Que transações são limpas?

Limpeza do razão (LCL) é um processo que permite remover transações históricas ou redundantes do razão da unidade de negócios e substituí-las pelas transações de saldo resumidas. Não é obrigatório fazer a limpeza do razão. Mas, quando as transações se acumulam, os processos e os relatórios ficam lentos. Para obter o desempenho ideal, faça a limpeza com a maior frequência possível.

A Limpeza do razão tenta eliminar todas as transações dos períodos, incluindo o período selecionado, para as contas selecionadas incluindo as contas fechadas, se estas estiverem dentro da faixa de códigos de conta selecionada. Não é possível limpar transações do período atual. Será exibido um aviso, se você optar por limpar transações do último ano, pois esses números poderão ser necessários nos relatórios.

A configuração de tipo de saldo para o código de plano de contas determina como as transações da conta são tratadas durante a limpeza do período:

  • Nas contas de Saldo acumulado, todas as transações são limpas, a menos que tenham um marcador de alocação de Retenção.
  • Nas contas de Item aberto, as transações com um marcador de alocação de Reconciliado, Correção, Alocado ou Pago serão limpas.
Nota:  Você pode usar as Alocações de conta (ACA) para definir o marcador de alocação apropriado para fechar transações.

Uma transação qualificada de outra forma para remoção não é limpa, se for uma contabilização transitória.

Nota: Se a opção Verificar referência de transação estiver selecionada em Limpeza do razão, uma transação não será limpa se tiver sido contabilizada em uma conta com o Tipo de conta agência/corretor Cliente ou Transportador, e outras transações com a mesma referência de transação não estarão qualificadas para limpeza.

As transações removidas pela Limpeza do razão são fisicamente excluídas do sistema ou movidas para um arquivo morto.

Transações de orçamento

Você pode executar Limpeza do razão em relação a um razão de orçamento para resumir e remover transações de orçamento do mesmo modo que as transações reais. No entanto, há uma exceção. As transações de orçamento são sempre excluídas, em vez de arquivadas, independentemente da configuração de Arquivo morto do razão em Configuração do razão (LES).

Quando você executa uma limpeza anual, todas as transações de orçamento, até e inclusive as do ano especificado, são limpas. Os saldos do resumo são contabilizados no último período do ano especificado, em cada combinação de conta e código de análise. Portanto, para reter um orçamento para fins de relatório de histórico, não execute uma limpeza anual para o razão de orçamento em questão.

Transações de saldo

A Limpeza do razão substitui as transações limpas por transações de saldo. Ao manter totais dessa forma, os relatórios financeiros podem relatar sobre saldos de período histórico, mesmo que as transações tenham sido removidas ou arquivadas.

Em vez de criar uma transação única que resuma todas as transações que foram limpas em uma conta por um período, várias transações resumidas são criadas. Elas refletem as combinações de conta, período, códigos de análise, código de moeda, marcador de alocação, código de ativo, subcódigo de ativo e indicador de ativo nas transações que estão sendo resumidas.

Se alguma das análises não for mais necessária, reduza o número de transações de saldo definindo as consolidações de código de análise. Os códigos de análise em transações nas dimensões selecionadas são ignorados e as transações são resumidas como se esses códigos de análise não existissem.

Depois da limpeza, as novas transações de saldo mostram um número de lançamento, se for relevante, uma referência de alocação zero. O período e a data de transação e alocação são definidos para os valores correspondentes a partir das transações mais recentes que foram limpas.