Como o princípio 'Pagar como pago' é imposto?

Para aderir ao princípio Pagar como pago de um razão de corretor, os fundos precisam ser liberados a um subscritor (transportador) ou cliente, depois que os fundos correspondentes tiverem sido recebidos da outra parte. Isso é necessário porque a organização está agindo como intermediária entre as partes. Ela recebe os fundos de uma parte e depois remete os mesmos fundos para a outra parte. Por exemplo, em um caso simples, ignorando a comissão, ela recebe o prêmio de um cliente e só então paga esse prêmio a um ou mais subscritores da apólice.

Para realizar isso, o 'elemento de crédito' de uma transação de negócios precisa ser retido para pagamento até que o 'elemento de débito' associado seja recebido. A essa altura, o elemento de crédito deve ser liberado para pagamento.

O status de cada transação é identificado e controlado em cada fase de seu processamento por meio de uma combinação do marcador de alocação e do código de alocação retidos em cada transação. Tais códigos são automaticamente definidos por diferentes funções do sistema; por exemplo, por Importação do Razão ou por Alocação de Conta. Os Códigos de alocação, se forem definidos pelo usuário, atuam como uma extensão de marcadores de alocação para indicar a fase específica como transação Pagar como pago.

Nota: O código de alocação é definido como o código associado a uma ação de alocação. A ação de alocação é disparada por uma função específica. Por exemplo, o código de alocação 'Importar' é disparado por Importação do Razão ou por Entrada do Razão.

Fases típicas do processamento 'Pagar como pago'

Estas fases de processamento utilizam um prêmio como exemplo. As mesmas fases de processamento aplicam-se de forma inversa a uma indenização.

Fase 1: Contabilizar o prêmio

As transações necessárias para registrar o novo prêmio são contabilizadas no Financeiro utilizando-se Importação do razão (LIM).

Processamento 'Pagar como pago' específico: O marcador de alocação é automaticamente definido como 'Retido' em todas as transações de crédito. O código de alocação para a ação de alocação 'Importar' é definido em todas as transações. Dessa forma, o código de alocação para a ação de alocação de Liberação a receber é definido nas transações de débito.

Referência de transação Conta Valor Vínculo de intratransação (Referência de vínculo 2) Marcador de alocação Ação de alocação
ABC Terceiro 100 DR 1 Não alocado Liberação a receber
ABC Subscritor  90 CR 1 Retido Importar
ABC Comissão  10 CR 1 Retido Importar

A Importação do razão usa o Tipo de conta Agência/Corretor nas transações para determinar se deve ou não reter as transações de crédito. Ele não define o marcador de alocação nas transações de crédito como 'Retido' se a conta mencionada na transação de débito vinculada tiver um tipo de conta 'Agência/Corretor' igual a 'Nominal'.

Fase 2: O pagamento é recebido

O cliente paga o prêmio e isso é inserido ou importado como recebimento em dinheiro e é contabilizado na conta do cliente.

Referência de transação Conta Valor Vínculo de intratransação (Referência de vínculo 2) Marcador de alocação  Ação de alocação
CSH1 Banco 100 DR   Não alocado  
CSH1 Terceiro 100 CR   Não alocado  

Fase 3: O recebimento em dinheiro é conciliado com a transação de prêmio

A) O recebimento em dinheiro é conciliado com o prêmio pendente na conta de terceiro, utilizando-se Alocações de conta, na forma habitual.

Processamento 'Pagar como pago' específico: O código de alocação para a ação de alocação de 'Alocação' é definido.

Referência de transação Conta Valor Vínculo de intratransação (Referência de vínculo 2) Marcador de alocação Ação de alocação
ABC Terceiro 100 DR 1 Conciliado Alocação
CSH1 Terceiro 100 CR   Conciliado Alocação

B) A(s) transação(ões) correspondente(s) de crédito são liberadas para pagamento. As transações vinculadas são identificadas por uma combinação única de referência de transação e referência de vínculo intra-transação.

Nota:  Essas são regras que determinam quais transações vinculadas são liberadas. Essas regras são determinadas pela opção de tipo de conta 'Agência/Corretor' como definido na conta.

Processamento 'Pagar como pago' específico: O marcador de alocação retido é removido da transação de crédito vinculada para liberá-la para pagamento. O código de alocação para a ação de alocação 'Liberação a pagar' é definido.

Referência de transação Conta Valor Vínculo de intratransação (Referência de vínculo 2) Marcador de alocação Ação de alocação
ABC Subscritor 90 CR 1 Não alocado Liberação a pagar
Nota: Se apenas parte do prêmio for paga, o prêmio original será dividido e o valor em dinheiro será alocado à transação dividida, como parte do processo de conciliação. A transação correspondente de crédito (subscritor) é dividida na mesma proporção e apenas a transação relevante de crédito dividida é liberada.

Fase 4: O pagamento é gerado

A transação subscritora para o prêmio é selecionada para pagamento e passada para Pagamento bancário de fornecedor para ser paga. A transação de pagamento é gerada e automaticamente conciliada com a transação de prêmio que está sendo paga.

Processamento 'Pagar como pago' específico: O código de alocação para a ação de alocação de 'Pagamento' é definido.

Nota: Um carimbo de pagamento pode ser atribuído às transações selecionadas para pagamento antes que elas sejam passadas para Pagamento bancário de fornecedor. Se isso ocorrer, o mesmo carimbo de pagamento é salvo na transação de pagamento gerada, vinculando assim o pagamento às transações que estão sendo pagas.
Referência de transação Conta Valor Vínculo de intratransação (Referência de vínculo 2) Marcador de alocação Ação de alocação
PAGAMENTO1 Subscritor 90 DR 1 Pago Pagamento
PAGAMENTO1 Banco 90 CR   Pago Pagamento