O que é 'Conversão do razão'?
A 'Conversão do razão' (LCN) transfere transações do razão, de arquivo morto e de orçamento de uma unidade de negócios de origem existente para uma outra unidade de negócios de destino nova. Isso permite gerar valores de moeda adicionais, trocar valores de moeda existentes e/ou alterar a moeda pivô na unidade de negócios de destino.
A Conversão do razão copia ou converte todas as transações da unidade de negócios de origem de acordo com as regras de conversão que você especificar. Ela não cria nem modifica os dados estáticos de nenhuma das unidades de negócios. Isso significa que os dados estáticos precisam existir na unidade de negócios de destino para usar a Conversão do razão. É necessário criar e configurar a nova unidade de negócios e definir os dados estáticos.
Alternativas de conversão do razão
A Conversão do razão permite trocar ou gerar valores de moeda e/ou alterar a moeda pivô. Isso significa que há três cenários separados de conversão disponíveis:
- trocar ou gerar valores sem alterar a pivô
- trocar ou gerar valores e alterar a pivô
- alterar apenas a moeda pivô, sem alterar o uso dos campos de valor.
Gerar valores
A Conversão do razão pode gerar novos valores na unidade de negócios de destino aplicando uma taxa de conversão ao valor escolhido em cada transação no banco de dados de origem. Por exemplo, crie valores em euros como Valor 3 aplicando uma taxa aos valores de moeda base.
Os valores memo não podem ser gerados, podem apenas ser estabelecidos usando uma troca.
Para manter a integridade financeira da unidade de negócios de destino, a Conversão do razão assegura o saldo das transações geradas e gera as transações de balanceamento necessárias. Esse balanceamento pode ser executado na unidade de negócios de destino, em um dos três diferentes níveis: 'Por total', 'Por ano' e 'Por período'. As transações de balanceamento podem ser geradas como contabilizações transitórias ou permanentes, dependendo das configurações do razão.
Trocar valores
A Conversão do razão permite trocar valores de uma posição de valor na unidade de negócios de origem para uma outra posição de valor na unidade de negócios de destino. Por exemplo, troque os valores em euros do Valor 1 na unidade de negócios de origem para Valor 3 no banco de dados de destino.
As seguintes regras se aplicam para o tipo de trocas que você pode executar:
- Valor 1 pode ser trocado livremente por Valor 3 ou o valor memo
- Valor 2 pode ser trocado por Valor 1 ou Valor 3, desde que os valores de origem Valor 2 sejam todos retidos na mesma moeda
- Valor 2 pode ser trocado livremente pelo valor memo
- Valor 3 pode ser trocado livremente por Valor 1 e pelo valor memo
- Valor 1 ou Valor 3 poderá apenas ser trocado por Valor 2 se você não estiver usando o módulo 'Ativos fixos', porque os ativos usam o Valor 2 de modo diferente para contas do Financeiro. Consulte Processamento de ativo fixo em multimoeda.
- valores memo podem apenas ser trocados por Valor 4.
Relatórios de 'Conversão do razão'
Conversão do razão produz até três relatórios:
- um relatório de erros, mostrando instâncias em que falta uma taxa de conversão necessária, ou exceções, por exemplo, código de conta ausente, contas ou ativos não abertos para contabilizar determinados valores, ou outros erros detectados. Quando pelo menos um erro é relatado, os outros dois relatórios não são produzidos.
- uma listagem de transações da unidade de negócios de origem.
- uma listagem de transações resultantes da unidade de negócios de destino.
A Conversão do razão é uma excelente ferramenta que pode potencialmente gerar e contabilizar um grande número de transações. Portanto, a opção Validar somente é fornecida para verificar o processamento de Conversão do razão. Essa opção produz o relatório de erros, mas não gera nem contabiliza transações na unidade de negócios de destino.
Depois que os erros forem resolvidos, você poderá executar a Conversão do razão novamente para executar as conversões e gerar as transações da unidade de negócios de destino.