O que é 'Reavaliação do razão'?

Reavaliação do razão (LER) reavalia uma moeda em relação à outra, em um grupo de transações. Para a moeda reavaliada, ela calcula também a diferença entre o valor reavaliado e o original em cada transação. Essa diferença de reavaliação pode ser:

  • um ganho ou perda de moeda não realizada que resulta de uma flutuação na taxa de câmbio, ou
  • um ajuste de balanceamento que reflete uma diferença de arredondamento.

A Reavaliação do razão pode contabilizar transações de reavaliação no razão para refletir a diferença nas contas, ou simplesmente relatar as diferenças.

Você pode identificar precisamente as transações a serem incluídas em uma reavaliação especificando o critério em Perfis de reavaliação do razão (LEP).

Selecionar as moedas de destino e de origem de reavaliação

Cada transação do razão pode conter até quatro valores de moeda, dependendo da configuração de unidade de negócios: moeda base, moeda de transação, moeda de reporte ou base 2 e a quarta moeda.

A Reavaliação do razão reavalia uma dessas moedas, a moeda de destino, em relação a uma outra moeda, a moeda de origem. Isso significa que ela usa o valor de moeda de origem em cada transação e aplica a taxa de câmbio do período de reavaliação para calcular um valor de moeda de destino revisado.

As moedas de origem e de destino que você especifica no perfil de reavaliação do razão dependem dos requisitos de reavaliação e da moeda pivô. Isso, por sua vez, afeta os valores de transação que são calculados e contabilizados nas transações de reavaliação.

Selecionar as transações para reavaliar

Você pode configurar o perfil de reavaliação do razão para selecionar as transações a serem reavaliadas por tipo de conta, faixa de códigos de conta, faixa de tipos de lançamento, faixa de números de lançamento e código de moeda. Por exemplo, apenas reavalie as transações de moeda aberta nas contas de cliente, fornecedor e terceiro.

A taxa usada na reavaliação é o Tipo de taxa de moeda (CRT) especificado no Perfil de reavaliação do razão. Se não existir nenhum Tipo de taxa de moeda, será usada a definição de taxa de período nas Taxas de moeda por período (CNP). A Reavaliação do razão não usa faixas diárias; entretanto, as transações de origem contabilizadas com as taxas diárias podem ser reavaliadas.

Contabilizar as diferenças de reavaliação

A Reavaliação do razão pode reavaliar cada transação selecionada e contabilizar a diferença de reavaliação resultante para cada transação, individualmente.

Se for necessário reavaliar um grande número de transações, opte por consolidar as transações e reavaliar e contabilizar a diferença consolidada. Para cada moeda, você pode consolidar por período, dimensão de análise, ativo e conta.

Reavaliar transações de ativo fixo

As contas nas quais a depreciação de ativo é contabilizada são normalmente excluídas do processo de reavaliação do razão. Isso se deve ao fato de a depreciação na moeda de transação ser calculada independentemente da depreciação de moeda base, e porque pode ser calculada usando um método de depreciação diferente.

Em outras transações relacionadas ao ativo, os códigos de ativo são mantidos nas transações de reavaliação. As transações de reavaliação podem ser consolidadas por código de ativo.

Contabilizações de reavaliação transitórias

Se as contabilizações transitórias forem opcionais, você poderá contabilizar as transações transitórias a partir da Reavaliação do razão.

Um outro recurso associado ao processamento de transação transitória, mas que pode ser usado de forma independente, é a capacidade de registrar um número e código de sequência para cada linha de transação ou referência em um lançamento. Esse sequenciamento pode ser aplicado às transações de Reavaliação do razão geradas pelo sistema.