores ou preços, desde a fase de entrada inicial.
Se a tabela de preços cumulativa estiver sendo usada, esse sinalizador deverá ser definido como Sim em relação à fase em que o acúmulo é desejado. Se este sinalizador for definido para várias fases, o acúmulo será realizado na última fase obrigatória, onde o sinalizador for definido.
- Origem de data de contabilização e Origem de período contábil
-
A data e o período a serem usados para contabilizações. As opções são:
- Data/período do pedido - a data/período do pedido de venda.
- Data/período de entrada de pedido - a data de login quando o pedido de venda foi inserido no sistema, que pode ser diferente da data/período do pedido de venda.
- Data/período de emissão/confirmação de pedido - quando o pedido de venda foi confirmado ou emitido.
- Data/período atual - a data/período atual do login de usuário atual.
- Data de despacho - a data do despacho. Pode ser inserido pelo usuário, do contrário, será usada a data de login do usuário de quando os itens foram despachados.
- Período de despacho - o período do despacho. Pode ser inserido pelo usuário, do contrário, será usado o período na Gestão de vendas (SBS) em que os itens foram despachados.
- Data de separação - a data da separação. Pode ser inserido pelo usuário, do contrário, será usada a data de login do usuário de quando os itens foram separados.
- Período de separação - o período da separação. Pode ser inserido pelo usuário, do contrário, será usado o período atual na Gestão de vendas (SBS) em que os itens foram separados.
- Período/data de fatura - o período/data da fatura. Pode ser inserido pelo usuário, do contrário, será usado o período atual na Gestão de vendas (SBS) em que os itens foram faturados.
- Data/período de entrada da fatura - a data/período de login na Gestão de venda (SBS) de quando a fatura foi inserida no sistema, que pode ser diferente da data/período da fatura.
- Data/período de contabilização da fatura - quando a fatura foi contabilizada para o razão.
- Fase de alocação
- Se você estiver seriado para os módulos de 'Estoque', esse campo especifica se a alocação será realizada.
- ID de local
- O local default a ser usado por essa fase de venda.
- Reversões presentes
- Essa opção mostra se as reversões de interface do razão foram configuradas para a fase.
- Salve as alterações.