Remover ou arquivar transações
A quantidade de tempo que as transações são mantidas em um razão depende apenas de seus próprios requisitos. As transações podem ficar no razão indefinidamente. No entanto, reter transações traz a desvantagem de se ter um razão grande e geralmente pesado.
Arquivar é um método de armazenar dados que você limpou do arquivo do razão. O recurso copia os detalhes originais de transações que tenham sido resumidas durante a Limpeza do razão (LCL) para um arquivo morto.
Você pode optar por reter as transações em contas individuais por um período mais longo do que para outras contas. Por exemplo, transações de balanço e de lucros e perdas podem ser retidas por um ano, enquanto transações de cliente/a receber ou fornecedor/a pagar podem ser mantidas até que sejam reconciliadas.
Você deve manter um registro da frequência de limpeza de cada grupo de contas. Você pode assinar e datar os registros cada vez que fizer uma limpeza. Isso assegura que você tenha registros adequados do que foi limpo do razão.
O arquivamento é ativado pela definição do campo Arquivar razão, na Configuração do razão (LES).
As transações arquivadas podem ser vistas com transações atuais usando Consulta do razão (LAQ), com o código do tipo de filtro SALQA (Consulta do razão - Arquivo) e impressas em um relatório baseado no relatório de exemplo FTAL1.srdl.